Disco RAM inicial
O disco RAM inicial é em essência um ambiente muito pequeno (early userspace) que carrega vários módulos do kernel e configura coisas necessárias antes de passar o controle para init. Isto faz possível ter, por exemplo, sistemas de arquivos raiz criptografados e no arranjo RAID de software. mkinitcpio permite uma extensão simples com hooks customizados, têm autodetecção na execução, e muitas outras funcionalidades.
Tradicionalmente, o kernel era responsável por toda detecção de hardware e inicialização de tarefas iniciais no processo de inicialização antes de montar o sistema de arquivos raiz e passar o controle para init. No entanto, com avanços da tecnologia, estas tarefas se tornaram cada vez mais complexas. Atualmente, o sistema de arquivos raiz pode estar em uma ampla gama de hardware, como por exemplo: SCSI, SATA e dispositivos USB, controlados por uma variedade de controladores de drivers de diferentes fabricantes. Adicionalmente, o sistema de arquivos raiz pode estar criptografado ou compresso; dentro de um arranjo RAID de software ou um grupo de volumes lógico. A maneira simples de lidar com essa complexidade é passar o gerenciamento para o userspace: um disco RAM inicial.
Nas distribuições base Debian ele é conhecido como o initramfs, no Arch se usa o mkinitcpio.
mkinitcpio
O mkinitcpio é um script bash usado para criar um ambiente disco RAM inicial (initial ramdisk, initrd).
Por exemplo ao instalar um kernel novo, no final da instalação o mkinitcpio é executado e podendo retornar alertas como os da imagem abaixo.
É preciso deixar claro que se tratam apenas de avisos, se o seu sistema está funcionando corretamente você pode simplesmente ignorar os alertas.
Solução
Caso queira resolver a grande maioria dos alertas instale o linux-firmware com o comando abaixo.
sudo pacman -S linux-firmware
Gere nova imagem do disco RAM inicial com o comando abaixo.
sudo mkinitcpio -p linux
Como podem ver grande parte dos alertas foram resolvidos.
As firmware restantes podem ser encontradas no AUR, mas como não uso esse tipo de repositório e não me fazem falta as firmware faltando, ficam como estão.
Comentários
Postar um comentário
olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!