sábado, 11 de junho de 2016

Tutorial Imagemagick

ImageMagick é uma suíte de softwares para compor, criar e editar imagens bit map. Ele pode ler, converter e escrever imagens em uma imensa gama de formatos.







Quem é o ImageMagick?
Segundo definição do seu site oficial (http://www.imagemagick.org), ImageMagick® é uma suíte de softwares para compor, criar e editar imagens bit map. Ele pode ler, converter e escrever imagens em uma imensa gama de formatos (mais de 100. Para listar todos, faça:  identify  ­list  format | more) incluindo DPX, EXR, GIF, JPEG, JPEG-2000, PDF, PhotoCD, PNG, Postscript, SVG, and TIFF. Use ImageMagick® para traduzir, virar, espelhar, girar, alterar escala, fazer corte e transformação de imagens, ajustar cores de imagens, aplicar diversos efeitos especiais, ou desenhar textos, linhas, polígonos, elipses e curvas Bézier.
ImageMagick® é um Software Livre distribuído com uma licença compatível com a GPL que roda em praticamente todos os sistemas operacionais e tem biblioteca para inúmeras linguagens.
ImageMagick é formado por uma série de utilitários de linha de comando para
manipular imagens. Quem usa muito imagens, seja em fotos, em edições de texto ou de outra forma, provavelmente está acostumado a editar as imagens uma a uma usando interface gráfica (GUI) através de programas como gimp ou photoshop. No entanto, uma GUI nem sempre é conveniente. Suponha que você deseja processar uma imagem dinamicamente a partir de um script da web, ou pretende aplicar as mesmas operações para muitas imagens, ou ainda repetir uma operação específica em horários diferentes para a mesma ou para outra imagem. Para estes tipos de operações, um utilitário de processamento de imagens orientado a linha de comandoé mais adequado.
Bem, cá entre nós, esta foi a definição clássica. A minha definição é um pouco mais suscinta: "ImageMagick é uma coletânea de utilitários para edição de imagens que faz
tudo que você precisa fazer com uma imagem e muito mais".
Segundo seu site oficial, o ImageMagick não tem intenção de ser o mais veloz, sua única preocupação é quanto a qualidade final do trabalho. Talvez por isso, não foi nenhuma surpresa para mim quando me deparei com 3 benchmarks (muito bem feitos, por sinal) envolvendo o ImageMagick, o gimp e o photoshop. Dos 3, o que menos precisava de hardware e tinha a melhor qualidade nas imagens geradas era o ImageMagick. Também, como já era de se esperar, o photoshop ficou com a última colocação nesses quesitos.

Continue lento esse excelente tutorial do ImageMagick feito por Julio Cezar Neves.


Download Tutorial ImageMagick



Fonte



Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário