Menu

quarta-feira, 27 de março de 2019

Debian e Ubuntu não instalam no meu computador

Se você é um dos premiados que o Debian ou Ubuntu travam a instalação e você não sabe o motivo, confira nessa matéria como é super fácil identificar o problema.









Travamento na instalação do sistema


Em primeiro lugar deixa eu explicar um detalhe, tanto o Debian como Ubuntu tem versões live, são aquelas .iso que você da boot e experimenta o sistema sem instalar no disco.

O problema é que as imagens live não fazem de fato uma instalação do sistema, elas fazem uma restauração de um backup do sistema feito pelos desenvolvedores das distribuições.

Esse backup é compactado no arquivo .squashfs na .iso de "instalação".







Nessas imagens live você não tem boas opções para verificar de fato um problema ocorrido, tipo um erro proveniente de um driver, uma configuração incompatível do bios, problemas com disco rígido, enfim as live são limitadas e se restringem apenas a cópia do backup.

Melhor opção


A melhor opção de .iso são as que fazem de fato uma instalação do sistema operacional, pacote por pacote.

Para Debian você deve usar as imagens netinst que você encontra aqui.

Para Ubuntu você deve usar as imagens minimal que você encontra aqui.





Essas imagens usam o instalador convencional do Debian e portanto ambas tem o recurso que você precisa para identificar o problema e o resolver.


Exemplo com o Ubuntu minimal, supondo que vocẽ está instalando o sistema e em uma determinada parte a instalação é interrompida com erro, nessa situação basta você teclar Ctrl + Alt + f4 e o console sera exibido e você ira poder ver a mensagem de erro completa.

Nesse exemplo não tem erro, mas no caso de problemas eles estariam nas ultimas linhas.







Para voltar a parte gráfica tecle Ctrl + Alt + f1







Sabendo desse recurso você tem metade do problema resolvido, agora sabe de fato o que está causando o erro/travamento e é só buscar soluções a esse erro.


Eu estou te ajudando? Faça uma doação!!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário