GNU Linux-libre, Livre como em Freedo
Stux, um pinguim fofo. Poucos percebem que ele não é Livre
GNU Linux-libre é um projeto para manter e publicar distribuições 100% gratuitas de Linux, adequadas para uso em Distribuições de Sistema Livres, removendo software que está incluído sem código-fonte, com código-fonte ofuscado ou obscurecido, sob licenças de Software não-Livre, que não permite que você altere o software para que ele faça o que você deseja e isso induz ou exige que você instale partes adicionais de Software não-Livre.
Nossos lançamentos podem ser facilmente adotados por distros GNU / Linux 100% Livres, bem como por seus usuários, por distros que desejam permitir que seus usuários escolham a liberdade e por usuários daqueles que não desejam.
Embora UTUTO-e tenha sido a primeira distro GNU / Linux a remover partes não-livres do Linux, GNU Linux-libre segue e melhora as práticas estabelecidas por gNewSense e BLAG.
A Free Software Foundation Latin America (FSFLA) juntou-se ao projeto Linux-libre (então não GNU) como parte de sua campanha denominada "¡Sé Libre!", Para encorajar e permitir que os usuários vão além do uso de algum Software Livre, ao invés de buscar e escolha a liberdade.
Linux 5.9
O anuncio foi feito em 11 de Outubro de 2020.
GNU Linux-libre 5.9-gnu
Foram limpos os drivers para rtw8821c WiFi e para MediaTek mt8183 SoC.
Ajustada a limpeza do código Habanalabs e Wilc1000, e documentação Fore200e e Netronome, movida na árvore.
Limpeza atualizada de amdgpu, mt7615, i915 CSR, Mellanox mlxsw (Spectrum3), r8169 (rtl8125b-2) e tela sensível ao toque x86.
Instalação
Para ter o seu sistema base Debian com kernel 100% free confira nossa matéria abaixo.
Linux Libre para Debian, Ubuntu e derivados
Opinião pessoal
Não tenho nada contra quem usa software proprietário, eu particularmente fiz a opção por não usar na minha instalação de produção.
Não é nada filosófico ou xiita, apenas tenho preferência pela transparência do software livre e não uso software proprietário no meu Debian, apenas o que inevitavelmente acabo usando na internet, mas ai é outro papo ;)
OBS: Não é só uma questão de querer ser livre, o seu hardware também precisa funcionar com kernel e firmware free, do contrario vc pode e deve usar o kernel normal e as suas firmware proprietárias.
Gosto muito dessa iniciativa! Mas eu tive alguns problemas com uso de cpu, mesmo meu dispositivo sendo compatível com software livre.
ResponderExcluir