Debian 11 Bullseye com Linux Libre

O Debian é famoso por ser quase 100% free, mas podemos deixar ele 100% free com o Kernel Linux Libre, limpinho e cheiroso sem blobs, confira.





Debian 11 Bullseye


Essa será a próxima versão stable no Debian, entrando em congelamento no início de 2021 e lançamento final previsto para meados do mesmo ano.

O Debian tem por filosofia o uso e distribuição de apenas pacotes free, mas isso não é 100% verdadeiro, o kernel distribuído pelo Debian contem blobs e portanto o seu kernel não é 100 free, mas podemos resolver esse detalhe usando o kernel "linux Libre".

 




Linux Libre


 

Linux, o kernel desenvolvido e distribuído por Linus Torvalds, contém Software não-Livre, ou seja, software que não respeita suas liberdades essenciais, e induz você a instalar software não-Livre adicional que ele não contém.

Mesmo depois de supostamente mover todo o firmware para um projeto separado a partir do release 4.14, as chamadas "fontes" publicadas pelo Sr. Torvalds ainda contêm firmware não-Livre disfarçado de código-fonte.

GNU Linux-libre é um projeto para manter e publicar distribuições 100% livres do Linux, adequadas para uso em distribuições livres de sistemas, removendo software incluído sem código fonte, com código-fonte ofuscado ou obscuro, sob licenças de Software Livre, que não permite que você altere o software para que ele faça o que você deseja, e isso induz ou exige que você instale peças adicionais de Software não-Livre.

Nossos lançamentos podem ser facilmente adotados por distribuições 100% livres do GNU / Linux, assim como por seus usuários, por distribuições que querem permitir que seus usuários escolham liberdade, e por usuários daqueles que não o fazem.

Fonte




Instalação


Recomendação - Não tenha firmware proprietária de vídeo instalada, se tiver remova para evitar de o sistema não entrar na interface gráfica.



Repositório



Para adicionar o repositório do linux libre de os comandos abaixo no terminal.


Log como root.

su


Instale o apt-transport-https

apt install apt-transport-https


Adicione o espelho do repositório.

echo "deb http://linux-libre.fsfla.org/pub/linux-libre/freesh freesh main" > /etc/apt/sources.list.d/linux-libre.list



Adicione a chave.

wget -O - https://jxself.org/gpg.asc | sudo apt-key add -
 Atualize o apt.


apt update



Para instalar a ultima versão disponível de o comando abaixo.



apt install linux-libre linux-libre-headers


Reinicie o computador para carregar o novo kernel libre.



Ai está o Debian 100% Free.



 

Opinião


Não uso o sistema free por ser um xiita doente, no meu caso especifico, para o uso que faço da maquina e dos aplicativos, é totalmente desnecessário o uso de pacotes non-free.

No caso especifico do Kernel Linux Libre é por motivo de desempenho, o meu notebook com o kernel tradicional fica uma carroça, tudo bem que ele é uma kkkkkkkk, mas com o Linux Libre o desempenho melhora consideravelmente.



Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais