Muitos usuários tem o costume de seguir dicas para alterar o /etc/profile e acabam corrompendo o arquivo e recebendo mensagem de erro ao tentar logar no sistema, confira como restaurar o arquivo a sua configuração default.
/etc/profile
Confira segundo o Guia Foca o manual obrigatório do iniciante GNU/Linux , o que é o /etc/profile :)
Arquivo /etc/profile
Este arquivo contém comandos que são executados para todos os usuários do sistema no momento do login. Somente o usuário root pode ter permissão para modificar este arquivo.
Este arquivo é lido antes do arquivo de configuração pessoal de cada usuário (.profile(root) e .bash_profile).
Quando é carregado através de um shell que requer login (nome e senha), o bash procura estes arquivos em sequência e executa os comandos contidos, caso existam:
/etc/profile
- ~/.bash_profile
- ~/.bash_login
- ~/.profile
Ele interrompe a pesquisa assim que localiza o primeiro arquivo no diretório do usuário (usando a sequência acima). Por exemplo, se você tem o arquivo ~/.bash_login e ~/.bash_profile em seu diretório de usuário, ele processará o /etc/profile e após isto o ~/.bash_profile, mas nunca processará o ~/.bash_login (a menos que o ~/.bash_profile seja apagado ou renomeado).
Caso o bash seja carregado através de um shell que não requer login (um terminal no X, por exemplo), o seguinte arquivo é executado: ~/.bashrc.
Observação: Nos sistemas Debian, o profile do usuário root está configurado no arquivo /root/.profile. A razão disto é porque se o bash for carregado através do comando sh, ele fará a inicialização clássica deste shell lendo primeiro o arquivo /etc/profile e após o ~/.profile e ignorando o .bash_profile e .bashrc que são arquivos de configuração usados somente pelo Bash. Exemplo, inserindo a linha mesg y no arquivo /etc/profile permite que todos os usuários do sistema recebam pedidos de talk de outros usuários. Caso um usuário não quiser receber pedidos de talk, basta somente adicionar a linha mesg n no arquivo pessoal .bash_profile.
Fonte Guia Foca
Erro /etc/profile
Os erros são causados por configurações que o usuário adiciona a esse arquivo.
O pior adicionam configurações de profile na / raiz em /etc/profile, mas como vimos na explicação do Guia Foca você pode fazer o mesmo na sua home criando o arquivo ~/.profile.
Um exemplo de como o criar é:
touch ~/.profile
Para adicionar configurações nele basta o editar com.
nano ~/.profile
Feita as alterações basta salvar Ctrl + x tecle s e tecle Enter para fechar.
Porque usar o ~/.profile e não o /etc/profile ?
Para essa pergunta temos as respostas.
Nunca altere nada na / raiz se não sabe o que está fazendo.
Criando a configuração na home do usuário em caso de erro, você pode rapidamente resolver entrando no modo texto, logando com seu usuario e apagando o arquivo.
rm -fr ~/profile
Pronto problema eliminado sem corromper o sistema.
Resolver o problema no /etc/profile
Para a sua sorte o sistema tem uma cópia original do arquivo em
/usr/share/base-files/profile
Portanto basta entrar no modo texto caso o erro não permita subir a interface gráfica e executar o comando.
sudo cp -f /usr/share/base-files/profile /etc/profile
Reinicie o computador
sudo reboot
Pronto problema resolvido :)
Vlw me ajudou aqui
ResponderExcluir