Menu

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Porque atualizar o sistema operacional ?

Você sabe qual é a importância das atualizações do seu sistema operacional e dos programas ?









OBS: Matéria destinada ao usuário que tem pavor de terminal ;)

Atualizações


Atualização é o mecanismo que os desenvolvedores de pacotes usam para:

Correções de falhas de segurança.

Correções de bugs.

Implementação de melhorias/recursos.

Hoje em dia os ambientes gráficos fornecido pelas distribuições tem centrais de aplicativos e essas tem os seus sistemas para garantir a você um sistema operacional sempre atualizado, sem muitas dificuldades.







O Gnu/Linux apenas os programas instalados por repositórios recebem atualizações, os demais ficam sem atualizações automáticas e portanto podem ser uma falha de segurança no seu sistema operacional.

Dentre os métodos de instalação de programas ao quais você não recebe atualizações automaticamente, estão.

Binários ( .deb, .rpm, .bin,  ...)

Compilados ( .targz ...)

Portable ( .appimage ...)

Mas também não confie cegamente em repositórios obscuros, pois em muitos casos seus mantenedores não tem um comprometimento sério com seus usuários, dentre eles temos.

PPA

AUR

snap

flatpak


Embora esses métodos de distribuição de pacotes possam ser algo positivo, podem ser um risco ao seu sistema operacional, seja pela falta de atualizações ou pela má qualidade de seus pacotes, ficando portando o seu uso por sua inteira responsabilidade.

Preferência


Sempre de preferência ao uso do repositório main da sua distribuição, pois ele é a unica fonte de programas que a sua distribuição tem responsabilidades, todo o problema nos pacotes desse repositório serão sempre que identificados, corrigidos pelos desenvolvedores do seu sistema operacional.

Os repositórios contrib e non-free dependem de terceiros para que algum problema seja corrigido, pois ou são pacotes proprietários ou dependem de pacotes proprietários, nesses o código é fechado e portanto a sua comunidade não pode os ler e ou alterar,  ficando portando o seu uso por sua inteira responsabilidade.



Atualizando o sistema



Veja no vídeo como é fácil manter seu sistema operacional atualizado, basta ficar atento a sua barra de ferramentas e ou notificações em seu desktop.




Iniciado o processo é só aguardar o final.




Cuidados

Kernel


Sempre entes de uma atualização confira se as mesmas não contem atualizações do Linux ( kernel ), caso tenha, essas atualizações podem exigir uma reinstalação de drivers de vídeo, programas como maquinas virtuais, isso se deve ao fato de esses pacotes criarem módulos próprios para o Linux (Kernel) , sendo assim obrigatória a reinstalação para que esses módulos sejam criados no novo núcleo.

Estabilidade


E se você é do tipo que não gosta de muitas atualizações e presa pela estabilidade, não use distribuições rolling release ou de tempo curto de vida.

A melhor alternativa para quem não gosta ou não pode se expor a problemas causados por atualizações, use Debian Stable, ele só recebe atualizações de segurança e em raros casos atualização de programas, recentemente tivemos o caso do player VLC que para uma correção de segurança foi necessário uma alteração mais profunda no software e esse recebeu uma nova versão e muitas correções, mas isso é um caso muito raro, geralmente sõ pequenas correções de segurança e que não afetam em nada o desempenho do seu sistema.


Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!












Nenhum comentário:

Postar um comentário