Dolphin 17.04.03 e posteriores não terá mais suporte ao Root

KDE entrando na onda da linha dura em favor do engessamento e controle do que seus usuários podem ou não fazer, se você precisa usar o gerenciador de arquivos como Root e foi proibido de o fazer, veja nessa matéria como contornar a ditadura do K.









Executing Dolphin as root is not possible.



Na minha opinião não existe justificativa para um engessamento desse nível, mesmo as argumentações do Martin sendo super validas, mas para uma recomendação, um alerta, nunca uma proibição uma imposição.


Saídas


Mas vamos ao que interessa, as alternativas a essa nova realidade.


. Você pode alterar a

/usr/lib/x86_64-linux-gnu/libkdeinit5_dolphin.so

Alterada que já anda circulando por ai, eu particularmente prefiro não usar esse tipo de coisa, principalmente não conhecendo quem a alterou.


2º. Tem a alternativa de usar o Konqueror, mas esse tem acesso direto com a internet, de forma alguma usem ele como Root.


. Você pode simplesmente instalar um gerenciador de arquivos para essa finalidade, uma sugestão seria o Thunar, que por sinal seus desenvolvedores tem uma postura mais digna que o dev do Dolphin, um alerta é exibido quando executado como Root.




Para Debian e Ubuntu


Se optar por usar o Thunar, abra o terminal e de o comando abaixo para não instalar os pacotes recomendados e acabar poluir seu KDE Plasma linha dura :)

sudo apt install --no-install-recommends thunar

Para executar o thunar como root tecle Alt + f2  digite

kdesudo thunar

Caso de comando não encontrado, instale o kdesudo com o comando abaixo.

sudo apt install kdesudo

Fica a dica pros dev Dolphin.




Comentários

  1. é uma pena. trabalho com designer gráfico, e por isso preciso instalar alguns perfis de cores icc específicos que são exigidos pelo fornecedor que eu trabalho. porém sem root no dolphin é complicado, a saída mais viável realmente é instalando o thunar. valeu pela dica. Parabéns pelo BLog

    ResponderExcluir
  2. é uma ditadura mesmo!!! Preciso acessar como root a pasta www e agora isso.

    No way. Stay Mint!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais