Menu

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Sincronizar Google Drive no Debian, Ubuntu e derivados

Que tal poder sincronizar sua pasta do Google Drive com o seu Gnome desktop ? Se estava procurando algo assim leia essa matéria.








OBS: Apenas para ambiente gráfico Gnome.

Google Drive



Como todos sabem o Google não disponibiliza um APP do Google Drive para GNU/Linux, acredito que nunca ira disponibilizar.

Temos alguns programas pagos para fazer a sincronização, mas não confio muito nesses aplicativos e portanto nem irei me aprofundar neles.

Como alternativa aberta temos o grive, uma ótima alternativa por linha de comando mais destinado a usuários intermediários.

Mas o objetivo desse blog é atender ao usuário final, o iniciante, aquele que quer aplicativos gráficos para simplesmente os usar e .




Contas Online


A boa noticia é que o Gnome tem o aplicativo "Contas Online" o qual você pode usar para sincronizar as suas contas do Google, não somente o serviço Google Drive, mas todos os demais.




Devido os devaneios da Canonical em usar o plugin unity, o Ubuntu 16.04 e anteriores usam um fork do Gnome para possibilitar o uso do plugin do Compiz e não vem com o Contas Online instalado por padrão.

Mas graças ao grande Tux que iluminou a mente do tio Mark, o Ubuntu atualmente já não usa mais o plugin unity e adotou o Shell 3 para alegria de muitos :) Portanto para Ubuntu 17.10 e posteriores o Contas Online está presente no sistema, assim como no Debian Stretch e posteriores.

Para Ubuntu 16.04 você precisa instalar o serviço, para isso abra o seu terminal e de o comando abaixo.

sudo apt install gnome-control-center gnome-online-accounts

Com o Contas Online instalado, você está pronto para continuar lendo essa matéria.

Configuração






Tecle Alt + f2 de o comando abaixo.

gnome-control-center

Click em "Contas Online".




Click em "Adicionar uma conta on-line".








Click no Google.



Log na sua conta do Google que deseja fazer a sincronização.




Role a próxima pagina até o final e click em "Permitir".




Ative os serviços Google para a sincronização.




Abra o seu gerenciador de arquivos o Nautilus a acesse, altere, adicione dados ao seu Google Drive, clicando no nome da sua conta Google no painel a esquerda.




Teste


Supondo que você queira enviar para o seu Google Drive os papeis de parede do Ubuntu, copie a pasta que os contem para a sua pasta da sincronização com o Google Drive.







Cópia em andamento.




Ai está a nova pasta sincronizada no Google Drive.




Inconveniente



Os arquivos não ficam salvos em sua maquina para uso offline, mas você pode facilmente copiar o conteúdo da sincronização para o seu computador.


Para outros ambientes gráficos


Google Drive no XFCE, Debian e Ubuntu


kio-gdrive para Debian Testing



Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!













Um comentário: