Menu

terça-feira, 6 de março de 2018

RTFM (Leia a porra do manual)

Veja nessa matéria que você não deve se ofender quando te mandarem ler a porra do manual, mas deve agradecer a quem te falar isso.











Manual


substantivo masculino

Compêndio, livro pequeno que encerra os conhecimentos básicos de uma ciência, uma técnica, um ofício.


No GNU/Linux o chamamos de wiki ou documentação.

Exemplo básico.

Wiki Ubuntu







A melhor de todas usada por todas como base.

Wiki Arch





Cultura RTFM




Esta sigla significa "Read the Fucking Manual" - "Leia a Porra do Manual", mas também pode ser expandida em uma variante mais amigável, "Read the Fine Manual" - "Leia o Excelente Manual".

Esta frase é usada às vezes como uma resposta (resumida) para perguntas dos novatos.

É um pouco abrupta, e denuncia um certo incômodo em uma pergunta feita por alguém que nem sequer se preocupou em ler a documentação.

Alguns dizem que esta resposta clássica é melhor do que nenhuma resposta (já que indica que a documentação contém as informações solicitadas), ou do que uma resposta mais longa e agressiva.

Em qualquer caso, se alguém responde "RTFM" para você, muitas vezes é sábio não se ofender. Uma vez que esta resposta pode ser percebida como irritante, você pode querer tentar evitar recebê-la.

Se a informação que você precisa não está no manual, o que pode acontecer, você pode dizer isto, de preferência na sua pergunta inicial. Você também deve descrever as várias etapas que você pessoalmente realizou para encontrar informações antes de você levantar uma questão em um fórum.

Seguir as orientações de Eric Raymond é uma boa maneira de evitar os erros mais comuns e obter respostas úteis.

Fonte


Wiki


Não entenda isso como uma obrigação, mas ao menos tente ao ter um problema, buscar a solução na wiki da sua distribuição.


Wiki Arch

Wiki Debian

Wiki Ubuntu

Wiki Gentoo

Wiki Slackware

Wiki Manjaro

Wiki openSUSE

Wiki Fedora

Guia Foca






Xiiiiiiiii Deu ruim, a minha "Distro" não tem wiki !!! Descobriu "miseravi" a sua "Distro" é só um deskmod, uma refisefuqui, uma remasterização de fundo de quintal, elas não tem documentação, no máximo um guia porco de instalação e muita, mas muita conversa fiada.

Resolva isso o quanto antes ;)


Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!



















4 comentários:

  1. >>> Descobriu "miseravi" a sua "Distro" é só um deskmod, uma refisefuqui, uma remasterização de fundo de quintal, elas não tem documentação, no máximo um guia porco de instalação e muita, mas muita conversa fiada.

    haiuihaihaieae :DDDDDD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse povo curte uma treta kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Serio? Kkkkk cara, eu antes de começar a usar Linux, imprimi o Guia Foca Linux inteiro. Iniciante e intermediário. Imprimi o Guia de instalação do Debian. O SlackBook. Imprimi e li tudo várias vezes. Quando finalmente migrei, já sabia o basico, numa época em que o básico era compilar os drivers de winmodems...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje mesmo um já me xingou por indicar a documentação kkkkkkkkkkkkkkk Tenso.

      Excluir