Se o seu Firefox está consumindo muita CPU e com navegação e rolagem de paginas com problemas, confira essa matéria.
Firefox gfx.webrender
O WebRender é uma grande reescrita da arquitetura de renderização do Firefox usando o mesmo tipo de técnicas de aceleração baseadas em GPU usadas pelos jogos.
Até agora, nosso pipeline de renderização de navegadores variava dependendo da plataforma e do SO. Isso tem várias desvantagens:
- Em algumas dessas variações, a renderização acontece na CPU principal, que consome recursos que poderiam ser usados para executar o restante do navegador.
- É caro em termos de tempo e despesas gerais manter e dar suporte a vários back-ends.
O WebRender substitui isso por uma arquitetura moderna e unificada, que consiste em dois elementos principais:
- A representação da página no compositor não é mais um conjunto de camadas rasterizadas, mas agora uma lista de exibição não-ordenada.
- As etapas de composição e rasterização foram unidas em uma única etapa de renderização com GPU.
Atualmente só vem ativo por padrão no Firefox para Windows 10.
Para Linux ainda depende de se ativar manualmente.
Vantagem
Recentemente li um artigo do desenvolvedor KDE Nate Graham em que ele fala sobre a melhora do desempenho do Firefox com o servidor Wayland, confira.
"This is a new rendering backend for Firefox that’s not yet on by default. Presumably there are some edge cases where it makes things worse or causes some instability, but so far I have not experienced anything bad. On the contrary, without it, I and some other people get terrible flickering in Firefox on Wayland. With it enabled, not only is the flickering gone, but scrolling performance becomes buttery smooth and CPU usage decreases noticeably on both Wayland and X11, resulting in increased battery life! Win-win-win."
Opinião pessoal
De fato ao habilitar o gfx.webrender a rolagem das paginas tem uma melhora enorme, tanto com Xorg como com o Wayland.
Em ambos os servidores a rolagem das paginas passa a deslizar suavemente.
Outra melhora significativa foi com Screen Tearing, no meu caso ainda percebia alguns bem discretos em vídeos e ao rolar algumas paginas, nesse caso o problema foi praticamente eliminado com a ativação do gfx.webrender.
O meu hardware em que realizei os testes.
Ativação
Para ativar o gfx.webrender na barra de navegação do Firefox digite.
about:config
Busque por gfx.webrender.all
Altere de false para true, feche e abra novamente o Firefox e teste.
Muito boa dica. Top,como sempre. Não percebo porque é que esta funcionalidade não vem por padrão activa no Firefox, pois a melhora é bastante perceptivel. Se é uma função que tem ainda alguma instabilidade, também o tem para o Windows 10.
ResponderExcluirSó como curiosidade, no Windows 8.1 também vem desactivada por padrão, portanto só vem activa para o Windows 10. No macOS não sei, porque não tenho.
Cumprimentos de João Almeida.
A Mozilla já anúncio que virá ativo na versão 84 do Firefox (se nada ocorrer até o lançamento).
Excluir