Driver Mesa 3D para VGA Intel e AMD sempre atualizados no Ubuntu 20.04 e posteriores

Manter os drivers de vídeo sempre atualizados é a melhor forma de obter o máximo do seu sistema operacional em um computador, confira nessa matéria como obter os mais atuais drivers de vídeo para o seu Ubuntu Linux.



Drivers




Driver de dispositivo no contexto da informática, a função de um driver de dispositivo ou controlador de dispositivo é aceitar requerimentos abstratos do software independente do dispositivo acima dele e cuidar para que a solicitação seja executada, permitindo que o software interaja com o dispositivo. Wikipédia


Mesa 3D



O projeto Mesa começou como uma implementação de código aberto da especificação OpenGL - um sistema para renderizar gráficos 3D interativos. 
Com o passar dos anos, o projeto cresceu para implementar mais APIs de gráficos, incluindo OpenGL ES, OpenCL, OpenMAX, VDPAU, VA API, XvMC, Vulkan e EGL. Uma variedade de drivers de dispositivo permite que as bibliotecas Mesa sejam usadas em muitos ambientes diferentes, desde emulação de software até aceleração de hardware completa para GPUs modernas. 
Mesa se conecta a vários outros projetos de código aberto: a Direct Rendering Infrastructure e X.org para fornecer suporte OpenGL no Linux, FreeBSD e outros sistemas operacionais.




Fonte


Verifique a versão atual do driver mesa usado para a sua placa de vídeo Intel ou AMD.

Execute o comando abaixo no terminal.

 

glxinfo | grep version


Atualmente o Ubuntu 20.04 utiliza a versão 20.0.8



 

Utilizando a PPA kisak-mesa fresh podemos ter o driver Mesa 3D atualizado, atualmente a ultima versão lançada é a versão 20.2.3



Confira abaixo as notas da versão 20.2.3 do Mesa driver.



Mesa 20.2.3 Release Notes / 2020-11-23 Mesa 20.2.3 is a bug fix release which fixes bugs found since the 20.2.2 release. Mesa 20.2.3 implements the OpenGL 4.6 API, but the version reported by glGetString(GL_VERSION) or glGetIntegerv(GL_MAJOR_VERSION) / glGetIntegerv(GL_MINOR_VERSION) depends on the particular driver being used. Some drivers don’t support all the features required in OpenGL 4.6. OpenGL 4.6 is only available if requested at context creation. Compatibility contexts may report a lower version depending on each driver. Mesa 20.2.3 implements the Vulkan 1.2 API, but the version reported by the apiVersion property of the VkPhysicalDeviceProperties struct depends on the particular driver being used. SHA256 checksum ae1b240e11531df528d14dc214d2dc4d2b4f2e835c6230ba0b492b171eceb82b mesa-20.2.3.tar.xz New features None Bug fixes glcpp test 084-unbalanced-parentheses fails with bison 3.6.y iris: glClear with FBO imported from DMA-BUF doesn’t work [spirv-fuzz] Shader causes an assertion failure in nir_opt_large_constants Regnum Online UBO break after game update Random corruption in KDE with Mesa 20.2 in VMware Changes Bas Nieuwenhuizen (1): radv: Add ETC2 support on RAVEN2. Brendan Dougherty (1): mesa: Fix vertex_format_to_pipe_format index. Chad Versace (2): anv/image: Check DISJOINT in vkGetPhysicalDeviceImageFormatProperties2 (v2) anv/image: Fix isl_surf_usage_flags for stencil images Christian Gmeiner (1): etnaviv: nir: do not run opt loop after nir_lower_bool_xxx(..) Dave Airlie (1): draw: fix tess eval pipeline statistics. Dylan Baker (6): dcs: Add sha256 sums for 20.2.2 .pick_status.json: Update to bf5cea7232f9ee2934c212211ebefb6fe766526d .pick_status.json: Update to 87dc3106b077199b829a082e32ec33d0c6d400ab .pick_status.json: Mark 87934f02f9da94f1a493096049c229b973e4785c as backported .pick_status.json: Mark ea326912575fad09af59486ad62d126c4ea0ede7 as backported .pick_status.json: Update to bac6cc586fe4c1b24351e0574d3a961eb631f6ae Eric Anholt (3): freedreno/cffdec: When .mergedregs is set, don’t count half regs. util/set: Fix the _mesa_set_clear function to not leave tombstones. freedreno: Fix leak of shader binary on disk cache hits. Erik Faye-Lund (2): gallium/util: do not pass undefined sample-count mesa/main: add missing include in glformats.h Gert Wollny (1): r600: revert disabling llvm draw Igor V. Kovalenko (1): r600: amend space check for chips older than EVERGREEN Jason Ekstrand (4): mesa/spirv: Lower variable initializers for global variables nir: Handle incomplete derefs in split_struct_vars nir/opt_intrinsics: Report progress for the gl_SampleMask optimization intel/fs: Fix use of undefined value in fixup_nomask_control_flow Kenneth Graunke (2): iris: fix source/destination layers for 3D blits intel/fs: Fix sampler message headers on Gen11+ when using scratch Krunal Patel (2): gallium/auxiliary/vl: Odd Dimensions are failing radeon/vcn: Bitrate not updated when changing framerate Louis Li (1): radeon/radeon_vce: fix out of target bitrate in CBR mode (H.264) Marcin Ślusarz (2): anv: always annotate memory returned from anv_gem_mmap nir: handle float atomics in copy propagation pass Marek Olšák (3): radeonsi: do VGT_FLUSH when switching NGG -> legacy on Sienna Cichlid radeonsi: only do VGT_FLUSH for fast launch if previous draw was normal launch radeonsi: fix scan_instruction for bindless inc_wrap/dec_wrap atomics Matt Turner (1): glcpp: Handle bison-3.6 error message changes Michel Dänzer (2): i965/bufmgr: Handle NULL bufmgr in brw_bufmgr_get_for_fd iris/bufmgr: Handle NULL bufmgr in iris_bufmgr_get_for_fd Nanley Chery (4): iris: Flush dmabufs during context flushes mesa: Add and use _mesa_has_depth_float_channel mesa: Clamp some depth values in glClearBufferfv mesa: Clamp some depth values in glClearBufferfi Raven (1): winsys/svga: fix display corruption after surface_init Rhys Perry (4): radv: fix shader caching with discard->demote workaround radv: fix shader caching with NaN fixup workaround nir: add nir_alu_src_is_trivial_ssa() nir: skip bcsel with non-trivial swizzle in opt_simplify_bcsel_of_phi() Rob Clark (2): freedreno: Protect gmem_cache ralloc allocations freedreno/ir3: Fix crash in shader compile fail path Tapani Pälli (3): mesa/st: call memobj_destroy only if there is memory imported mesa: do not throw _mesa_problem when invalid enum is used egl/dri2: fix race between image create and egl_image_target_texture Timothy Arceri (1): glsl: add extra pp tokens workaround and enable for CoR Tony Wasserka (1): aco/ra: Fix counting of subdword variables in get_reg_create_vector Vinson Lee (4): os: Fix open result check. amd/addrlib: Add missing va_end. frontends/va: Fix *num_entrypoints check. vdpau: Add missing printf format specifier. Woody Chow (1): st/mesa: Fix EGLImageTargetTexture2D for GL_TEXTURE_2D Yevhenii Kolesnikov (1): nir/large_constants: only search for constant duplicates


Fonte


PPA Kisak

 

Para quem estiver com receio de usar a PPA, o Kisak é um desenvolvedor ligado a Valve e moderador do GitHub Valve.

A PPA só disponibiliza os pacotes necessarios ao Mesa e não ira corromper o seu sistema como muitas entupidas de pacotes desnecessarios que vemos por ai.



Instalação


A instalação do driver mesa 3D atualizado é bem simples e rapida, siga os passos.


Adicione a PPA a sua sources.list.


sudo add-apt-repository ppa:kisak/kisak-mesa


Atualize o seu sistema para automaticamente atualizar o driver Mesa 3D.


sudo apt full-upgrade


Prontinho.




Comentários

  1. Excelente! Eu estava procurando uma forma de atualizar o Mesa3D sem correr o risco de comprometer/quebrar meu sistema. Já atualizei aqui, tudo funcionando perfeitamente. Muito obrigado, Ricardo! :)

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