Menu

sábado, 28 de abril de 2018

Gimp 2.10 por flatpak no seu GNU/Linux

O Gimp 2.10 vem com força total, alem de estar disponível em alguns repositórios das distribuições, também é empacotado em Flatpak, veja como o instalar em seu sistema.










Gimp


O GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um editor de figuras avançado. Você pode usá-lo para editar, melhorar e retocar fotos e scans, criar desenhos e fazer suas próprias imagens. Ele tem uma grande coleção de ferramentas de edição e filtros com qualidade profissional, similares às encontradas no Photoshop. Vários ajustes finos e funcionalidades como camadas, caminhos, máscaras e scripts te dão total controle sobre suas imagens.

Muitos formatos de arquivos de imagens são suportados, incluindo JPEG, Photoshop (.psd) e Paint Shop Pro (.psp). Ele pode ser usado para escanear e imprimir fotos.

Novo visual do 2.10







Novidades



Nós não vamos listar o changelog completo aqui, já que você pode ter uma ideia melhor com as notas de lançamento oficiais do GIMP 2.10. Para obter uma lista ainda mais detalhada de alterações, consulte o arquivo NEWS.

Ainda assim, para que você tenha um gostinho rápido do GIMP 2.10, aqui estão algumas das mudanças mais notáveis:

O processamento de imagens quase totalmente transferido para o GEGL, permitindo processamento de alta profundidade de bits, processamento de pixels acelerado por hardware e multithread e muito mais.

O gerenciamento de cores é um recurso principal agora, a maioria dos widgets e áreas de visualização são gerenciadas por cores.

Muitas ferramentas aprimoradas e várias ferramentas novas e empolgantes, como a transformação Warp, a transformação Unificada e as ferramentas de transformação Handle.

Visualização na tela para todos os filtros portados para o GEGL.

Pintura digital melhorada com rotação de tela e flipping, pintura de simetria, suporte de pincel MyPaint…

Suporte para vários novos formatos de imagem adicionados (OpenEXR, RGBE, WebP, HGT), bem como suporte aprimorado para muitos formatos existentes (em particular, importação de PSD mais robusta).

Exibição e edição de metadados para Exif, XMP, IPTC e DICOM.

Suporte básico a HiDPI: tamanho de ícone automático ou selecionado pelo usuário.

Novos temas para o GIMP (Light, Grey, Dark, e System) e novos ícones simbólicos significaram diminuir o ambiente e mudar o foco para o conteúdo (os antigos ícones de tema e cor ainda estão disponíveis em Preferências).

E mais, melhor, mais e ainda mais incrível!






Instalação


Para instalar o gimp empacotado em flatpak, você deve ter o flatpak instalado em seu sistema, de o comando referente a sua distribuição para instalar.

Debian e Ubuntu

sudo apt install flatpak

Arch linux

sudo pacman -S flatpak

Fedora

sudo dnf install flatpak

openSUSE

sudo zypper install flatpak

Agora instale o Gimp com o comando abaixo.

flatpak install https://flathub.org/repo/appstream/org.gimp.GIMP.flatpakref




Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!












7 comentários: