Kernel Linux
O Kernel é o núcleo do sistema operacional, ele faz a ligação de todos os programas e o hardware.
Assim como os computadores e seus componentes estão sempre em evolução, os programas utilizados também estão.
O Kernel segue o mesmo processo e recebe constantemente atualizações para suprir as recebidas pelo hardware e pelo software.
Manjaro Settings Manager
O Manjaro Settings Manager oferece uma maneira fácil de adicionar e remover kernel (incluindo os módulos de kernel necessários). Novos kernels podem ser instalados pressionando o botão "Instalar".
Todos os módulos de kernel necessários serão instalados automaticamente com um novo kernel também. Por favor, considere a tag "Recomendado" ao escolher um kernel. LTS significa suporte de longo prazo, que é o mais seguro para a maioria dos usuários. Fonte
Basta você escolher um kernel, novo com novos recursos que por ventura um hardware mais atual precise ou um kernel mais antigo em que o seu hardware tinha melhor funcionamento.
Vale lembrar que o kernel que será usado é sempre o ultimo instalado.
Nesse exemplo optei por instalar o kernel mais atual o 5.12.0-1, escolha o seu e click em "Instalar", é só aguardar ...
Ao final click em "Close" e reinicie o computador para carregar o novo kernel.
Para obter informação dos kernels instalados e em uso utilize o comando abaixo no terminal.
mhwd-kernel -li
Meu velho notebook funciona melhor com a versão 4.19 ou anterior do Kernel Linux (a mesma versão que estou usando no Debian Buster), percebi que o desempenho é superior. Essa ferramenta de instalação e remoção de Kernel do Manjaro é fantástica. Eu sempre instalo os kernels recomendados e nunca tive problemas! Valeu pela matéria, Ricardo!
ResponderExcluir