O Falcon Heavy é um veículo reutilizável de lançamento , desenvolvido pela SpaceX que usa GNU/Linux, confira os detalhes nessa matéria.
O grande diferencial do Falcon sobre os demais foguetes, é a economia de dinheiro, além de sem mais barato é reaproveitável.
Os foguetes usados retornam a terra para novas missões, na imagem abaicho temos o retorno simultâneo de dois dos 3 foguetes usados no lançamento do 1º Falcon Heavy
O 3º não teve a mesma precisão errou a plataforma de decida e caiu no mar, mas em nada desabonou a missão.
Navegando na rede encontrei uma matéria do Niroshan Rajadurai com vários detalhes legais sobre o software usado no Falcon Heavy, vamos a matéria.
Os exemplos incluem: Python, C++, Go, vim, bash, GNU screen, LabView, e muitas tecnologias desenvolvidas internamente.
Eles trabalham em tudo, desde aplicativos da Web em grande escala até pequenas plataformas de computação incorporadas.
Eles criam stacks de tecnologia em C# / MVC4 / EF / MSSQL via REST para Javascript / Knockout / Handlebars / LESS, C++ / Linux Embutido, Python, LabVIEW… que juntos os permitem construir, lançar e monitorar os lançamentos.
Existem quatro equipes de software:
A equipe da Flight Software tem cerca de 35 pessoas. Escrevemos todo o código para os aplicativos Falcon 9, Grasshopper e Dragon; e fazer o trabalho da plataforma principal, também nesses veículos; nós também escrevemos software de simulação; testar o código de voo; escrever o software de comunicações e análise, implantado em nossas estações terrestres. Eles também trabalham no Controle da Missão para apoiar missões ativas.
A equipe do Enterprise Information Systems constrói os sistemas de software internos que fazem o spacex funcionar. Usamos muitos chapéus, mas o principal produto que desenvolvemos e lançamos é um aplicativo da Web interno que quase todas as pessoas da empresa usam. Isso inclui as pessoas que estão criando pedidos de compra e preenchendo nosso estoque de peças, engenheiros criando projetos e ordens de serviço com essas peças, técnicos no chão fazendo cronometragem e vendo qual será o trabalho de hoje por esses projetos ... e literalmente tudo isso. Eles aproveitam C# / MVC4 / EF / SQL; Javascript / Knockout / Handlebars / LESS / etc e uma API REST super sexy.
A equipe da Ground Software tem cerca de 9 pessoas. Eles codificam principalmente no LabVIEW. Eles desenvolvem as GUIs usadas no controle de Missão e Lançamento, para engenheiros e operadores monitorarem a telemetria do veículo e comandarem os equipamentos de suporte de foguetes, espaçonaves e pads. Eles estão empurrando dados de alta largura de banda em torno de um sistema altamente distribuído e implementando interfaces de usuário complexas com requisitos rigorosos para garantir que os operadores possam controlar e avaliar as espaçonaves de maneira oportuna.
A equipe do Avionics Test trabalha com os projetistas de hardware de aviônica para escrever software para testes. Eles pegam problemas com o hardware cedo; quando é hora de integração e teste com software de voo, normalmente é uma unidade de trabalho. O objetivo principal é escrever softwares muito abrangentes e robustos para automatizar a descoberta de problemas com o hardware em alto volume. O software geralmente é executado durante testes ambientais mecânicos.
Sistema Operacional = Linux.
Hardware = Intel x86 para controladores de voo e Power PC para controlador de hardware
Isso permite que uma única estação de trabalho simule todos os controladores e processadores. Assim, permitindo testes automatizados em massa.
Falcon 9 tem:
Três sequências de controlador de voo no primeiro estágio e três no segundo.
A Falcon Heavy tem:
Doze strings de computador de voo nos andares inferiores.
Os núcleos de string executam duas instâncias do Linux e o software de voo, um em cada núcleo, na CPU dual core.
A maioria dos sistemas de controle de voo são redundantes triplos para confiabilidade (“triplex”).
O uso de componentes endurecidos por radiação não é necessário para um sistema FCB suborbital como o usado em foguetes Falcon, já que o controle de vôo não é exposto a radiação suficiente durante um período suficientemente longo para induzir uma falha no processador, barramento, etc.
Os sistemas que estão em órbita ou usados para controle de espaço profundo geralmente usam silício radial em isolador ou silício em processadores de safira como o endurecido PowerPC.
A SpaceX usa um sistema Ator-Juiz para fornecer redundância tripla aos seus foguetes e espaçonaves.
O Falcon 9 tem 3 processadores x86 dual core executando uma instância do Linux em cada núcleo.
O software de voo é escrito em C/ C++ e é executado no ambiente x86.
Para cada cálculo / decisão, a “cadeia de voo” compara os resultados de ambos os núcleos.
Se houver uma inconsistência, a sequência será inválida e não enviará nenhum comando.
Se ambos os núcleos retornarem a mesma resposta, a string envia o comando para os vários microcontroladores no foguete que controlam coisas como os motores e as aletas da grade.
Os engenheiros da SpaceX executam o que eles chamam de "Cortando as cordas", onde eles desligam aleatoriamente uma mid mid de simulação de voo, para ver como ela responde.
Os microcontroladores, rodando em processadores PowerPC, receberam três comandos das três seqüências de voo.
Eles agem como um juiz para escolher o curso correto das ações.
Se todas as três strings estiverem de acordo, o microcontrolador executará o comando, mas se 1 das 3 for ruim, ele irá com as strings que anteriormente estavam corretas.
O Falcon 9 pode completar com sucesso sua missão com uma única seqüência de vôo.
A redundância tripla confere ao sistema tolerância à radiação sem a necessidade de componentes endurecidos radiais caros.
A SpaceX testa todo o software de voo no que pode ser chamado de foguete de mesa.
Eles colocam todos os computadores e controladores de vôo no Falcon 9 em uma mesa e os conectam como se estivessem no foguete real.
Em seguida, eles executam um voo simulado completo nos componentes, monitorando o desempenho e as possíveis falhas.
Fonte
Outras fontes
Quora, Reddit AMA, Stack eXchange
Falcon Heavy
O Falcon Heavy, anteriormente conhecido como Falcon 9 Heavy, é um veículo de lançamento reutilizável de origem estadunidense projetado e produzido pela empresa SpaceX. O Falcon Heavy é o foguete mais poderoso do mundo em operação e o maior desde o Saturn V da NASA.
Fonte
Falcon Heavy
Saturn V
O Falcon Heavy ficou conhecido por grande parte das pessoas por ter lançado ao espaço um Testla.
Confira no vídeo abaixo esse histórico passo da humanidade em busca da exploração espacial.
Fonte
Falcon Heavy
Saturn V
O Falcon Heavy ficou conhecido por grande parte das pessoas por ter lançado ao espaço um Testla.
Confira no vídeo abaixo esse histórico passo da humanidade em busca da exploração espacial.
Falcon Heavy & Starman
O grande diferencial do Falcon sobre os demais foguetes, é a economia de dinheiro, além de sem mais barato é reaproveitável.
Os foguetes usados retornam a terra para novas missões, na imagem abaicho temos o retorno simultâneo de dois dos 3 foguetes usados no lançamento do 1º Falcon Heavy
O 3º não teve a mesma precisão errou a plataforma de decida e caiu no mar, mas em nada desabonou a missão.
E o GNU/Linux entra onde ?
Navegando na rede encontrei uma matéria do Niroshan Rajadurai com vários detalhes legais sobre o software usado no Falcon Heavy, vamos a matéria.
Quais idiomas e ambientes a SpaceX usa?
Os exemplos incluem: Python, C++, Go, vim, bash, GNU screen, LabView, e muitas tecnologias desenvolvidas internamente.
Eles trabalham em tudo, desde aplicativos da Web em grande escala até pequenas plataformas de computação incorporadas.
Eles criam stacks de tecnologia em C# / MVC4 / EF / MSSQL via REST para Javascript / Knockout / Handlebars / LESS, C++ / Linux Embutido, Python, LabVIEW… que juntos os permitem construir, lançar e monitorar os lançamentos.
Quantas equipes de software existem?
Existem quatro equipes de software:
A equipe da Flight Software tem cerca de 35 pessoas. Escrevemos todo o código para os aplicativos Falcon 9, Grasshopper e Dragon; e fazer o trabalho da plataforma principal, também nesses veículos; nós também escrevemos software de simulação; testar o código de voo; escrever o software de comunicações e análise, implantado em nossas estações terrestres. Eles também trabalham no Controle da Missão para apoiar missões ativas.
A equipe do Enterprise Information Systems constrói os sistemas de software internos que fazem o spacex funcionar. Usamos muitos chapéus, mas o principal produto que desenvolvemos e lançamos é um aplicativo da Web interno que quase todas as pessoas da empresa usam. Isso inclui as pessoas que estão criando pedidos de compra e preenchendo nosso estoque de peças, engenheiros criando projetos e ordens de serviço com essas peças, técnicos no chão fazendo cronometragem e vendo qual será o trabalho de hoje por esses projetos ... e literalmente tudo isso. Eles aproveitam C# / MVC4 / EF / SQL; Javascript / Knockout / Handlebars / LESS / etc e uma API REST super sexy.
A equipe da Ground Software tem cerca de 9 pessoas. Eles codificam principalmente no LabVIEW. Eles desenvolvem as GUIs usadas no controle de Missão e Lançamento, para engenheiros e operadores monitorarem a telemetria do veículo e comandarem os equipamentos de suporte de foguetes, espaçonaves e pads. Eles estão empurrando dados de alta largura de banda em torno de um sistema altamente distribuído e implementando interfaces de usuário complexas com requisitos rigorosos para garantir que os operadores possam controlar e avaliar as espaçonaves de maneira oportuna.
A equipe do Avionics Test trabalha com os projetistas de hardware de aviônica para escrever software para testes. Eles pegam problemas com o hardware cedo; quando é hora de integração e teste com software de voo, normalmente é uma unidade de trabalho. O objetivo principal é escrever softwares muito abrangentes e robustos para automatizar a descoberta de problemas com o hardware em alto volume. O software geralmente é executado durante testes ambientais mecânicos.
Qual sistema operacional e hardware é usado?
Sistema Operacional = Linux.
Hardware = Intel x86 para controladores de voo e Power PC para controlador de hardware
Isso permite que uma única estação de trabalho simule todos os controladores e processadores. Assim, permitindo testes automatizados em massa.
Falcon 9 tem:
Três sequências de controlador de voo no primeiro estágio e três no segundo.
A Falcon Heavy tem:
Doze strings de computador de voo nos andares inferiores.
Os núcleos de string executam duas instâncias do Linux e o software de voo, um em cada núcleo, na CPU dual core.
“A redundância tripla confere ao sistema tolerância à radiação sem a necessidade de componentes endurecidos radiais caros. "
A maioria dos sistemas de controle de voo são redundantes triplos para confiabilidade (“triplex”).
O uso de componentes endurecidos por radiação não é necessário para um sistema FCB suborbital como o usado em foguetes Falcon, já que o controle de vôo não é exposto a radiação suficiente durante um período suficientemente longo para induzir uma falha no processador, barramento, etc.
Os sistemas que estão em órbita ou usados para controle de espaço profundo geralmente usam silício radial em isolador ou silício em processadores de safira como o endurecido PowerPC.
Como a SpaceX consegue alta confiabilidade para o sistema?
A SpaceX usa um sistema Ator-Juiz para fornecer redundância tripla aos seus foguetes e espaçonaves.
O Falcon 9 tem 3 processadores x86 dual core executando uma instância do Linux em cada núcleo.
O software de voo é escrito em C/ C++ e é executado no ambiente x86.
Para cada cálculo / decisão, a “cadeia de voo” compara os resultados de ambos os núcleos.
Se houver uma inconsistência, a sequência será inválida e não enviará nenhum comando.
Se ambos os núcleos retornarem a mesma resposta, a string envia o comando para os vários microcontroladores no foguete que controlam coisas como os motores e as aletas da grade.
Os engenheiros da SpaceX executam o que eles chamam de "Cortando as cordas", onde eles desligam aleatoriamente uma mid mid de simulação de voo, para ver como ela responde.
Os microcontroladores, rodando em processadores PowerPC, receberam três comandos das três seqüências de voo.
Eles agem como um juiz para escolher o curso correto das ações.
Se todas as três strings estiverem de acordo, o microcontrolador executará o comando, mas se 1 das 3 for ruim, ele irá com as strings que anteriormente estavam corretas.
O Falcon 9 pode completar com sucesso sua missão com uma única seqüência de vôo.
A redundância tripla confere ao sistema tolerância à radiação sem a necessidade de componentes endurecidos radiais caros.
A SpaceX testa todo o software de voo no que pode ser chamado de foguete de mesa.
Eles colocam todos os computadores e controladores de vôo no Falcon 9 em uma mesa e os conectam como se estivessem no foguete real.
Em seguida, eles executam um voo simulado completo nos componentes, monitorando o desempenho e as possíveis falhas.
Fonte
Outras fontes
Quora, Reddit AMA, Stack eXchange
Impressionante !
ResponderExcluirÉ mais que impressionante, é a história sendo escrita dos primeiros passos do homem em busca de preservar a especie quando a terra não poder mais abrigá-la, não uma especie qualquer, a unica que conhecemos que evoluiu da poeira estelar a níveis complexos de inteligência para se auto contemplar, humanos :)
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