Cinnamon Desktop
O Cinnamon nasceu como um Gnome Shell configurado com algumas extensões, a principal delas era a gnome-shell-reflection, criada pelos mantenedores da remasterização Gecos, foi uma inovação ao recente Gnome Shell 3.x.
Ai um print de desktop meu em 2011 com a reclection, ela devolvia ao Gnome 3.x o painel inferior do Gnome 2.x.
Rapidamente os desenvolvedores do Linux Mint aderiram a gnome-shell-reflection em conjunto com outras extensões para o shell 3 e nascia o Cinnamon.
Em 2012 eles já iniciaram a tentativa de entrar no Debian, conseguiram em 06 de Setembro de 2013 com a versão 1.7.4-2.2.
Nesse período o Cinnamon ainda era um punhado de extensões para o shell 3, o que mudou rapidamente em versões posteriores.
O amadurecimento do Cinnamon foi algo que nunca vi em outros ambientes gráficos, alias dos que surgiram nesses últimos anos só destaco o Budgie Desktop, mas esse no Debian não progrediu quase nada, nem se quer uma task criaram ainda e o que se tem são fragmentos de um desktop.
O Cinnamon conseguiu de inicio no Debian algo raro, um desktop chegar ao backpots di Jessie na sua versão 3.0.4.
Foi de acompanhar esse processo de coragem e qualidade dos desenvolvedores do Cinnamon e Linux Mint, que passei a dar ao Mint o valor que nenhuma remasterização tem, o de contribuir com a sua fonte apesar dos obstáculos e dificuldades.
O Mint hoje tem um papel bem definido na comunidade Debian e Linux com o Cinnamon e em parceria com a Canonical o Mate desktop.
Cinnamon 4.6.7
Essa é a versão que ira vir no próximo Debian Stable o Bullseye, um desktop polido, com baixo consumo de hardware e com ótimos recursos.
Menu bem amigável para quem está migrando do Windows e com um configurador muito bom para quem gosta de acertar a aparência ao seu gosto.
Por defaut a aparência segue os padrões do Mint com seu bom e velho verde desespero kkkkkkkkkk
Mas facilmente podemos arrumar esse detalhe.
Caso queira pode instalar facilmente novos temas.
Ai está o tema Eleganse instalado.
Praticamente tudo que um iniciante precisa em um sistema operacional no que se refere a configurações, você tem no Cinnamon sem a necessidade de uso do terminal.
Uma breve demonstração da fluides do Cinnamon em um modesto dualcore.
Instalação
Você pode tranquilamente sem comprometer o seu ambiente gráfico com bibliotecas de terceiros, instalar o Cinnamon e testar na sua distribuição Linux.
Execute no terminal o comando referente a sua distribuição.
Para Arch Linux e Manjaro
sudo pacman -S cinnamon
Para Debian e Ubuntu
sudo apt-get install cinnamon
Para Fedora
sudo dnf install cinnamon
Para openSUSE
sudo zypper install cinnamon
Boas experiencias no Canela :)
Eu já torci o nariz pra ele, mas um tempo atrás queria testar o Mint LMDE, que vem com o Cinnamon por padrão, me surpreendi positivamente com ele e desde então tenho utilizado ele e estou bem satisfeito.
ResponderExcluirPorém tive um problema com o configurador bluetooth padrão, ao conectar a uma caixa de som ficava pipocando, resolvi instalando o blueman. Acontecia somente com som, gamepad funcionava normal.
Acho ele um bom meio termo entre o KDE e o XFCE
no meu caso tenho o gnome no meu debian 10, sempre ouvi dizer que instalar mais de um ambiente gráfico pode causar incompatibilidade. Por isso abandonei a mania de instalar todo os ambientes graficos do debian como fazia antes..mas dá uma vontade de voltar a fazer isso ter todos os ambientes grafico e usar um por semana, mas não sei se ficava pesado ou dava incompatibilidade...ocupar muito espaço, essas coisas.....
ResponderExcluirCinnamon é lindo demais (apesar do verde desespero kkkkkkkk)! É mais uma excelente interface que temos à disposição. Os desenvolvedores estão de parabéns pelo trabalho excepcional!
ResponderExcluir