O que define a versão do OpenGL que a VGA usa??

Confira essa matéria e entenda o que define o OpenGL usado em seu sistema operacional GNU/Linux.









OpenGL


O OpenGL (Open Graphics Library) é uma API livre utilizada na computação gráfica, para desenvolvimento de aplicativos gráficos, ambientes 3D, jogos, entre outros. Assim como Direct3D ou Glide, é uma API (Application Programming Interface), termo usado para classificar uma biblioteca de funções específicas disponibilizadas para a criação e desenvolvimento de aplicativos em determinadas linguagens de programação. A OpenGL foi produzida com C e C++ em mente, mas pode ser utilizada para diversas outras com um alto nível de eficiência.

Continue lendo para entender melhor.




Versão atual do OpenGL


O Mesa Drive atual da suporte até OpenGL 4.5, mas isso não quer dizer que você ira usar essa versão do OpenGL.

Quem vai definir isso é o seu chip gráfico e mais nada.

Irei usar o meu notebook como exemplo por ele ter duas placas de vídeo, uma Intel e outra Nvidia.






Processador - i5-2450M com Gráficos do processador HD Intel® 3000.




Como podem ver na tabela abaixo o meu gráfico Intel usa no máximo OpenGL 3.1




No meu sistema está usando o OpenGL 3.0 na media do chip gráfico.



A Nvidia já tem um suporte melhor e vai até o OpenGL 4.6 nvidia.





Conclusão


Atualmente o OpenGL tem as versões:

Mesa3d OpenGL 4.5 




Como demonstrei acima, o meu chip gráfico Intel tem suporte até OpenGL 3.1, mesmo o sistema tendo o OpenGL 4.5 instalado roda seguindo as especificações com OpenGL 3.0.

Com a Nvidia temos uma melhora significativa e ela roda com a Ultima versão do OpenGL Nvidia  4.6.


A perguntinha mais comum



O que fazer se um software pede uma versão maior do OpenGL que o meu chip gráfico suporta ?

A sua unica saída é buscar em fóruns maneiras ( gambiarras ) de enganar o software quanto a versão do OpenGL, nada você pode fazer com o sistema operacional ou driver, quem manda é o chip gráfico e .


Comentários

  1. Aproveitando a matéria sobre vídeo, eu estou com um problema pra rodar vídeos do Youtube em 1080p. Estou usando o Kubuntu 19.10, antes estava usando o KDE Neon e os dois apresentaram esse problema. Quando tento ver vídeos em 1080p o som fica normal, mas o vídeo fica pulando alguns quadros ou travando. Fiz um pendrive com o Yumi e coloquei várias distros nele pra testar. De todas as distros, a única que rodou 100% os vídeos em 1080p foi o Linux Mint. Sei que dá pra rodar vídeos em 1080p no KDE, mesmo porque ele deve ser mais leve do que o Cinnamon. O meu notebook tem uma placa de vídeo da Intel, se não me engano é a 4000. Tem algum pacote a mais que preciso instalar na distro ou alguma configuração que preciso fazer pra rodar no Kubuntu ou Neon da mesma forma que roda no Mint?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para resolver problemas temos nossa rede social que é o local adequado para solucionar o seu problema, ainda mais que ele é totalmente fora do tema da matéria. https://www.facebook.com/groups/linux.dicas.e.suporte/

      Excluir
    2. Tem alguma outra opção? Não tenho Facebook

      Excluir
    3. Telegrama https://t.me/LinuxDicasSuporte

      Excluir
  2. Ah, mais uma coisa que não funciona (nesse caso em todas as distros que eu testei): Não consigo aumentar ou diminuir o brilho da tela com as teclas de função. Acho que deve ter alguma forma de resolver isso, mas enquanto não acho uma forma, estou usando o Redshift pra diminuir manualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para resolver problemas temos nossa rede social que é o local adequado para solucionar o seu problema, ainda mais que ele é totalmente fora do tema da matéria. https://www.facebook.com/groups/linux.dicas.e.suporte/

      Excluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais