Menu

segunda-feira, 25 de março de 2019

Debian LTS

Confira nessa matéria o que é a versão LTS do Debian GNU/Linux.










LTS


O Suporte de longo prazo (LTS - Long-term support) é um tipo especial de versionamento de software ou edição de um software, projetada para designar algo que terá suporte por um período maior que o normal. É um conceito frequentemente aplicado a softwares livres e projetos de código aberto.

É uma política de ciclo de vida de produto para software de computador, que se aplica aos tópicos de engenharia de confiabilidade, processo de desenvolvimento de software e ciclo de lançamentos. O Suporte Long-Term estende o período de manutenção de software; também altera o tipo e a frequência da aplicação de atualizações de software(patches) para reduzir riscos, custos e disrupções na implantação de software, enquanto promove dependabilidade do software. Não significa diretamente suporte técnico.

No início de um ciclo de suporte long-term, o desenvolvedor de software impõe o congelamento das funcionalidades: Correções são apenas aceitas para resolver defeitos e vulnerabilidades no software, não introduzindo novas funcionalidades que possam causar uma regressão. O mantenedor do software distribui os patches individualmente, ou os empacota em uma versão de manutenção, versão menor ou service pack. Chegando o final do período de suporte, é decretado o end-of-life do produto.

O termpo suporte long-term é geralmente reservado para versões especiais de software ou edições de software que normalmente teriam um ciclo de lançamento e manutenção mais curto. Tipicamente, em uma publicação LTS o software é mantido pelo período de dois anos.


Debian Suporte Estendido


Suporte Estendido do Debian (Long Term Support - LTS em inglês) é um projeto para estender o tempo de vida de todas as versões estáveis do Debian em (pelo menos) 5 anos. Debian LTS não serão tratados pela equipe de segurança do Debian, mas por um grupo separado de voluntários e companhias interessadas em fazer dele um sucesso (com alguma hierarquia de pessoas envolvidas).

Assim, a equipe Debian LTS assume a manutenção dos diversos lançamentos de segurança uma vez que a equipe de Segurança Debian para o seu trabalho. A equipe irá, assim, lidar com:

Debian 6 “Squeeze” até 29 de fevereiro de 2016

Debian 7 “Wheezy” a partir de 26 de abril de 2016 à 31 de maio de 2018

Debian 8 “Jessie” de maio de 2018 até final de abril/maio de 2020

Debian 9 “Stretch” (to review before start) 2020 to June 2022

As empresas que utilizam Debian que estão se beneficiando deste projeto são encorajadas à ajudar no desenvolvimento ou contribuir financeiramente. 

A quantidade de pacotes que são devidamente apoiados depende diretamente do nível de apoio que recebemos.


Funding the Debian LTS project



Eu estou te ajudando? Faça uma doação!!













Nenhum comentário:

Postar um comentário