O que define a versão do OpenGL que a VGA usa??

Confira essa matéria e entenda o que define o OpenGL usado em seu sistema operacional GNU/Linux.









OpenGL


O OpenGL (Open Graphics Library) é uma API livre utilizada na computação gráfica, para desenvolvimento de aplicativos gráficos, ambientes 3D, jogos, entre outros. Assim como Direct3D ou Glide, é uma API (Application Programming Interface), termo usado para classificar uma biblioteca de funções específicas disponibilizadas para a criação e desenvolvimento de aplicativos em determinadas linguagens de programação. A OpenGL foi produzida com C e C++ em mente, mas pode ser utilizada para diversas outras com um alto nível de eficiência.

Continue lendo para entender melhor.




Versão atual do OpenGL


O Mesa Drive atual da suporte até OpenGL 4.5, mas isso não quer dizer que você ira usar essa versão do OpenGL.

Quem vai definir isso é o seu chip gráfico e mais nada.

Irei usar o meu notebook como exemplo por ele ter duas placas de vídeo, uma Intel e outra Nvidia.






Processador - i5-2450M com Gráficos do processador HD Intel® 3000.




Como podem ver na tabela abaixo o meu gráfico Intel usa no máximo OpenGL 3.1




No meu sistema está usando o OpenGL 3.0 na media do chip gráfico.



A Nvidia já tem um suporte melhor e vai até o OpenGL 4.6 nvidia.





Conclusão


Atualmente o OpenGL tem as versões:

Mesa3d OpenGL 4.5 




Como demonstrei acima, o meu chip gráfico Intel tem suporte até OpenGL 3.1, mesmo o sistema tendo o OpenGL 4.5 instalado roda seguindo as especificações com OpenGL 3.0.

Com a Nvidia temos uma melhora significativa e ela roda com a Ultima versão do OpenGL Nvidia  4.6.


A perguntinha mais comum



O que fazer se um software pede uma versão maior do OpenGL que o meu chip gráfico suporta ?

A sua unica saída é buscar em fóruns maneiras ( gambiarras ) de enganar o software quanto a versão do OpenGL, nada você pode fazer com o sistema operacional ou driver, quem manda é o chip gráfico e .


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