Ubuntu LTS e Interim
A Canonical explica da seguinte maneira as diferenças em LTS e Interim ( Intermediarias ).
"Versões LTS ou 'Long Term Support' são publicadas a cada dois anos em abril. As versões LTS são as versões de ‘nível empresarial’ do Ubuntu e são as mais utilizadas. Estima-se que 95% de todas as instalações do Ubuntu são lançamentos LTS.
A cada seis meses entre as versões LTS, a Canonical publica uma versão provisória do Ubuntu, com 19.10 sendo o exemplo mais recente. Essas são versões de qualidade de produção e são suportadas por 9 meses, com tempo suficiente fornecido para os usuários atualizarem, mas essas versões não recebem o compromisso de longo prazo de versões LTS."
Entre cada lançamento LTS temos 3 lançamentos interim.
"Os lançamentos intermediários apresentarão novos recursos de projetos de código aberto da Canonical e upstream, eles servem como um campo de testes para esses novos recursos. Muitos desenvolvedores executam lançamentos provisórios porque fornecem compiladores mais novos ou acesso a kernels e bibliotecas mais recentes e são frequentemente usados em processos de devops rápidos, como pipelines de CI / CD, onde a vida útil de um artefato é provavelmente menor do que o período de suporte do lançamento provisório. As versões provisórias recebem manutenção de segurança total para 'principal' durante sua vida útil."
Tornando mais claro
A diferença entre versões LTS e Interim é o tempo de suporte, no desenvolvimento praticamente tem o mesmo sistema e ambas podem ser e são lançadas com bugs principalmente no ambiente grafico.
O grande diferencial da LTS é o tempo de suporte, se pegarmos o tempo de vida de uma interim que é de 9 meses e optarmos por uma LTS com esse tempo ou mais de vida, iremos ter um conjunto (sistema operacional) com uma gama enorme de bugs corrigidos e portanto mais estável.
Tem um ditado antigo que diz " Qual o pior Ubuntu ? O que acabou de ser lançado ".
Não estou dizendo que versões recém lançadas e ou em desenvolvimento não prestam, o que a grande maioria dos usuários Ubuntu tem que entender é que eles são iniciantes, até mesmo os com anos de Ubuntu e que ficam na zona de conforto usando apenas as suas facilidades são considerados usuários iniciantes em GNU/Linux diante dos problemas que uma versão verde do Ubuntu pode apresentar e apresenta.
Muitas vezes se lê nos fóruns " Olha esse bug, O Ubuntu tem um bug assim e assado" , e por ai vai a choradeira, mas em 90% dos casos não é bug, é só falta de conhecimento do usuário em resolver questões avançadas no sistema.
Outro problema grave em versões novas do sistema é o uso indiscriminado de PPA e .deb. Essas praticas erradas são marca registrada de usuários Ubuntu, o iniciante vem do Windows com o costume de não usar o computador, o barato do infeliz é instalar programas que nunca usa, mas tem que instalar.
Qual versão escolher, LTS ou Interim ?
Sempre para o iniciante ( não sabe fazer um chroot é iniciante, busca ajuda no google e fóruns e nunca na documentação é iniciante ) quanto mais antiga a versão em suporte ativo é a melhor sempre.
Quer bancar o teimoso e usar Ubuntu em desenvolvimento ou lançamentos, adquira conhecimento, aprenda ler documentação, aprenda o básico de terminal ( man nomedoprograma ), não use pacotes de terceiros. Só não venha bancar o entendido de porra nenhuma malhar o que você não tem conhecimento para usar.
Uso Ubuntu em desenvolvimento e nunca tive problemas, mas não destruo o sistema, apenas uso o que ele tem para me oferecer e .
Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla
Quinta feira próxima sera lançado o Ubuntu 20.10 Interim e você sera bombardeado com os famosos Instale o Ubuntu 20.10, Faça o download do Ubuntu 20.10, Review do Ubuntu 20.10 ...
Ai é com você, é iniciante e quer tranquilidade, quer ligar o computador e usar fique na LTS 18.04 ou 20.04.
Quer usar o novo, é com você, mas lembre que lançamentos não tem a maturidade de uma versão mais antiga.