Usar ou não versões intermediárias do Ubuntu Linux

Restando 3 dias para o lançamento da próxima versão intermediária do Ubuntu Linux, o 20.10 Groovy Gorilla, confira nessa matéria se versão intermediaria é uma boa para você.




Ubuntu LTS e Interim

 

A Canonical explica da seguinte maneira as diferenças em LTS e Interim ( Intermediarias ).



"Versões LTS ou 'Long Term Support' são publicadas a cada dois anos em abril. As versões LTS são as versões de ‘nível empresarial’ do Ubuntu e são as mais utilizadas. Estima-se que 95% de todas as instalações do Ubuntu são lançamentos LTS.

A cada seis meses entre as versões LTS, a Canonical publica uma versão provisória do Ubuntu, com 19.10 sendo o exemplo mais recente. Essas são versões de qualidade de produção e são suportadas por 9 meses, com tempo suficiente fornecido para os usuários atualizarem, mas essas versões não recebem o compromisso de longo prazo de versões LTS."

 

Entre cada lançamento LTS temos 3 lançamentos interim.

 

 


 



"Os lançamentos intermediários apresentarão novos recursos de projetos de código aberto da Canonical e upstream, eles servem como um campo de testes para esses novos recursos. Muitos desenvolvedores executam lançamentos provisórios porque fornecem compiladores mais novos ou acesso a kernels e bibliotecas mais recentes e são frequentemente usados ​​em processos de devops rápidos, como pipelines de CI / CD, onde a vida útil de um artefato é provavelmente menor do que o período de suporte do lançamento provisório. As versões provisórias recebem manutenção de segurança total para 'principal' durante sua vida útil."


Tornando mais claro


A diferença entre versões LTS e Interim é o tempo de suporte, no desenvolvimento praticamente tem o mesmo sistema e ambas podem ser e são lançadas com bugs principalmente no ambiente grafico.

O grande diferencial da LTS é o tempo de suporte, se pegarmos o tempo de vida de uma interim que é de 9 meses e optarmos por uma LTS com esse tempo ou mais de vida, iremos ter um conjunto (sistema operacional) com uma gama enorme de bugs corrigidos e portanto mais estável.

Tem um ditado antigo que diz " Qual o pior Ubuntu ? O que acabou de ser lançado ".

Não estou dizendo que versões recém lançadas e ou em desenvolvimento não prestam, o que a grande maioria dos usuários Ubuntu tem que entender é que eles são iniciantes, até mesmo os com anos de Ubuntu e que ficam na zona de conforto usando apenas as suas facilidades são considerados usuários iniciantes em GNU/Linux diante dos problemas que uma versão verde do Ubuntu pode apresentar e apresenta.

Muitas vezes se lê nos fóruns " Olha esse bug, O Ubuntu tem um bug assim e assado" , e por ai vai a choradeira, mas em 90% dos casos não é bug, é só falta de conhecimento do usuário em resolver questões avançadas no sistema. 

Outro problema grave em versões novas do sistema é o uso indiscriminado de PPA e .deb. Essas praticas erradas são marca registrada de usuários Ubuntu, o iniciante vem do Windows com o costume de não usar o computador, o barato do infeliz é instalar programas que nunca usa, mas tem que instalar.


Qual versão escolher, LTS ou Interim ?


Sempre para o iniciante ( não sabe fazer um chroot é iniciante, busca ajuda no google e fóruns e nunca na documentação é iniciante ) quanto mais antiga a versão em suporte ativo é a melhor sempre.

Quer bancar o teimoso e usar Ubuntu em desenvolvimento ou lançamentos, adquira conhecimento, aprenda ler documentação, aprenda o básico de terminal ( man nomedoprograma ), não use pacotes de terceiros. Só não venha bancar o entendido de porra nenhuma malhar o que você não tem conhecimento para usar.

Uso Ubuntu em desenvolvimento e nunca tive problemas, mas não destruo o sistema, apenas uso o que ele tem para me oferecer e .


Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla

 

Quinta feira próxima sera lançado o Ubuntu 20.10 Interim e você sera bombardeado com os famosos Instale o Ubuntu 20.10, Faça o download do Ubuntu 20.10, Review do Ubuntu 20.10 ...

Ai é com você, é iniciante e quer tranquilidade, quer ligar o computador e usar fique na LTS 18.04 ou 20.04.

Quer usar o novo, é com você, mas lembre que lançamentos não tem a maturidade de uma versão mais antiga.



 


Comentários

  1. Eu sugiro usar ubuntu-lts p/ quem deseja menos dores de cabeça e sempre esperar pela .1 ou .2. Quem gosta de novidades pode instalar cada nova versão lançada a cada 6 meses. Eu faço instalação limpa de cada nova versão na minha partição de testes. Mas mantenho meu linuxmint na partição principal.

    ResponderExcluir
  2. Bom artigo, Ricardo! Eu sempre instalo essas versões intermediárias do Ubuntu para ficar por dentro das novidades que virão na próxima LTS.

    ResponderExcluir
  3. Ubuntu-20.10 deu erro na instalação do grub no meu ssd. Mesmo erro apresentado pelo debian-10.0 em 2019 mas que foi corrigido no 10.1. Alguém mais teve esse problema?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais