Menu

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Existem diferençam entre as distribuições GNU/Linux ?

No mundo GNU/Linux se criou um hábito, o de se testar varias distribuições e remasterizações para encontrar a que a pessoa consiga usar. Sera que isso é o correto e o mais objetivo ? Se você se encontra nesse "dilema", leia essa matéria.








Ninguém nasceu sabendo



O fato de você não ter conhecimento em GNU/Linux não é problema nenhum, você não nasceu sabendo usar Windows, você teve mais contato com pessoas que usam Windows que com pessoas que usam o GNU/Linux

Assim é obvio que você ira achar o Windows mais fácil e até melhor de se usar, isso é natural pois você praticamente nasceu vendo Windows, onde tudo vem pronto pra você usar e você apenas usa.

Se no Windows você experimentar estudar o "help", ira descobrir que tirando o fato de ele ser proprietário e ninguém pode saber nada do seu interior para corrigir seu problemas de segurança e descobrir coisas ocultas, ele tem varias ferramentas que podem o tornar mais seguro e praticas que façam você não quebrar tanto o sistema, mas é mais pratico pagar ou pedir a alguém que formate o seu computador sempre que fizer algo errado.

Portanto se no Windows é aconselhável estudar para tornar o seu uso melhor, no GNU/Linux é a mesma coisa, não adianta sair feito um alucinado baixando e testando .iso, isso só ira te fazer um eterno testador de sistemas GNU/Linux.

Mas tudo bem, se você concorda com os "entendidos de distros" que você é de intelecto limitado e te resta pegar algo feito e testar, testar, testar, nesse caso não adiante, desista e pare de ler essa matéria.




Diferenças entre distribuições


 A unica diferença real entre as distribuições é o gerenciador de pacotes e consequentemente o empacotamento. De resto é só a versão dos pacotes e nomes.

Exemplos:


Arch Linux utiliza o PKGBUILD e como gerenciador de pacotes o Pacman.

Debian usa o DEB e como gerenciador de pacotes o APT

Fedora Utiliza o RPM e como gerenciador de pacotes o DNF

openSUSE utiliza o RPM e como gerenciador de pacotes Zypper

Instalação de programas


Para essa tarefa você pode usar o terminal e vai ter que estudar o gerenciador de pacotes, nada complicado e se você já está lendo até aqui, você discorda dos "entendidos de distros" que te consideram um burro, que você não quer entender nada, só usar.


Exemplos:


Arch Linux Use a sintaxe abaixo.

sudo pacman -S nomedoprograma

Debian usa o DEB e como gerenciador de pacotes o APT

sudo apt install nomedoprograma

Fedora Utiliza o RPM e como gerenciador de pacotes o DNF

sudo dnf install nomedoprograma

openSUSE utiliza o RPM e como gerenciador de pacotes Zypper

sudo zypper install nomedoprograma


Mas ai temos um detalhe, nos dias de hoje em todas as distribuições temos as centrais de programas, Discover e Gnome software.

Esse negócio de lojinha de "distro" x ou y são só nomes alterados, lojinha do Ubuntu é o Gnome Software.






Ambiente gráfico


Tirando o Ubuntu que tem um tesão sobrenatural para ficar alterando aparência de desktops ( Na ultima versão parece estar se tornando mais realista e poucas são as alterações um fork aqui e acolá mas nada muito comprometedor ), as demais distribuições não alteram nada, apenas empacotam e distribuem os desktop como vem do desenvolvedor.

Em todas as distribuições você ira encontrar:

Gnome

KDE Plasma

LXDE

XFCE4

Openbox

Deepin

Cinnamon

ukui

E muitos outros, bastando apenas pesquisar na documentação da distribuição sobre o ambiente gráfico pretendido.

Problemas


Todos os problemas e soluções são iguais nas distribuições de pacotes, precisando apenas algumas adaptações na solução quando envolve a instalação e remoção de programas, isso devido ao que já falamos o gerenciador de pacotes.

No que você precisar do uso de programas os comandos são os mesmos para todas as distribuições.

Um exemplo de uso do samba, você pode usar a documentação do Arch Linux para todas as distribuições, só altere a forma de instalação para o seu gerenciador de pacotes.


Samba wiki


Também tem o google, use o exemplo do termo abaixo para encontrar soluções especificas para a sua distribuição.


wifi BCM4313 não conecta no fedora


Se mesmo assim não conseguir resolver, use os fóruns e grupos de redes sociais.

Além do google e fóruns você tem a documentação da distribuição, use ela para buscar ajuda.


Leia e busque ajuda na documentação da sua Distribuição.


Resumo


Escolha uma distribuição, instale e siga o que recomendei aqui por 6 meses e vai saber mais sobre GNU/Linux que a grande maioria pensa que sabe.


Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!























Nenhum comentário:

Postar um comentário