quinta-feira, 8 de junho de 2017

Ardour 5, estação de trabalho de áudio digital para Debian, Ubuntu e derivados.

O Ardour é um gravador multicanal (HDR) e estação de trabalho de áudio digital (DAW). Ele pode ser usado para controlar, gravar, editar e executar configurações complexas de áudio.




 

Ardour


A Ardour suporta interfaces pró-áudio através do projeto ALSA, que fornece drivers de dispositivo e APIs de alta qualidade, bem projetados para E/S de áudio sob o Linux. Qualquer interface suportada pelo ALSA pode ser usada com o Ardour. Isso inclui o all-digital de 26 canais RME Hammerfall, o Midiman Delta 1010 e muitos outros.
O Ardour possui suporte para amostras de 24 bits usando a ponto flutuante internamente, edição não linear com desfazer ilimitado, um mixer configurável pelo usuário, capacidades MTC mestre/escravo, compatibilidade de superfície de controle de hardware MIDI.
Suporta MIDI Machine Control, e pode ser controlado a partir de qualquer controlador MMC e modernos mixers digitais.
Ardour contém um poderoso editor/arranjador de áudio multipista que é completamente não destrutivo e capaz de todas as operações de edição não-lineares padrão (inserir, substituir, excluir, mover, cortar, selecionar, cortar / copiar / colar). O editor possui recursos ilimitados de desfazer/refazer e salvar "versões" independentes de uma faixa ou de uma peça inteira
O editor do Ardour suporta o padrão de plug-in LADSPA desenvolvido pela comunidade. Cadeias arbitrárias de plugins podem ser anexadas a qualquer parte de uma faixa. Cada faixa de mistura pode ter qualquer número de entradas e saídas, não apenas mono, estéreo ou 5.1. Um n-way panner está incluído, com suporte para vários modelos panorâmicos. Os envios pré e pós-fader existem, cada um com seus próprios controles de ganho e pan. Cada faixa de mixagem atua como seu próprio bus e, portanto, a contagem de bus em Ardour é ilimitada. Você pode sub mixar qualquer número de tiras em outra faixa.
A capacidade do canal do Ardour é limitada apenas pelo número na sua interface de áudio e a capacidade do seu subsistema de disco para transmitir os dados para frente e para trás.
JACK (o JACK Audio Connection Kit) é usado para todas as E/S de áudio, permitindo que os dados sejam trocados em samplesync perfeito com outras aplicações e  ou interfaces de áudio de hardware.
Ardour é taxa de amostragem e tamanho neutro - qualquer formato de hardware de 8 a 32 bits e taxas de 8kHz a 192kHz. Processamento interno em formato de ponto flutuante IEEE de 32/64 bits.
Mais informações podem ser encontradas aqui.


Fonte

 Instalação



OBS: Ardour 5 só está presente apenas no Debian Stretch e posteriores e ubuntu 16.10 e posteriores.

Abra o terminal e de o comando abaixo.


sudo apt install ardour

Feita a instalação, abra o Ardour, click em "Avançar".




 Selecione o diretório de trabalho para o Ardour e click em "Avançar".




Só modifique se tiver certeza do que está fazendo e click em "Avançar".




Mais uma vez só altere o padrão se souver o que está fazendo e click em "Avançar".




 Click em "Aplicar".






Configure a sessão e click "Abrir".







 Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!











2 comentários:

  1. Já reparei que para Windows não é totalmente gratuito. Para Linux é a mesma coisa? Abraço...

    ResponderExcluir