Menu

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Kernel (Linux) 4.16 chega ao Debian SID

Confira nessa matéria alguns detalhes dessa nova versão do kernel (Linux) e como o instalar no seu Debian SID ou híbrido.











Kernel (Linux) 4.16





Novidades


- O driver do VirtualBox Guest foi mesclado, embora outros drivers de kernel do VirtualBox ainda estejam trabalhando no kernel principal também. Pelo menos, estamos finalmente chegando lá para permitir uma melhor experiência inovadora do Linux na VM do Oracle VirtualBox, tendo a linha principal dos drivers convidados necessários.

- Mais placas ARM são suportadas pelo kernel da linha principal, incluindo o gabinete Orange Pi R1, Hummingboard2 e até um gabinete NAS D-Link DNS_313. Há também agora suporte a telas NVIDIA Jetson TX2 e melhorias no Tegra TX2 para a linha principal.

- Melhorias contínuas no sistema de arquivos / armazenamento do Linux, incluindo muitas mudanças no XFS, aumentos potenciais de desempenho em algumas áreas do código do kernel do Linux, mais correções de RAID 5/6 do Btrfs, atualizações do NVMe, etc.

- O AMDGPU DC agora suporta a sincronização de vários monitores para permitir uma melhor experiência de vários monitores ao usar esta nova pilha de código de exibição que está sendo ativada por padrão para todas as GPUs suportadas no Linux 4.17.

- Várias melhorias de segurança e trabalho contínuo de mitigação de Specter e Meltdown para todas as arquiteturas suportadas.



Instalação

Avisos 



  • Disponível apanas para quem uma o Debian Unstable (SID) ou o Testing híbrido com o Unstable.

  • No Stable aguarde a ida para o bakports.

  • Se tiver driver de vídeo Nvidia ou AMD instalados remova para instalar o novo kernel, feito isso reinicie a maquina, log no novo kernel e reinstale o driver de vídeo.

  • Se usar a firmware broadcom-sta-dkms r8168-dkms, remova os arquivos:

/etc/modprobe.d/broadcom-sta-dkms.conf

/etc/modprobe.d/r8168-dkms.conf

E use o cabo para reinstalar as firmware broadcom-sta-dkms r8168-dkms


kernel (Linux) 4.16.5-1 





Para instalar o kernel (Linux) 4.16.5-1 de os comandos abaixo

Log como Root
su
Atualize a lista de pacotes
apt update
Atualize o sistema
apt full-upgrade
Instale o kernel (Linux) 4.16
apt install linux-image-4.16.0-1-amd64 linux-headers-4.16.0-1-amd64
Reinicie a maquina

reboot

Ai está.


Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário