LXQT o mais novo ambiente gráfico a ter .iso no Debian

O LXQT acaba de ser incluído entre as .iso live do Debian, confira !!











LXQT

LXQt é um conjunto de pacotes de software em desenvolvimento, com o objetivo de proporcionar um ambiente de trabalho completo. Ele foi formado a partir da fusão dos projetos LXDE e Razor-qt. Wikipédia

Desktop




Gerenciador de arquivos PCManFM-Qt





Centro de configurações




Consumo de hardware




História


Mesmo que algumas pessoas confundam o LXQt como uma reescrita do LXDE no Qt, isso não é verdade. PCMan, o autor original do LXDE, começou a experimentar com o Qt, primeiro implementando uma GUI para o PCManFM no Qt. Enquanto isso, ele escreveu um guia para migração do GTK + para o Qt, onde ele resume suas experiências.

Quando ele lançou uma prévia, algumas pessoas temiam que um ambiente de desktop baseado em Qt seria muito pesado e inchado, então ele postou sobre isso também. O LXDE foi escrito em GTK + 2, mas os tempos mudam e o GTK + 3 foi lançado. Algumas pessoas pensaram que o GTK + 3 não era bom, e que uma porta para o GTK + 3 teria sido bastante inchada, mas uma versão Qt não seria.

Aviso curto: para aqueles interessados ​​em números, o PCMan criou mais tarde um outro post sobre o uso e o desempenho, que você pode encontrar aqui.

Ao mesmo tempo, outro grupo de pessoas estava trabalhando em um ambiente de desktop baseado em Qt chamado razor-qt, e eventualmente as pessoas LXDE-Qt e Razor-qt decidiram trabalhar juntas e criar o LXQt. Então, ao invés de ser uma reescrita do LXDE no Qt, o LXQt é um ambiente de desktop leve baseado fortemente na base de código do qt da navalha e uma equipe formada por desenvolvedores do LXDE e do ex-razor-qt. Esta mesma informação é indicada em um post chamado In memory of Razor-Qt.

Algumas distribuições ainda são categorizadas sob o nome LXDE-Qt, por razões históricas que devem estar claras agora. Neste post você ainda pode ver o nome mencionado como LXDE-Qt ou LXQt, mas agora o nome oficial é definido, e é LXQt

Inicialmente foi desenvolvido no Qt4. Em junho de 2014, obteve suporte completo ao Qt5 e, como a versão 0.9.0 suporta apenas o Qt5.

Recentemente, ele mudou de usar muitas bibliotecas desenvolvidas individualmente para usar a biblioteca KFrameworks5. Novamente, algumas pessoas tiveram medo de introduzir o inchaço porque acharam que isso significaria incluir todas as bibliotecas e dependências do KDE, mas, mais uma vez, esse não foi o caso. O KFrameworks5 foi introduzido na tentativa de dividir a funcionalidade básica das bibliotecas específicas do KDE e, assim, torná-lo utilizável em outros projetos além do KDE.

Fonte

Download


O Debian por suas politicas de uso exclusivo de software free não disponibiliza de forma oficial o sistema com firmware proprietário, mas o faz em seus servidores de forma não oficial, confira abaixo os links do Free e o non-free da versão testing.

OBS: Acreditamos que de tempo de essa iso ser mantida para o Debian Buster com lançamento previsto para meados de 2019.


Download Debian LXQT free

Download Debian LXQT non-free





Instalação


Confira no vídeo abaixo como está fácil a instalação do Debian.



Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais