Menu

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Atualizar kernel sem precisar reiniciar o Ubuntu 18.04

Live Patching é um recurso para aplicar correções no kernel sem a necessidade de reiniciar o sistema.
Confira os detalhes nessa matéria.






Live patching

As atualizações sem reinicialização podem até mesmo ser aplicadas ao kernel usando tecnologias de correção ao vivo, como Ksplice, kpatch e kGraft. Fundamentos minimalistas para patch de kernel ao vivo foram fundidos na linha principal do kernel Linux na versão 4.0, lançada em 12 de abril de 2015. Essas fundações, conhecidas como livepatch e baseadas principalmente na funcionalidade ftrace do kernel, formam um núcleo comum capaz de suportar hot patching. tanto pelo kGraft quanto pelo kpatch, fornecendo uma interface de programação de aplicativo (API) para módulos do kernel que contêm hot patches e uma interface binária de aplicativo (ABI) para os utilitários de gerenciamento de espaço do usuário. 
No entanto, o núcleo comum incluído no kernel Linux 4.0 suporta apenas a arquitetura x86 e não fornece nenhum mecanismo para garantir a consistência no nível da função enquanto os hot patches são aplicados. Desde abril de 2015, há trabalhos em andamento sobre como portar o kpatch e o kGraft para o núcleo de patch ao vivo comum fornecido pela linha principal do kernel do Linux. 








Utilização


Para utilizar o recurso você deve ter uma conta no Ubuntu one, para isso visite o link abaixo.


Com a sua conta criada e você conectado, vá ao menu e abra o "Programas e atualizações" vá a guia "Atualizações".

Em "Touse livepatch you need to sing in" click em "Sing in..."






Agora o recurso está habilitado.


Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!

























4 comentários:

  1. Testarei esse recurso,para instalar a distro num notebook, como será dual boot, torna-se mais seguro realizar a correção do pacht do kernel, sem o risco de quebrar tudo, principalmente em notebook acer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualização de kernel não interfere em nada no dual boot, e quebrar um sistema GNU/Linux usado de forma correta é impossível, quando ocorre foi vc que o quebrou utilizando pacotes de terceiros, PPA, essas porcarias que blogueiros inescrupulosos espalham de forma irresponsável. Procure usar seu sistema só com o repositório oficial e vai notar a diferença.

      Excluir
  2. Eu continuarei atualizando Keenel pelo UKUU que nunca me deixou na mão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai não é para atualização de segurança, não tem relação com o recurso da matéria.

      Excluir