Microsoft Edge para Linux

A Microsoft acaba de liberar para testes o seu navegador Edge um fork do navegador Chromium da Google, confira ...





Microsoft Edge


Este navegador é um fork do projeto de software livre Chromium e outro software livre.



O Microsoft Edge é um navegador da internet desenvolvido pela Microsoft. Foi lançado pela primeira vez para Windows 10 e Xbox One em 2015, depois para Android e iOS em 2017, e para macOS em 2019. Ele é o sucessor do Internet Explorer, atuando como o novo navegador padrão de internet da Microsoft. Wikipédia

 


 

A licença de uso segue os padrões da Microsoft, aconselho ler com atenção.






Código fonte


O fonte é fornecido com Licença Pública Geral GNU (GPL) ou a Licença Pública Geral GNU (LGPL), mais informações aqui.

O fonte pode ser conseguido no link abaixo.


Código fonte M$ Edge




Instalação


Para instalar o Microsoft Edge no Linux, você pode fazer o download em .deb ou .rpm no site Microsoft Edge Insider.

Caso prefira você instalar utilizando o repositório Repositório Microsoft. O que ira garantir um software sempre atualizado, ao menos teoricamente é assim que estamos acostumados, mas cabe a Microsoft corrigir as falhas e vulnerabilidades do software e liberar atualizações.



Optei por fazer o download por .deb apenas para experimentar o software.

Faça o download por seu navegador e no terminal execute o comando para instalar.

sudo dpkg -i ~/Downloads/microsoft-edge-dev_88.0.673.0-1_amd64.deb



Instale as dependências.

sudo apt install -f




A home é no velho estilo da Microsoft, noticias.



O desempenho na minha maquina ( Posilixo ) é um pouco menos sofrível que o Chromium e o Chrome e bem inferior ao Firefox.

 


 

Netflix rodando normalmente.




Opinião pessoal


Me perdoem os adeptos da Microsoft, mas para o meu uso produtos Microsoft me causam receio, não dá não.

Talvez um dia se for disponibilizado nos repositórios do Debian, passando por todo o controle de qualidade do QA eu de uma nova chance, por enquanto eu usaria o Chomium.

OBS: Alguns links nessa postagem são fornecidos pela Microsoft e só funcionam em seu navegador, qualquer reclamação façam diretamente para a Microsoft.



Comentários

  1. Para mim que trabalho com desenvolvimento web acho valido ter um browser ms nativo. Facilita a compatibilidade nos projetos.

    ResponderExcluir
  2. eu que não uso esse navegador deles, mas de jeito nenhum!!! que deve ter de modinha chorando de emoção e até fazendo vídeo de instalação!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo navegador uso ele no Windows e agora vou passa a usa no Linux assim que sai do beta é muito superior ai Firefox eu pessoalmente acho e ao Google Chrome sinceramente não muda nada mas eu só prefiro o Edge porque acho ele muito mais bonito. Só vem Edge!!!

    ResponderExcluir
  4. Funcionando sem problemas no fedora-32-mate até o momento

    ResponderExcluir
  5. Eu também vou apenas testar por curiosidade, mas não vou usá-lo, prefiro usar o Chromium! kkkkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais