Visualizador de imagens Darktable

Aqui temos um ótimo APP para visualização e manipulação de imagens, confira os detalhes nessa matéria.








Darktable


Darktable é um programa free/open-source de fluxo de trabalho ("workflow") e tratamento de fotografia.

Diferente de editores de bitmap tais como Adobe Photoshop ou GIMP, ele compreende um conjunto de operações de edição de imagem especificamente concentrado na pós-produção não destrutiva de fotos cruas e é primariamente focado em melhorar o fluxo de trabalho dos fotógrafos por facilitar o tratamento de um número grande de imagens. 




Está disponível livremente em versões adaptadas para a maioria das distribuições Linux, OS X e Solaris e está lançado sob os termos da GNU General Public License 3 ou posterior.

Características


Darktable envolve o conceito de edição não-destrutiva, similar a qualquer outro software de manipulação de imagens raster. Diferente deles, porém, que aplicam imediatamente aos dados raster a modificação, o programa mantém os dados originais da imagem até a renderização final na fase de exportação (o ajuste de parâmetros feitos pelo usuário são, lógicamente, visíveis em tempo real). O programa implementa perfil de cores ICC embutido, uso de aceleração de GPU (baseado no OpenCL) e suporta os formatos comuns de imagens.


Máscaras


A mais nova implementação na versão 1.4 foi o suporte ao desenho de máscaras, permitindo a aplicação de efeitos em áreas manualmente especificadas de uma imagem. Ele tem cinco tipos de máscaras disponíveis: 'brush', círculo, elipse, 'bezier path' e gradiente. Um número arbitrário de máscaras pode ser criado e podem ser coletadas em um "gerenciador de máscaras" do lado esquerdo da interface do darkroom UI.

Cor


Darktable possui suporte a ICC profile embutido para sRGB, Adobe RGB, XYZ e RGB color spaces linear.





Importação/exportação


Imagens JPEG, raw, CR2, HDR e PFM podem ser importadas do disco ou da camera, e exporta para o disco, Picasa Web Albums, Flickr, email, e para um simples web gallery HTML em formato JPEG, PNG, TIFF, PPM, PFM e EXR.



Instalação



Use os comandos para a sua distribuição.

Para Arch Linux e Manjaro

sudo pacman -S darktable

Para Debian e Ubuntu

sudo apt install darktable

Para Fedora

sudo dnf install darktable

Para openSUSE

sudo zypper install darktable


Ou instale pela sua central de programas.


Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais