Contornar problemas do KDE Plasma em computadores modestos

O KDE Plasma nos últimos anos se tornou um dos melhores ambientes gráficos do mundo Linux em consumo de recursos de hardware, mas se a sua placa de vídeo for modesta ele pode apresentar alguns problemas, confira como contornar esse detalhe.






KDE Plasma



KDE Plasma 5 é a quinta e atual geração do ambiente de trabalho criado pelo KDE principalmente para sistemas Linux. O KDE Plasma 5 é o sucessor do KDE Plasma 4 e foi inicialmente lançado em 15 de julho de 2014. Wikipédia


Em uma instalação por default o KDE Plasma consome entre 400 e 500 MB de memória ram em ocioso.









Um detalhe do KDE Plasma são os seus efeitos do desktop, esses dependem de aceleração gráfica e muitos desses efeitos pedem uma placa gráfica com mais recursos.






No meu caso a minha placa de vídeo é super modesta e não suporta adequadamente muitos dos efeitos do Plasma.






Alguns problemas por deficiência de placa gráfica



Tudo o que você visualiza na sua tela é a placa de vídeo a responsável pela exibição, como o Plasma tem muitos recursos em seus APP, a quantidade de textos, imagens e botões é grande.

Seguem exemplos de APP que podem apresentar anomalias gráficas e em alguns casos travamentos com os efeitos ativos quando se tem uma placa de vídeo muito modesta.


Dolphin








Discover






Configuração do sistema







Os problemas geralmente são:



  • Janela transparente o que induz a se pensar que o APP travou quando foi a placa de vídeo que não conseguiu exibir a janela.

  • Travamentos do ambiente gráfico.

  • Fragmentos, deformidades e lentidão na tela ao abrir um APP.


Solução



A solução é bem simples e lógica, você não tem placa de vídeo adequada para os efeitos que tem ativos por padrão e muito menos para os demais.








A solução é desativar todos, desmarque todos e click em "Aplicar".


Veja no vídeo como desativar e note que mesmo após a desativação dos efeitos algumas janelas ainda ficam transparentes, mas não que chegue a travar.








Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais