Arch Linux é difícil ?


Sera que a distro Arch Linux é difícil e só usuários avançados conseguem usar ? Tudo besteira, entenda porque considero o Arch a distro mais fácil de todas.

Arch Linux é difícil ?

A resposta é não.

O Arch é praticamente igual a todas as distribuições Linux, a sua única diferença é o empacotamento.

Limpe a sua mente das mentiras sobre as distros do Distrowatch e dos modinhas do Youtube que só estão interessados nos seus clicks e page view te empurrando remasterizações porcas de distribuições.

Entenda uma distribuição como um setor de uma fabrica responsável por empacotar os produtos, Debian embrulha em .deb, Fedora e openSUSE embrulham em .rpm e o Arch em .tar.xz. 

"O sistema de compilação do Arch (Arch build system) é um sistema tipo portação para compilar e empacotar software a partir do código-fonte. Enquanto o pacman é a ferramenta especializada do Arch para gerenciamento de pacote binário (incluindo pacotes compilados com o ABS), ABS é uma coleção de ferramentas para compilar o fonte em pacotes .pkg.tar.xz instaláveis."

 


Os pacotes empacotados pelas distribuições não são delas, são desenvolvidos por terceiros que disponibilizam livremente para qualquer um usar. As distribuições concentram o maior numero possível desses pacotes em seus repositórios para fazerem o que lhes dá nome, distribuir pacotes. Todas distribuem os mesmos +- 50.000 pacotes de código aberto.

Dentre esses programas embalados e distribuídos estão o kernel Linux e os ambiente gráficos.

O instalador do Arch permite que você escolha qual ambiente gráfico deseja instalar, eu aconselho para o iniciante Gnome, KDE, Cinnamon e Deepin, resultam em uma instalação tão completa como Ubuntu, Manjaro e as remasterizações de fundo de quintal.  

Porque considero o Arch a distro mais fácil de todas

Supondo que você optou por instalar o ambiente gráfico Gnome durante a instalação do Arch.

Nesse caso você ira ter o sistema com a mesma usabilidade que Ubuntu, Manjaro, Debian, Fedora, Mint, openSUSE ...

Ambiente gráfico completo.

O mesmo configurações do sistema de todas as distros que te permite ajustar o sistema a suas necessidades.

Central de programas


Dependendo do ambiente gráfico escolhido o uso do terminal sera praticamente nulo.

Até ai o Arch é absolutamente igual a todas as distros, o seu grande diferencial que o torna a mais fácil de usar é a sua documentação.


Supondo que precise de ajuda com o Firefox, note que a ajuda é em inglês, mas você pode escolher outro idioma mais familiar no caso de não ter em português.


Vale lembrar que a documentação é para casos específicos, o usuário de desktop que optou por um ambiente gráfico mais completo e amigável raramente ira precisar dela.

Outro diferencial que a torna a mais fácil de usar é a estabilidade, mesmo sendo rolling release e se você não destruir o sistema com pacotes de terceiros ( AUR as PPA do Arch ), sera uma missão impossível quebrar o sistema.

Instalar o Arch Linux

Aconselho para o iniciante em Arch que se familiarize com o Arch em maquina virtual antes de partir para uma instalação na maquina real.

Recomendo o uso do Gnome Boxes.

Antes de instalar verifique se o seu hardware é compatível, execute o comando abaixo no terminal.

lscpu | grep Virt 

A resposta deve conter VT-x ou AMD-V, caso contrario o seu hardware não é compatível e a maquina virtual não ira funcionar.

Resposta Ok.

Se o seu hardware foi aprovado prossiga.

Para Arch Linux e derivados

sudo pacman -S gnome-boxes spice-gtk
Para Debian e derivados
sudo apt install gnome-boxes spice-client-gtk
Para Fedora
sudo dnf install gnome-boxes spice-gtk
Para openSUSE
sudo zypper install gnome-boxes spice-gtk

Com o boxes instalado faça o download de algum sistema operacional Linux.

Abra o Boxes e click no + no canto superior esquerdo, confira no vídeo toda a instalação do Arch Linux com ambiente gráfico Gnome Shell.


Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais