segunda-feira, 20 de junho de 2016

Compartilhar pastas pessoais entre Windows e GNU/Linux

Essa matéria é destinada a quem usa dual boot entre Windows e GNU/Linux, vou mostrar como compartilhar as pastas pessoais do seu Windows , tornando assim ela de uso dos dois sistemas.











Você pode fazer esse método diretamente no diretório oficial do Windows " C:\Users\seuuser", mas vou mostrar aqui como fazer usando uma partição compartilhada por ambos os sistemas.

Para iniciar, no seu GNU/Linux entre no disco ou partição de dados que ira usar por ambos os sistemas ( esse disco deve estar em NTFS para que o windows o reconheça )e crie os diretórios pessoais com os nomes idênticos aos dos diretórios da sua pasta pessoal (Home) como mostra a imagem.



Reinicie o computador e entre no seu Windows (matéria feita usando windows 7, mas é a mesma coisa no Windows 10)
No seu Windows navegue até  C:\Users\seuuser, de clique direito em alguma pasta pessoal > Propriedades > Local em seguda clique em "Mover"



Navegue até o seu disco ou partição que você criou as pastas no GNU/Linux, clique na pasta correspondente a que você abriu a Propriedade > local, no exemplo é Documentos e clique em "Selecionar pasta..


Clique em "Aplicar".


Clique em "Sim" e aguarde a transferência.



Terminada a transferência clique em "OK".



Repita o processo com todas as pastas que deseja usar em ambos os sistema e volte para o seu GNU/Linux.

No Gnu/Linux entre na sua home (Pasta de usuário ), crie uma pasta pode ser com nome de backup, mova as pastas com os nomes que deseja usar em ambos os sistemas para a pasta backup, como na imagem abaixo.




Entre no disco ou partição que você criou as pastas que deseja usar em ambos os sistemas e abra o terminal nessa pasta.



No terminal de os comandos abaixo.
Substitua  /media/lobo/Dados/ pelo endereço do seu disco ou partição que criou as pastas seguido do nome da pasta de um espaço e ~/, como no exemplo abaixo, faça isso com todas as pastas que criou.

ln -s /media/lobo/Dados/Documentos ~/

Links criados e note que usam o mesmo emblema nos ícones, isso demonstra que você deu os mesmos nomes dos diretórios usados pelo sistema, se algum link ficar sem o emblema, ele não sera usado pelo sistema, reveja o processo para resolver.




Com tudo pronto, mova os arquivos das pastas que estão na pasta bakup. para suas respectivas pastas na sua home (Pasta de usuário)

Você precisa montar esse disco na inicialização do seu sistema GNU/Linux, para isso leia essa matéria.

Estando no Gnome abra o aplicativo Discos ( Se usa outro ambiente que não tenha esse aplicativo, instale o gnome-disk-utility )

Selecione o disco que criou as pastas e que precisa montar na inicialização.
Clique no ícone da engrenagem e em seguida em  "Editar opções de montagem".




Clique no botão de "Opções automáticas de montagem"



Atualizado!

Note que em "Ponto de montagem" está /mnt/B2AE311AAE30D915.



Você deve alterar para o endereço da partição que usou para a criação das pastas no inicio da matéria, nesse exemplo foi /media/lobo/Dados/ ( altere para o endereço seu ) e clique em OK.





Reinicie o computador.


Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário