Gnome
GNOME é um projeto de software livre abrangendo o Ambiente de Trabalho GNOME, para os usuários, e a Plataforma de Desenvolvimento GNOME, para os desenvolvedores. O projeto dá ênfase especial a usabilidade, acessibilidade e internacionalização. Wikipédia
Gnome 40
O anúncio do novo visual foi feito em 18 de Dezembro de 2020 .
"GNOME Shell UX para GNOME 40
Se você acompanha este blog, sabe que uma equipe está trabalhando em designs atualizados para a Visão geral das atividades. Esta iniciativa tem sido o assunto de atividades significativas nos últimos meses e agora estamos em um ponto onde podemos compartilhar mais detalhes sobre o que temos feito."
Baseados em pesquisas feitas entre os usuários os desenvolvedores definiram os seguintes pontos.
- Melhor visão geral da organização espacial
- Inicialização útil e estados vazios
- Navegação aprimorada no touchpad
- Navegação e lançamento de aplicativos mais envolventes
Fonte blog da Gnome.
Temos um grande lançamento, após 10 anos do lançamento do Gnome 3.xx envolto em muitas criticas.
A insatisfação com a serie 3.xx do Gnome foi tanta que levou ao nascimento do Mate Desktop, um fork do Gnome 2.xx, que mantinha a aparencia do Gnome e com baixo consumo de hardware.
Nesses 10 anos para falar a verdade o Gnome foi se arrastando sendo o ambiente gráfico com maior consumo de hardware e problemas.
Finalmente na versão 3.38 seus desenvolvedores acertaram a mão resultando no Gnome 3.xx com menor consumo de hardware e com todos os problemas críticos corrigidos, em uma ultima correção finalmente o nome dos APP cortados foi resolvido.
O Gnome 3.38 é a ultima versão desse ciclo, o próximo se inicia com o Gnome 40.
Começando pela interface totalmente alterada de um cenário vertical desconfortável, para uma experiência horizontal super agradável.
O desenvolvimento e lançamento
O Gnome 40 está em desenvolvimento atualmente na versão alpha, o ciclo de desenvolvimento é o seguinte.
- GNOME 40.alpha - 09 de Janeiro de 2021
- GNOME 40.beta - 13 de Fevereiro de 2021
- GNOME 40.RC - 13 de Março de 2021
- GNOME 40 - 24 de Março de 2021 lançamento final
Como testar
A forma mais agradável de você testar o Gnome 40 em desenvolvimento é utilizando uma imagem Live, que você pode dar boot com ela em seu computador ou o fazer em uma maquina virtual, você não precisa instalar o sistema para experimentar.
A única distribuição que podemos realizar esses testes é o Fedora Rawhide que é a versão em desenvolvimento do Fedora.
Os desenvolvedores do Gnome estão implementando os novos recursos aos poucos, e o Fedora está mantendo o mesmo ciclo.
Atualmente o grid de APP já está na horizontal, mas como podem ver o painel de favoritos ainda continua na lateral esquerda.
Para que você entenda, o Gnome seguindo o ciclo normal está nessa Gitlab e está como a imagem abaixo.
O desenvolvedor Gnome Florian Müllner está disponibilizando uma alteração do código fonte com todas as novas implementações do Gnome Shell nessa Gitlab.
Como podem ver esse é o Gnome 40 beta com todas as novas implementações.
Aqui se pode ver que o Gnome Shell eu compilei do fonte disponibilizado pelo Florian Müllner que é betas e o Mutter é a versão padrão do Fedora Alpha.
Compilar o Gnome Shell beta é opcional e você só ira conseguir tendo o sistema instalado, mas acredito que não ira valer a pena, mas caso queira compilar é só seguir essa nossa matéria ( OBS: Compilei hoje e não foi preciso compilar o Mutter, compilei só o Gnome Shell).
Os mantenedores do Fedora estão disponibilizando .iso diárias com as ultimas atualizações do Gitlab da Gnome, logo teremos a imagem Live com o Gnome 40 completo.
Consumo de hardware
Vários membros das redes sociais estão me perguntando do consumo, a velha mania do consumo baixo de memória Ram.
Ai está uma imagem live com o Gnome 40 completo consumindo 528 MB de memória Ram.
Para testar agora mesmo a quantas anda o Gnome 40, faça o download da .iso no link abaixo.
Fedora-Workstation-Live-Rawhide-Gnome-40
As .iso são geradas diariamente, assim a .iso testada na semana que vem ira ter mais implementações que a de hoje, bons testes.
Opinião pessoal, esse é o melhor Gnome de todos os tempos, parabéns para os desenvolvedores das Gnome.
Gnome melhorou significativamente nos últimos anos, amo o KDE-Plasma que tem melhorado também, mas admito que o Gnome está mesmo bom demais.
ResponderExcluirVou baixar a imagem ISO para ver como está essa nova versão do GNOME. Muito obrigado, Ricardo! Parabéns pela excelente postagem :)
ResponderExcluir