Como deixar de ser um novato no Linux

Nessa matéria irei te dar uma receita de bolo para deixar de ser um noob em Linux em 6 meses, se busca conhecimento confira.

 

 

 

 

OBS: Se o que você busca é só empurrar um mouse e engordar em uma cadeira, pare de ler, essa matéria não é para você. 


Conhecimento



Conhecimento (do latim cognoscere, "ato de conhecer"), como a própria origem da palavra indica, é o ato ou efeito de conhecer. Como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato; conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento); informação ou noção adquiridas pelo estudo ou pela experiência; (autoconhecimento) consciência de si mesmo.

No conhecimento temos dois elementos básicos: o sujeito (cognoscente) e o objeto (cognoscível), o cognoscente é o indivíduo capaz de adquirir conhecimento ou o indivíduo que possui a capacidade de conhecer. O cognoscível é o que se pode conhecer.

Fonte

 


 

Ambição


A ambição é que nos move até o conhecimento e tem movido a humanidade.

A história foi, é e sempre será feita por pessoas ambiciosas por conhecimento, os acomodados passam pela vida como se nunca tiveram existido.

O curta abaixo feito pela ESA mostra de forma bem clara a importância da ambição por conhecimento.




Como deixar de ser um novato no Linux


A única forma de você deixar de ser um eterno iniciante em linux é conquistando conhecimento.

Mas já aviso que brincando de testar distro ( Refisefuqui ) você nunca ira deixar de ser um iniciante, esse produto que youtubers vendem de teste teste teste é só para te manter um eterno visualizador de seus vídeos recheados de desinformação e cada vez mais desinformado.

 

Distribuição

 

A primeira providencia é escolher uma distribuição de pacotes para iniciantes, mas antes entenda o que é uma distribuição.

 

"Uma distribuição de pacotes é um grupo comunitário ou corporativo de programadores, tradutores e colaboradores que empacotam programas fornecidos por outros desenvolvedores, na média uma distribuição faz isso para +- 50.000 programas.

Além da parte de programação, compilação e empacotamento, uma distribuição deve documentar todo esse conteúdo e é claro dar suporte a ele todo, liberando atualizações e correções de segurança quando necessário e o principal os códigos fonte.

Portanto criar um fork ou uma remasterização não é uma distribuição, é uma alteração de uma distribuição e se espera a ética em dizer isso as pessoas, no caso dessa matéria irei apresentar algumas características de distribuições de pacotes e não de remasterizações. "

Fonte


Para essa matéria temos 3 distribuições candidatas ao Iniciante Linux:


  • Manjaro
  • openSUSE
  • Ubuntu


Mas irei indicar o Ubuntu, por ser a que tem uma boa família de versões em vários ambientes gráficos, além de uma ótima documentação.


Lubuntu, Xubuntu e Kubuntu, para computadores modestos.

Ubuntu e Ubuntu Cinnamon para computadores mais modernos.


3 passos para a real liberdade, o conhecimento.


- Instale um dos sabores Ubuntu em seu computador, lembrando que se você usa Windows pode usar em maquina virtual.


- Todo e qualquer problema você não ira usar o google, mas use a documentação do Ubuntu aqui, complemente com explicações da documentação do Arch Linux.


- Estude diariamente o Guia Foca iniciante nesse periodo, faça o download aqui.


Faça exatamente isso por 6 meses e no sétimo mês você vais estar sabendo mais que 90% dos youtubers que você segue atualmente.



Comentários

  1. Excelentes conselhos, Ricardo! Ler a documentação da distribuição é fundamental para aprender mais sobre o sistema. E o Guia Foca é um prato cheio para quem tem fome de conhecimento sobre Linux. Parabéns pela matéria! Obrigado :)

    ResponderExcluir
  2. O caminho foi exposto, basta querer percorrê-lo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais