Lançado Linux openSUSE Leap 15.2

Acaba de ser lançada a versão 15.2 do openSUSE Leep com varias novidades, confira.









openSUSE




openSUSE é um sistema operacional baseado no núcleo Linux, desenvolvido pela comunidade openSUSE de forma gratuita.

Após adquirir o SUSE Linux em janeiro de 2004, a Novell, uma empresa norte-americana que na década de 1980 ficou famosa por seu sistema operacional de rede (Netware), após o sucesso lançou o SUSE Linux Professional como um projeto 100% código livre, envolvendo a comunidade no processo de desenvolvimento.

A versão inicial foi uma versão de teste do SUSE Linux 10.0. A sua versão estável corrente é o openSUSE Leap 15.0.

O openSUSE é dirigido pela comunidade openSUSE Project e patrocinada pela Novell, para desenvolver e manter os componentes do SUSE Linux distribuições.

Depois da aquisição do SUSE Linux, a Novell decidiu fazer da comunidade uma importante parte do processo de desenvolvimento.

Além da distribuição, o Projeto openSUSE provê um portal web para o envolvimento da comunidade. A comunidade colabora com o openSUSE em desenvolvimento com representantes da Novell contribuindo com códigos através do openSUSE Build Service, escrevendo documentação, desenhando artes gráficas, criando discussões abertas em mailing lists e canais Internet Relay Chats (irc), assim como aprimorando o openSUSE através de wikis.

Como a maioria das distribuições Linux, o openSUSE inclui diversos Ambientes gráficos (padrão), no momento da instalação, o usuário pode escolher entre: KDE, GNOME, LXDE, Xfce entre outros.


Fonte








openSUSE Leep 15.2



O anúncio do lançamento foi feito hoje.


"NUREMBERG, Alemanha (07/07/2020)

A equipe de lançamento do openSUSE tem o orgulho de anunciar a disponibilidade do openSUSE Leap 15.2 desenvolvido pela comunidade. Usuários profissionais, de desktops e servidores de datacenter a hosts de contêiner e Máquinas Virtuais (VM), poderão usar o Leap 15.2 como um sistema operacional Linux de alta qualidade, fácil de usar e de nível empresarial."









Novidades



Vários empolgantes pacotes de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning são adicionados no Leap 15.2.



Tensorflow: uma estrutura para aprendizado profundo que pode ser usada por cientistas de dados, fornece cálculos numéricos e gráficos de fluxo de dados. Sua arquitetura flexível permite que os usuários implantem cálculos em uma ou mais CPUs em um desktop, servidor ou dispositivo móvel sem reescrever o código.
PyTorch: Criada para recursos de servidor e de computação, essa biblioteca de aprendizado de máquina acelera a capacidade dos usuários avançados de prototipar um projeto e movê-lo para uma implantação de produção.

ONNX: um formato aberto criado para representar modelos de aprendizado de máquina, fornece interoperabilidade no espaço de ferramentas da IA. Ele permite que os desenvolvedores de IA usem modelos com uma variedade de estruturas, ferramentas, tempos de execução e compiladores.

Grafana e Prometheus são dois novos pacotes mantidos que abrem novas possibilidades para especialistas em análise. O Grafana oferece aos usuários finais a capacidade de criar análises visuais interativas. Pacotes de modelagem de dados ricos em recursos: Graphite, Elastic e Prometheus oferecem aos usuários do openSUSE maior latitude para construir, calcular e decifrar dados de maneira mais inteligível.

Em geral, os pacotes de software na distribuição cresceram às centenas. A fusão de dados, o Machine Learning e a IA não são tudo o que há de novo no openSUSE Leap 15.2; um kernel em tempo real para gerenciar o tempo dos microprocessadores para garantir que os eventos críticos em tempo sejam processados ​​da maneira mais eficiente possível está disponível nesta versão.

"A adição de um kernel em tempo real ao openSUSE Leap abre novas possibilidades", disse Gerald Pfeifer, presidente do conselho do projeto. “Pense em computação de ponta, dispositivos incorporados, captura de dados, todos com imenso crescimento. Historicamente, muitos deles têm sido o domínio de abordagens proprietárias; O openSUSE agora abre as comportas para desenvolvedores, pesquisadores e empresas interessadas em testar recursos em tempo real ou talvez até em contribuir. Outro código aberto de domínio ajuda a abrir! ”


Fonte




Download



Para realizar o download visite o link abaixo.

Aconselho utilizar a imagem em DVD de 4 GB que contem todos os pacotes para a instalação sem precisar de internet, assim a instalação é bem mais rápida.

Testei a .iso para instalação pela internet e o processo chegou perto de duas horas em uma internet de 100 MB, inviavel.



Download openSUSE Leep 15.2



Instalação



Para a instalação confira o vídeo, nele mostro como particionar o disco rígido e criar as partições / Raiz e a /home.










Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais