Evitando problemas no Ubuntu 17.10 Artful Aardvark

A cada lançamento de versões intermediarias ( ínterins ) do Ubuntu, os usuários relatam vários problemas e junto vem uma chuva de mimimi, nessa matéria tentarei por esclarecer alguns pontos quanto ao uso dessas versões e dar algumas dicas para o seu uso.




Em primeiro lugar, "As coisas são como são e não como você gostaria que fossem".

Mas isso não significa que elas não possam ser como você deseja, ao menos no SL, onde você tem a "liberdade" de as alterar como bem entender, se não tem conhecimento para isso se contente em usar as coisas como são e ao menos contribuir para que as mesmas fiquem o mais próximo do que você quer, para isso um começo é o de reportar bugs.

Ubuntu


Para um melhor entendimento seu, novamente irei utilizar  magnífico texto do membro da comunidade Wagner Arestides


"Em seus lançamentos semestrais a Canonical trabalha com o Ubuntu em dois tipos de desenvolvimento entre as suas versões. As ínterins com suporte de apenas 9 meses e as LTS com suporte longo de 5 anos.

ÍNTERIM

As versões ínterins são o laboratório de testes para uma próxima versão LTS que é lançada de dois em dois anos. Essa versão além de ter suporte curto usa pacotes mais recentes porém não é garantida a estabilidade devido ao seu tempo de suporte.
Se você não se importa em instalar essa versão de 9 em 9 meses e não ligar para estabilidade em detrimento dos pacotes mais recentes essa é a tua melhor escolha.

LTS - Long Term Support

Ao contrário das versões ínterins as LTS têm 5 anos de suporte a contar de sua data de lançamento e é recomendada para ser usada em um ambiente de produção dado o seu longo tempo de suporte. Nessa versão a probabilidade de a mesma seguir com mais estabilidade é maior por causa de seu período longo em que é suportada.
Se você prefere mais estabilidade ao invés de pacotes mais recentes e não ter que ficar instalando uma versão ínterim toda vez em que seu suporte termina em tão pouco tempo, esta é a tua melhor opção.

Atualmente as versões do Ubuntu suportadas são:

Ubuntu 14.04.5 LTS - suportada até abril de 2019
Ubuntu 16.04.3 LTS - suportada até abril de 2021
Ubuntu 17.04 ínterim - suportada até janeiro de 2018
Ubuntu 17.10 ínterim - suportada até julho de 2018

Existem exceções enquanto o suporte LTS das spins Ubuntu Gnome, Xubuntu e Lubuntu. O suporte LTS desses sabores do Ubuntu são de 3 anos. O Kubuntu juntamente do Ubuntu Desktop é o único sabor que tem suporte LTS de 5 anos na versão 14.04 LTS. Nas versões LTS posteriores do Kubuntu, o suporte é de apenas 3 anos conforme os outros sabores mencionados acima."


Até aqui já esclarecemos que o ciclo de produção do Ubuntu é:

ÍNTERIM

Para testes e aprimoramento, destinada a entusiastas e pessoas dispostas a contribuir com o projeto Ubuntu.

LTS

Para ambiente de produção, destinada a quem quer apenas usar o sistema operacional e não tem tempo nem vocação para contribuir com nada.


Resolvendo problemas

Para usuário comum


A primeira dica já foi dada.

"LTS

Para ambiente de produção, destinada a quem quer apenas usar o sistema operacional e não tem tempo nem vocação para contribuir com nada."

Se esse é o seu perfil, não use o Ubuntu ínterin atual 17.10, simples assim, rala peito malandro.


Com isso resolvemos o maior de todos os problemas, o usuário comum de desktop, aquele que não quer, não pode e apenas quer um sistema operacional funcionando.

Não use versões ínterin !!!


Para usuário tester

Os entusiastas e pessoas dispostas a contribuir com o projeto Ubuntu e que tenham conhecimento intermediário em GNU/Linux, caso não tenha conhecimento, deve ao menos ter humildade para recorrer aos grupos e pedir ajuda.

Com tudo esclarecido vamos as dicas para os usuários de Ubuntu ínterins.

1ª. Dica

Verifique sempre as notas de lançamento do seu sistema operacional, é nele que os desenvolvedores relatam os problemas comuns e possíveis correções.
No caso do Ubuntu basta visitar o link abaixo.

Release Notes Ubuntu 17.10


No Release Notes você tem informações de:

Instalação

Novidades

Recomendações

Problemas conhecidos ( Known issues )

Desktop

    Os dispositivos de áudio Bluetooth não podem ser usados ​​no Greeter. Isso causará problemas para pessoas que usam os recursos de acessibilidade, como leitores de tela na tela de login. Uma vez conectado, tudo deve funcionar como esperado.

    Alguns utilitários de administração não funcionarão com o GNOME no Wayland, uma vez que os aplicativos não foram adaptados para usar o PolicyKit para usar apenas privilégios de administrador para as funções específicas necessárias. Além disso, alguns screenshots e aplicativos screencast e todos os aplicativos do servidor de desktop remoto não funcionam atualmente no GNOME no Wayland. Como solução alternativa, você pode usar o Ubuntu na sessão Xorg. Para mais detalhes, leia as notas a montante sobre problemas conhecidos e grandes mudanças.

    Sair da sessão live pode ficar preso com um erro "A start job is running for". Talvez você precise desligar o computador com força, caso veja isso. (1706939)

    As extensões do sistema Dock e Appindicator parecem estar Desligadas em ferramentas como o GNOME Tweaks. (Eles estão ligados, mas não podem ser desativados porque são extensões do sistema para a sessão do Ubuntu.) (1718850)

    As configurações e o comportamento do Mouse & Touchpad não funcionam diretamente na área de trabalho do Ubuntu se o xserver-xorg-input-synaptics estiver instalado. Alguns ambientes de desktop, como Unity, exigem xserver-xorg-input-synaptics. (1686081)

    O leitor de tela não está funcionando para o instalador do Ubuntu no menu 'Install Ubuntu' (1719995), mas funciona bem quando o instalador é iniciado a partir da sessão ao vivo.
    O recurso Color Emoji do GNOME 3.26 não está disponível no Ubuntu 17.10.

    O rastreador não está instalado por padrão. Quando instalado, você deve sair e fazer logon novamente para que o serviço de rastreamento comece (1697769)
    Abrir o painel Usuários no Control Center é lento.

    Os sistemas podem falhar ao inicializar quando conectados no DisplayPort a uma tela externa, no hardware gráfico NVidia, como o chipset GTX970. (1723619)

    Quando um monitor externo está conectado a um laptop, a tela de login é exibida somente no interno e, em alguns casos, não está visível (1723025).

    A caixa de diálogo de aviso quando um usuário forçar uma instalação UEFI não responde ao evento de entrada e a instalação é então bloqueada nesta etapa (1724482) Evite-se alguns problemas e não força uma instalação UEFI sem uma partição UEFI, grub-installer falhará de qualquer maneira .

    Fazer uma instalação "Todo o disco" por uma instalação LVM existente falhará porque o instalador seleciona o dispositivo de inicialização errado (1724417) Use particionamento personalizado em vez disso e selecione manualmente o dispositivo de inicialização correto na caixa de combinação.


Você já está ciente dos problemas mais comuns, os que afetam mais pessoas.


2ª. Dica 

Reporting Bugs, seja um cidadão Ubuntu.

Muitos problemas devem ocorrer com você e não estão nas notas de lançamento, esses problemas também afetam outros usuários, a forma mais fácil e rápida de os resolver é reportando aos desenvolvedores para as devidas correções para casos como o seu.

Para reportar bugs leia atentamente a documentação abaixo.


Reporting Bugs  Ubuntu


3ª Dica

Leia as notas de lançamento

Reporte bugs

Use o sistema operacional





  Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!


















Comentários

  1. Meu desktop roda apenas versões LTS, mas meu notebook roda sempre a ultima versão lançada p/ testar as novidades. Belo texto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais