30 anos do OpenGL


O OpenGL (Open Graphics Library) está completando 30 anos de vida.

 

30 anos de OpenGL

O OpenGL (Open Graphics Library) é uma API livre utilizada na computação gráfica desenvolvida pelo Grupo Khronos, para desenvolvimento de aplicativos gráficos, ambientes 3D, jogos, entre outros. Assim como Direct3D ou Glide, é uma API (Application Programming Interface), termo usado para classificar uma biblioteca de funções específicas disponibilizadas para a criação e desenvolvimento de aplicativos em determinadas linguagens de programação. A OpenGL foi produzida com C e C++ em mente, mas pode ser utilizada para diversas outras com um alto nível de eficiência. Fonte

O Khronos Group é um consórcio aberto, sem fins lucrativos e dirigido por membros de mais de 150 empresas líderes do setor que criam padrões de interoperabilidade avançados e isentos de royalties para gráficos 3D, realidade aumentada e virtual, programação paralela, aceleração de visão e aprendizado de máquina. Os padrões Khronos incluem Vulkan®, Vulkan® SC, OpenGL®, OpenGL® ES, OpenGL® SC, WebGL™, SPIR-V™, OpenCL™, SYCL™, OpenVX™, NNEF™, OpenXR™, 3D Commerce™, ANARI™ e glTF™. Os membros Khronos podem contribuir para o desenvolvimento de especificações Khronos, têm o poder de votar em vários estágios antes da implantação pública e podem acelerar a entrega de suas plataformas e aplicativos acelerados de ponta por meio de acesso antecipado a rascunhos de especificações e testes de conformidade.


A atual versão do OpenGL é a 4.6.

Verifique na sua distro.

glxinfo | grep "OpenGL version"

OpenGL suportado pela sua placa de vídeo e em uso.

glxinfo | grep "OpenGL ES profile version"


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