Gnome 40
O Gnome 40 é a versão marcada pela inovação com um grid mais customizável e corrigido.
Além a adoção de um espaço de trabalho horizontal e a barra dos favoritos na parte inferior da tela.
Mais detalhes sobre o Gnome 40 vocẽ tem na nossa matéria abaixo.
Gnome Shell 40 Alpha 1
A Gnome está fazendo uma reformulação grande do Gnome-shell começando pelo visual que está fantástico, confira como testar o Gnome Shell 40 Alpha 1
Ubuntu 21.04 x Gnome Shell 40
O Ubuntu tem seus méritos, mas convenhamos o tempo passou e eles continuam presos as gambiarras de deskmod e até hoje não criaram um ambiente gráfico próprio ( Unity nunca foi ambiente gráfico, era um plugin do compositor Compiz no Gnome ).
Varias outras distribuições tem seus ambientes gráficos.
- Deepin com DDE
- Mint com Cinnamon
- Kylin com Ukui
- Solus com Budgie
E o Ubuntu com o seu deskmod de Gnome com um fork da extensão dash to Panel preocupado com o impacto do novo Gnome em seus temas 🙈
O problema todo se deve a entrada do GTK4 no Debian experimental e um tal medo de a importação automática dos pacotes Debian testing pelo Ubuntu, mas Debian está em congelamento e é muito pouco provável que o GTK4 chegue ao Testing antes do congelamento do Ubuntu 21.04, a discussão aberta sobre esse tema pela Canonical me soa como desnecessária.
"Existem algumas questões no GNOME 40
O novo design do shell ficará totalmente pronto? qual é o impacto em nosso desktop e extensões? é provável que tenhamos questões de design para resolver e mudanças não triviais no código.
GTK4 foi lançado, o Debian está empacotando-o (atualmente esperando uma NOVA revisão) para que essa parte não crie trabalho extra para nós, mas então qual é o impacto? a nova versão é estável o suficiente? O GNOME provavelmente não fará a transição completa ao longo de um ciclo, isso traz riscos?
Yaru e o novo GTK, quão pronto está?"
Ao invés de se preocupar com temas de janelas e ícones, deveria se preocupar em criar o seu próprio ambiente gráfico e ser independente. Ou fazer como todas as distribuições serias, distribuir ambiente gráfico vanilla e deixar os temas para a galera do Gnome look.
E Ubuntu pelo visto ira seguir na contramão, Gnome partindo par um uso horizontal do desktop e Ubuntu preso em seu conceito vertical de desktop, e aposto na adoção de mais um fork do Gnome 3.38 para a próxima década de Ubuntu.
Comentários
Postar um comentário
olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!