Menu

domingo, 20 de maio de 2018

Descubra qual é a melhor distribuição GNU/Linux para você

Confira nessa matéria qual é a distribuição de pacotes mais indicada para você, a que mais atende ao seu conhecimento e necessidades, conhecendo suas propostas e características.










Software livre


Iremos começar falando de SL, em particular as suas 4 liberdades.


(liberdade nº 0) A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito.

(liberdade nº 1) A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades . Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

(liberdade nº 2) A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo.

(liberdade nº 3) A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.


O SL te garante simplesmente usar o software e caso queira estudar, alterar, distribuir ou vender o software.

No caso de simplesmente usar, tem muito segredo ai não, você não precisa ser o pica das galaxias da programação para exercer a liberdade de usar software livre (free).

No caso de alterar e redistribuir você está criando um fork de outro programa, você não criou um programa, não reinventou a roda.
Você apenas fez algumas alterações nesse programa e acha legal contribuir com sua comunidade disponibilizando a sua alteração para os demais.

Portanto quando você criar um fork de um ambiente gráfico, um tema de janelas e ícones, adicionar um papel de parede você criou forks de alguns programas, portanto nesse caso seja ético e diga as pessoas o que de fato você fez, um fork ou uma remasterização de um conjunto de programas ou de uma distribuição, muito importante nesse caso é o fornecimento do código fonte e a sua documentação adaptada as alterações.


Distribuições de pacotes


Uma distribuição de pacotes é um grupo comunitário ou corporativo de programadores, tradutores e colaboradores que empacotam programas fornecidos por outros desenvolvedores, na média uma distribuição faz isso para +- 50.000 programas.

Além da parte de programação, compilação e empacotamento, uma distribuição deve documentar todo esse conteúdo e é claro dar suporte a ele todo, liberando atualizações e correções de segurança quando necessário e o principal os códigos fonte.

Portanto criar um fork ou uma remasterização não é uma distribuição, é uma alteração de uma distribuição e se espera a ética em dizer isso as pessoas, no caso dessa matéria irei apresentar algumas características de distribuições de pacotes e não de remasterizações.

Irei fazer por ordem alfabética sem favorecer nenhuma ou induzir alguém com a babaquice de qual a melhor, isso não existe. 



Arch Linux




O Arch Linux é uma distribuição comunitária com foco em fornecer programas o mais atualizados possível e com um alto nível de qualidade desses pacote além disso ela fornece a melhor e mais completa documentação.

Destinada ao usuário com conhecimento em GNU/Linux intermediário e que busque muita liberdade na hora da instalação do sistema.

Debian




O Debian é uma distribuição comunitária com foco em estabilidade baseada em congelamento de versão dos programas free, esses são testados exaustivamente até atingirem um nível de estabilidade que atenda aos padrões Debian, esse processo não tem prazo, portanto uma nova versão Debian é lançada quando estiver pronta.

Destinada a todo tipo de usuário, mas pode pedir um pouco de esforço pessoal para se adaptar.


Fedora / Red Hat




O Fedora é uma distribuição comunitária financiada pela Red Hat, com foco em estabilidade e programas atuais em seus lançamentos.
É a plataforma de testes pra o Gnome, Red Hat e costumo atribuir a ela o próprio kernel Linux, pois a Red Hat é uma das maiores contribuintes desse núcleo do sistema.

Destinada a todo tipo de usuário, do leigo ao avançado.




Gentoo




O Gentoo tem foco em compilação dos pacotes para melhor aproveitamento e desempenho do computador, ela não fornece pacotes como as demais, mas apenas o fonte a ser compilado na instalação do sistema pelos usuários.
Com isso ela acaba se tornando a distribuição onde você ira encontrar maior liberdade e eficiência para a sua maquina.

Destinada ao usuário de conhecimento avançado em GNU/Linux.     
   

OpenMandriva




O OpenMandriva é uma distribuição comunitária com foco em estabilidade e facilidade de uso, fornece um desktop vanilla de alta qualidade.
Descendente do Mandrake Linux e da Conectiva.

Destinada ao usuário leigo e ao avançado.

openSUSE




O openSUSE é uma distribuição comunitária financiada pela Novel, com foco em estabilidade e programas atuais em seus lançamentos, além de uma preocupação diferenciada em facilidades ao usuário final de desktop.

Destinada principalmente ao leigo devido o seu foco em facilidades e ao mais experiente também.


Slackware




O Slackware é a mais antiga distribuição comunitária GNU/Linux, seu foco é estabilidade dos pacotes na linha UNIX-like.

Destinada ao usuário intermediário/avançado.


Ubuntu



O Ubuntu é um distribuição comunitária financiada e comandada pela Canonical, seu foco é facilidade de uso, alteração do ambiente gráfico para agradar melhor o seus usuários e criação de novas tecnologias om foco em facilidade ao usuário.

Destinada a todo tipo de usuário, do leigo ao avançado.


Opinião


Todas as distribuições são excelentes na minha opinião, não tenho uma preferencia por essa ou aquela para indicar a alguém ( mesmo amando o Debian kkkkk ),  o que eu fiz foi apenas uma breve descrição para te ajudar a escolher uma delas.

Aconselho que na duvida, faça o download, instale e use a distribuição por no minimo 6 meses, busque ajuda na documentação da distribuição e nos grupos e fóruns.

Não entre nessa modinha ridícula de teste teste teste esperando que o sistema operacional funcione sem o minimo de empenho seu, tudo na vida se tem que aprender a fazer e GNU/Linux não é diferente.

E principalmente corra das remasterizações as chamadas distros pelos modinhas, essas porcarias não passam de deskmod jogados na rede por um candidato a pica das galaxias. Faça como aconselhei, use uma distribuição por 6 meses, leia a documentação e vai ser capaz de fazer muito melhor que esses ilusionistas baratos.



Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!











3 comentários:

  1. Faltou o Solus ai, A quinta Distro mais buscada no site da Distrowatch.Destinada ao usuario comum, e avançado. Pronta pro uso após a formatação e instalação. Interface padrão Bugdie como padrão. Ja vem com os softwares casual ja instalados, sistema leve e interface bonita e veloz, Menos de 600mb de consumo de ram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda tem um longo caminho pra eu falar deles, ainda os considero aventureiros e portanto não tem a minha confiança ao ponto de eu falar deles.

      Excluir
    2. E distrowatch é o oposto dessa matéria, aquilo é um antro de clicks em remasterizações, também não falo desse tipo de coisa.

      Excluir