O Blender 4.1 expandirá a liderança de desempenho de renderização de CPU do Linux sobre o Windows


Linux já lidera o desempenho de renderização por CPU, com a versão 4.1 Linux ira superar ainda mais o Windows.

O Blender 4.1 expandirá a liderança de desempenho de renderização de CPU do Linux sobre o Windows


A renderização por CPU, ou renderização utilizando a Unidade Central de Processamento (CPU), é um método de processamento gráfico onde as tarefas relacionadas à renderização de gráficos são executadas pela CPU do computador. Isso contrasta com a renderização por GPU (Unidade de Processamento Gráfico), onde as tarefas de renderização são delegadas à GPU.

O Blender 4.1 deve ser lançado em meados de março de 2024.


 

O Blender é um software de código aberto e multiplataforma utilizado para criação de conteúdo 3D, incluindo modelagem, animação, simulação, renderização, composição e edição de vídeo. Ele é amplamente utilizado em diversas áreas, como produção de filmes, animações, jogos, design gráfico, arquitetura, efeitos visuais e muito mais.

  • No Blender, tanto a renderização por CPU quanto por GPU são suportadas. Isso permite aos usuários escolher o método que melhor se adequa às suas necessidades e recursos disponíveis.
  • Renderização por CPU no Blender: Com a renderização por CPU, o Blender utiliza a capacidade de processamento da unidade central do computador para calcular as imagens finais. Isso oferece uma grande flexibilidade e precisão nos cálculos, mas pode ser mais lento em comparação com a renderização por GPU, especialmente para cenas complexas ou grandes volumes de dados.
  • Renderização por GPU no Blender: A renderização por GPU no Blender envolve a utilização da capacidade de processamento da unidade de processamento gráfico do computador. Isso pode resultar em tempos de renderização mais rápidos, especialmente em cenas que se beneficiam de cálculos paralelos, graças à natureza altamente paralela das GPUs modernas. A renderização por GPU no Blender é suportada em placas gráficas de vários fabricantes, como NVIDIA, AMD e Intel.
  • Ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens, e a escolha entre renderização por CPU e por GPU no Blender dependerá das necessidades do projeto, das especificações do hardware disponível e das preferências do usuário.

 


O anúncio foi feito em 07 de Fevereiro de 2024.

Aceleração da GPU OpenImageDenoise

O OpenImageDenoise agora é a GPU acelerada em hardware suportado. Isso torna a denoização de qualidade total disponível a taxas interativas no viewport 3D.

Ele é ativado automaticamente ao usar a renderização de GPU na viewport 3D e para renderizações finais. Ele pode ser desativado no painel de configurações de denoização, para reduzir o uso de memória da GPU ao custo de denoização mais lenta.

GPUs suportadas

  • NVIDIA GTX 16xx, TITAN V e todas as GPUs RTX
  • GPUs discretas da geração AMD RDNA2 ou RDNA3
  • Intel Arc com a arquitetura Xe HPG
  • Apple Silicon com versão 13.0 do macOS e mais recente

Outras melhorias

  • Opção para desativar a correção do mapa bump
  • Suporte de renderização de GPU AMD adicionado para APUs de geração RDNA3
  • O desempenho de renderização da CPU Linux foi aprimorado em cerca de 5% em benchmarks

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