Geoffrey Knauth é o novo presidente da Free Software Foundation

Após um ano da queda de Richard Stallman um novo presidente é eleito para a FSF (Free Software Foundation), confira.








FSF (Free Software Foundation)



A Free Software Foundation (FSF) é uma organização sem fins lucrativos com uma missão mundial para promover a liberdade do usuário do computador. Defendemos os direitos de todos os usuários de software.

À medida que nossa sociedade se torna mais dependente de computadores, o software que executamos é de fundamental importância para garantir o futuro de uma sociedade livre. O software livre é sobre ter controle sobre a tecnologia que usamos em nossas casas, escolas e empresas, onde os computadores trabalham para nosso benefício individual e comunitário, não para empresas de software proprietário ou governos que possam tentar nos restringir e monitorar. A Free Software Foundation utiliza exclusivamente software livre para realizar seu trabalho.

A Free Software Foundation está trabalhando para garantir a liberdade dos usuários de computador, promovendo o desenvolvimento e o uso de software e documentação gratuitos (como na liberdade) - particularmente o sistema operacional GNU - e fazendo campanhas contra ameaças à liberdade dos usuários de computadores, como o Digital Restrictions Management (DRM) ) e patentes de software.
Fonte









Richard Stallman



Richard Stallman é um programador e ativista de software livre. Fundador do Movimento de Software Livre.

Lançou o projeto GNU, escreveu a GNU General Public License (GPL), licença usada por todos os programas do universo Linux com as 4 liberdades.


As quatro liberdades essenciais


Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais:


  1. A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).
  2. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
  3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar outros (liberdade 2).
  4. A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

Free Software Foundation e MIT.


Richard Stallman fundou a Free Software Foundation (FSF) em 1985, permanecendo na presidência até 2019.

Ele também foi o presidente fundador da FSF e permaneceu assim até setembro de 2019, quando foi forçado a renunciar primeiro à universidade do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e depois ao conselho da FSF.









A queda de Richard Stallman



Tudo começos por comentários de Stallman em emails, entenda.


Polêmicas envolvendo Jeffrey Epstein


No dia 12 de setembro de 2019, Selam Jie Gano - aluna do MIT - onde Stallman é um influente pesquisador, publicou um email criticando a postura do ativista, em particular centrando-se em um email enviado para a lista do Laboratório de Ciência Computacional e Inteligência Artificial do MIT (CSAIL, na sigla original em inglês), no qual Stallman critica o uso do termo agressão ao referir-se ao caso de Marvin Minsky, acusado de ter tido sexo com uma das garotas traficadas por Jeffrey Epstein.

Nesse email, é arguido que o termo "agressão sexual" é demasiadamente "vago", "absolutamente errado" e tende a "facilitar a inflamação da acusação", tendo sido considerada por ele a possibilidade de que Minsky não tivesse, naquele momento, conhecimento do caráter coercitivo da situação.

Nesse mesmo texto, publicado originalmente no Medium e também referenciado pela revista Vice em uma notícia sobre o assunto, foram, a posteriori, divulgados diversos emails e ocasiões onde o proeminente fundador do GNU se manifestou de maneira ordeiramente misógina.

Em meio ao post, é destacada uma nota de Stallman que data de 2006, onde diz:

"Sou cético quanto à afirmação de que pedofilia voluntária agride as crianças. Os argumentos que afirmam que isso causa algum prejuízo parecem estar baseados nos casos onde isso não é voluntário, sendo levados a cabo por pais horrificados pela ideia de que seu pequeno bebê está crescendo"


Fonte






Geoffrey Knauth



Geoffrey é um empreiteiro independente de software, trabalhou como programador, associado sênior, engenheiro de sistemas e analista de sistemas em várias empresas e contribuiu para o projeto GNU Objective-C. Ele é fluente em russo e francês e possui conhecimento prático de alemão, o que o ajuda a manter relações com cientistas da computação, matemáticos e físicos da Academia Russa de Ciências e com economistas, cientistas e agências dos Estados Unidos. Ele é bacharel em Economia pela Universidade de Harvard e é o tesoureiro da FSF.










Geoffrey Knauth eleito presidente da Free Software Foundation



Por Free Software Foundation - Publicado em 05 de agosto de 2020 15:05



BOSTON, Massachusetts, EUA - quarta-feira, 5 de agosto de 2020 - A Free Software Foundation (FSF) anunciou hoje a inclusão de um novo diretor em seu conselho e a eleição de um novo presidente.

A ativista e desenvolvedora de software livre de longa data Odile Bénassy, ​​conhecida especialmente por seu trabalho na promoção de software livre na França, foi eleita para o conselho de administração da FSF. Geoffrey Knauth, que atua no conselho da FSF há mais de trinta anos, foi eleito presidente.

Em sua eleição, Bénassy disse: "Estou feliz e orgulhosa de aceitar o convite da FSF para fazer parte do conselho. Quero ajudar a manter os princípios do software livre e os valores filosóficos em torno dele. O software livre conta entre as o mundo precisa muito hoje em dia. "

Knauth deu as boas-vindas a Bénassy, ​​dizendo:

"Estou feliz que Odile Bénassy tenha concordado em se tornar diretora da FSF, a primeira diretora da FSF na Europa. Odile é educadora em matemática, pesquisadora, engenheira de software e líder do projeto GNU Edu. defende e desenvolve software livre há mais de vinte anos "

O diretor executivo da FSF, John Sullivan, acrescentou: "Estar no conselho de administração da FSF significa, em primeiro lugar, ser um guardião do software livre e das liberdades de usuário associadas. Com um histórico tão longo, Odile mostrou ser alguém membro da FSF e os apoiadores podem contar. Estou realmente ansioso para trabalhar com ela e estou animado para ver todas as maneiras pelas quais ela ajudará a FSF a ser melhor e mais forte. "

Descrevendo sua abordagem para seu novo cargo de presidente, Knauth publicou uma declaração que começa:

"O conselho da FSF me escolheu neste momento como líder servo para ajudar a comunidade a se concentrar em nossa dedicação compartilhada para proteger e desenvolver software que respeite nossas liberdades. também é importante proteger e aumentar a diversidade de membros da comunidade. É através da nossa diversidade de experiências e opiniões que temos criatividade, perspectiva, força intelectual e rigor "

Fonte









Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais