openSUSE Tumbleweed

Confira nessa matéria o que é um sistema Rolling Release e a nossa melhor opção para o iniciante no mundo GNU/Linux.







Rolling Release


Em software, lançamento contínuo, é um termo empregado para se referir a um sistema de software que se encontra em constante desenvolvimento, que é o oposto do modelo onde versões são liberadas em determinados períodos de tempo. Wikipédia







Usar um sistema Rolling Release tem a vantagem de não precisar fazer as tradicionais atualizações de versão do sistema.

Essas atualizações de versão na maioria dos casos acaba exigindo uma reinstalação completa do sistema, convenhamos isso é um saco, eu particularmente odeio essa de sistema trocar de versão, vir com tantas alterações que a atualização quase sempre é problemática e para se conseguir um resultado sem problemas o iniciante acaba optando pela velha formatação.

No mundo GNU/Linux temos algumas distribuições Rolling Release.

Arch Linux

openSUSE Tumbleweed

O Arch apesar de eu o considerar das mais fáceis de usar devido a sua documentação super completa e detalhada, não o iniciante não tem muita atração por documentação.

Nesse nosso exemplo o openSUSE leva vantagem, tem uma ótima documentação destinada ao usuário final e as melhores ferramentas gráficas para manutenção do sistema.

A mais completa ferramenta de manutenção de sistemas operacionais GNU/Linux é o Yast do openSUSE.

Com o yast o uso de terminal é totalmente opcional.




openSUSE Tumbleweed



A distribuição Tumbleweed é uma versão pura de atualização contínua ("rolling release") do openSUSE, contendo as últimas versões estáveis de todos os programas ao invés de contar com os ciclos rígidos de laçamentos periódicos. O projeto assim o faz em vista dos usuários que desejam os programas estáveis mais recentes.

O Tumbleweed é baseado no Factory, o código base de desenvolvimento principal do openSUSE. Ele é atualizado sempre que os programas de ponta do Factory tiverem sido integrados, estabilizados e testados. O Tumbleweed contém os aplicativos estáveis mais recentes e vem pronto para um uso diário confiável.

A ideia tem sido debatida em listas de discussão por um bom tempo e foi posta em ação por Greg Kroah-Hartman, originalmente como um conjunto adicional de atualizações contínuas que podia ser posto em uma versão regular openSUSE. Em 4 de novembro de 2014 o Tumbleweed de lançamento contínuo e o Factory de lançamento contínuo fundiram-se, restando somente o, atualizado continuamente, Tumbleweed que temos hoje.

Fonte



Opinião pessoal


Em primeiro lugar a minha opinião não é baseada em achismos, no que outros dizem e muito menos em tipos de youtube os entendidos de coisa alguma e que nunca se vê nos fóruns da vida mostrando o seu real conhecimento, onde de nada adianta um texto bonitinho e engraçadinho e copiar colar de sites gringos para os seus clickbait, tem que saber de GNU/Linux ou sera trollado pela galera sem dó nem piedade.

O Tumbleweed já teve o seu tempo de problemas, mas nos últimos anos ele amadureceu muito e  os seus pacotes são ótimos, em termos de comparação são como um Debian testing ou até mais estáveis.

O único inconveniente que eu vejo nele é para que precisa de drivers de vídeo proprietários, ele os tem e são ótimos, mas pelo fato de o seu ritmo de atualizações ser bem frenético eu tive e vi relados de problemas com driver Nvidia e ATI.

Para o uso em produção em textos, edições e criações de multimídia, internet, eu nunca tive problema algum e ele flui como qualquer outra distribuição.

Talvez o fato de sempre ter uma ou outra atualização disponível e que aconselho fortemente a sempre as fazer e nunca deixar acumular muitas, isso pode incomodar um ou outro user, mas com o tempo se acostuma.

Portanto se você ainda é um usuário iniciante ou intermediário e quer se livrar dos atropelos de a cada 6 meses reinstalar ou atualizar o sistema operacional inteiro, eu recomendo o openSUSE Tumbleweed.


 Instalação


A instalação do openSUSE é como a de outra distribuição, onfira na nossa matéria abaixo como instalar o sistema.

Instalação do openSUSE Leap 15.0 no VirtualBox



Obtendo o openSUSE Tumbleweed



Faça o download da .iso para a sua arquitetura no link abaixo, aconselho usar a .iso DVD por conter uma coleção de pacotes grande e que reduz a chance de erros em uma instalação 100% pela rede.


Download openSUSE Tumbleweed


Eu estou usando de boa em uma maquina super modesta e está perfeito o sistema, apesar de ser com Gnome está super leve.




Comentários

  1. Eu sou usuário Linux pré avançado sou usuário do Tumbleweed e não tenho o que reclamar a não ser pelas minhas cagadas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais