Menu

Customizando o XFCE 4.16 do Debian 11 Bullseye

Com o Debian 11 Bullseye para ser lançado no final de Julho de 2021, vamos aproveitar e fazer uma perfumaria no XFCE 4.16, confira.




XFCE 4.16


Essa versão foi lançada em 22 de Dezembro de 2020.


"Hoje, após 1 ano e 4 meses de trabalho, temos o prazer de anunciar o lançamento do desktop Xfce 4.16, uma nova versão estável que substitui o Xfce 4.14. 4.16 foi um ciclo especial em muitos aspectos (não apenas em termos de pandemia, mas também). Uma das pedras angulares das mudanças não relacionadas ao código diz respeito à nossa migração para o GitLab, que é uma mudança no fluxo de trabalho de desenvolvimento e um grande passo à frente em termos de nos tornarmos mais amigáveis ​​e receptivos aos contribuidores. Em partes, o changelog gigantesco do Xfce 4.16 pode ser atribuído a novos contribuidores propondo solicitações de mesclagem (288 solicitações de mesclagem foram mescladas ou fechadas apenas para nossos componentes principais!). Também criamos um contêiner Docker de referência (xfce / xfce-build) e adicionamos pipelines de CI a todos os componentes para garantir que não quebremos o build. Nada disso teria sido possível sem que nossa hospedagem fosse patrocinada por Gandi e Fosshost!"


Na nossa matéria abaixo você pode conferir os detalhes de lançamento.


Lançado o ambiente gráfico XFCE 4.16 para Linux

Como presente de natal os desenvolvedores do XFCE acabam de lançar a sua versão 4.16, confira.





Customizando o XFCE 4.16 do Debian 11 Bullseye


O Debian diferente de outras distribuições não altera os ambientes gráficos, no máximo um papel de parede é adicionado e o escolhido para o Debian 11 foi o Homeworld.


"O tema "Homeworld" de Juliette Taka foi selecionado como tema padrão para o Debian 11 'bullseye'. Juliette diz que o tema foi inspirado no movimento Bauhaus, um estilo de arte nascido na Alemanha no século XX."






Como já disse o Debian entrega os ambientes gráficos sem alteração e convenhamos o XFCE4 é feio de doer, mesmo tendo melhorado bastante a aparência na versão 4.16.


Desktop



 

Menu




Gerenciador de arquivos Thunar.





Temas de ícones e janelas


Vamos começar instalando o tema de ícones do Paper e o tema de janelas Adapta, execute o comando no terminal.

 

sudo apt install paper-icon-theme adapta-gtk-theme


Feita a instalação abra o "Gerenciador de Configurações > Aparência > Estilo aplique o Adapta e em Ícones aplique o Paper.





WhiskerMenu

 

Instale o WhiskerMenu

 

sudo apt install xfce4-whiskermenu-plugin

Confira no vídeo como adicionar o novo menu e remover o painel inferior caso prefira sem ele.




Ai está o novo menu e apenas um painel.




WhiskerMenu e Painel transparentes


A transparência é a dúvida mais comum para os recém chegados no XFCE4, confira no vídeo como ter o painel e o menu transparente.

No vídeo mostro como conseguir o código de cor do menu para ser usado no painel, se não tem um gerador de código de cores instale um, recomendo o kcolorchooser.


sudo apt install kcolorchooser



Transparências aplicadas.






Tudo pronto.



Caso queira um tema de ícones diferente, uma boa é o do Deepin, instale com o comando abaixo.


sudo apt install deepin-icon-theme

Ai está.




Se prefere tema de janelas escuro é só alterar nas configurações de temas.






2 comentários:

  1. Olá. E como restaurar para a configuração padrão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa nossa matéria tem o que procura https://linuxdicasesuporte.blogspot.com/2017/03/resetar-o-xfce4-sem-perder-todas-as.html

      Excluir