sexta-feira, 17 de junho de 2016

Atualização do sistema em distribuições base Debian.

Atualizar o sistema é algo fundamental em qualquer distribuição GNU/Linux, mas é um tema que devido a falta de conhecimento somado a muitas lendas urbanas sempre gera comentários sobre, para deixar as coisas um pouco mais claras, leia essa matéria.







As atualizações do sistema são para:

Corrigir bugs

Corrigir falhas de segurança

Mas para que você faça um upgrade com resultado positivo você precisa ter um sistema integro.

  • Sem repositórios de terceiros, PPA por exemplo, se as usa é por sua conta e risco, mas não culpe o Ubuntu por falhas bizarras no sistema, no caso das outras distribuições, nunca e de forma alguma usar repositórios de suas remasterizações, erro bem comum com os novatos em Debian.

  • Sem programas de terceiros que não se encontram em seu repositório, só os use se conhecer de fato o seu fornecedor.

  • Ter sempre purgado e rodado um autoremove nos programas que removeu do seu sistema, isso garante a remoção completa do programa e suas dependências que não serão mais usadas por nenhum outro programa, evitando assim atualização de pacotes que não tem utilidade no seu sistema e que podem causar problemas.

  • Verificar antes de dar o upgrade se sera feita atualização de kernel, nesse caso se tem driver de vídeo proprietário instalado, é recomendável remover e reinstalar apos o upgrade do sistema, evita o problema comum de não conseguir entrar na interface gráfica apos um upgrade.

  • Não use repositórios de testes da sua distribuição, a menos que tenha conhecimento de médio a avançado.


Seguido isso é 100% que você vai fazer seus upgrades sem problema algum, raros são os casos em que uma distribuição libere atualizações que danifiquem o sistema, infelizmente todo problema que os usuários tem nesse ponto, é total culpa dele mesmo, por falta de conhecimento e teimosia em fazer o errado,portanto pare de culpar a sua distribuição pelos erros que você faz no sistema :)

Você pode atualizar o sistema por programas graficos ou por linha de comando, eu particularmente considero que por linha de comando você tem mais controle sobre essa tarefa.

Como atualizar o sistema.


Você pode atualizar tudo que está disponível com um dos comandos abaixo, os dois fazem praticamente a mesma coisa.


sudo apt full-upgrade


ou


sudo apt dist-upgrade

Como pode ser visto na imagem abaixo.




Sempre antes desses comandos atualize a lista de pacotes do apt com o comando abaixo.


sudo apt update

Você também pode optar por só fazer atualizações de segurança, nesse caso leia essa matéria.

Fazer atualizações de segurança. para Debian e Ubuntu

Recomendo também que leia essa matéria para entender como atualizar o Ubuntu para uma nova versão do sistema.

Atualizar versão do Ubuntu

Essa é boa para entenderem os repositórios Ubuntu. Debian não precisa pois não mistura versões teste com stable, é só o usuario não o fazer, como disse a cima.

Repositório Ubuntu 

 

Resumindo, atualizar o sistema não instala programas novos, não quebra o seu sistema e deve ser feito sempre que possível.


Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário