Meu Ubuntu Linux ficou lento

A principal reclamação dos iniciantes do Ubuntu é de que ele do nada ficou lento, pesado ... Sera mesmo que isso ocorre do nada ? Confira.

 

 

 

Ubuntu Linux

 

O Ubuntu é uma distribuição de pacotes Linux que usa como base a distribuição Debian, os mantenedores do Ubuntu importam de forma automática todos os pacotes do repositório Testing do Debian.

Os pacotes do Debian Testing passam por severos testes de qualidade enquanto estão no repositório unstable, indo para o testing quando atingem maturidade e qualidade muito acima de qualquer outra distribuição de pacotes Linux.

Apesar de os desenvolvedores do Ubuntu criarem e alterarem vários pacotes que importam do Debian ( são os pacotes que tem Ubuntu no nome ), essas alterações não são profundas e praticamente dizem respeito ao deskmod Ubuntu, também tem as correções de kernel Linux que Ubuntu realiza e o Debian também é beneficiado por elas, assim como outras centenas de pacotes Debian que são mantidos por desenvolvedores Ubuntu no Debian.




Ubuntu também não se afasta muito da filosofia Debian como alguns fanáticos costumam pregar aos seus discípulos, ao rodarmos o " Virtual Richard M. Stallman" veremos que o sistema operacional contem apenas 4 pacotes non-free e portanto de código fechado e 2 contrib que são de código aberto mas com dependências de pacotes de código fechado.



O sistema operacional também não consome muitos dos recursos do hardware.



O sistema de atualizações também é bem parecido com o do Debian Stable que só recebe atualizações de segurança e bugs criticos, eu em particular em mais de 10 anos usando Ubuntu nunca tive problemas em upgrade do sistema.



Meu Ubuntu Linux ficou lento


Temos um erro nesse título, o Ubuntu não fica lento. O título correto é "Eu deixei o Ubuntu lento", você pode alegar mil justificativas, mas você é o problema do Ubuntu.

Confira se estou mentindo.

 

1º. Você ignora os riscos de usar pacotes de fora do repositório oficial, colocando em risco a segurança e estabilidade do sistema operacional e de seus dados pessoais usando as PPAs mesmo a Canonical te alertando dos riscos.



"Os PPAs não passaram pelo mesmo processo de validação que os pacotes regulares do Ubuntu

Os usuários finais instalam PPAs por sua própria conta e risco. Embora cada chave seja assinada criptograficamente, para confirmar um uploader, as chaves não são correspondidas a indivíduos específicos, exceto por meio de suas contas "launchpad". 

Posteriormente, a instalação de um PPA deve ser considerada uma alternativa de baixa segurança em comparação com o repositório principal, mas uma segurança marginalmente maior do que simplesmente instalar software aleatoriamente da Internet. 

Como parte da adição de um PPA, você confia no desenvolvedor não apenas para instalar os pacotes, mas também para permitir que eles forneçam atualizações contínuas." Fonte

Tire a prova verificando se o diretório /etc/apt/sources.list.d está vazio ou quantas bombas você colocou nele.




. Continuando na sua tarefa de destruir o sistema usando os famosos .deb, que são pacotes de terceiros e colocam em risco a estabilidade e segurança do sistema, mas você mesmo sabendo disso entope o sistema com eles.

O Ubuntu por padrão não deveria apresentar nenhuma pacote de terceiros, mas por algum erro de empacotamento o apt-forktracer o "locale" como tal e nenhum outro, portanto a poluição ao rodar o comando foi feita por você.

 

apt-forktracer

 



. Aqui temos um problema causado pelas escolhas erradas dos desenvolvedores do Ubuntu.

Enfiaram na cabeça que devem forçar os seus usuários usarem pacotes Snap e para isso adotaram a central de programas Snap Store que da preferência por esses pacotes.



O grande problema dos Snap é que cada um deles é montado em uma partição /dev/loop e isso pode causar:

Lentidão no boot e até mesmo erros.

Leituras de 100% do disco rígido deixando o sistema lento.

Consumo excessivo da partição em que o sistema foi instalado, os Snap contem o programa e todas as dependências que ele precisa, ocupam muito espaço em disco.


Como saber o meu nível de poluição por Snaps ?


Você pode verificar pelos pacotes Snap instalados com o comando abaixo.


snap list


No meu caso não tem nenhum, não uso esses pacotes nem se me pagarem, dou preferencia aos do repositório oficial, no máximo um ou outro Flatpak.



No caso de estar achando o boot do sistema muito demorado, execute o comando abaixo e verifique se não existe alguma partição /dev/loop demorando para ser montada e ou se você tem uma lista enorme delas pesando no boot.


systemd-analyze blame



. Problema de hardware, o grande vilão é o disco rígido, claro se o restante do seu hardware for no mínimo um processador dual core com 4 GB de memória Ram, menos que isso mande para a reciclagem e pare com esse costume de usar Linux em sucata, Jesus tá vendo você usar o Windows no seu i7.

Abra o aplicativo "Discos", selecione o seu HD e em "Avaliação" não deve ter mensagens de erro, caso tenha substitua o disco.




. Temas e extensões do Gnome Shell deixam o sistema lento e corrompido, essa é uma lenda, o usuário destruiu o sistema com o que mostrei acima e culpa um misero tema, tipo o cara que enche a jaca de cachaça e coloca a culpa na azeitona.



. É um teimoso e se nega a aprender a usar o Linux da forma correta, prefere ser enganado por youtubers da modinha e vendedores safados de cursos.

Aceite logo que tem que estudar ou volte para o Windows agora mesmo, se continuar como está fazendo vai voltar de qualquer forma.

Aprenda Linux, é fácil.


Começar o ano de 2021 aprendendo linux

Você que é iniciante no mundo Linux e está buscando uma forma de dominar do básico ao avançado os sistemas operacionais baseados em Linux, confira essa dica.




Comentários

  1. Muito bom o artigo, parabéns. Confesso que me encaixo em alguns topicos, principalmente o do snap, vou correr atrás deste debito técnico a partir de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com você, Ricardo. Depois que eu abandonei esses péssimos hábitos que você citou no artigo, não tive mais problemas. Parabéns pela postagem. Assino embaixo. Obrigado, abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais