Menu

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

LibreOffice 6.3 lançado para entusiastas

A atual versão stable do LibreOffice é a 6.2.5 para uso em produção, mas se você é um entusiasta e curte experimentar os programas recém lançados, confira essa matéria.








LibreOffice


LibreOffice é uma suíte de aplicativos livre para escritório disponível para Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X. A suíte utiliza o formato OpenDocument — formato homologado como ISO/IEC 26300 e NBR ISO/IEC 26300 — e é também compatível com os formatos do Microsoft Office, além de outros formatos legados. Wikipédia





LibreOffice 6.3


O anúncio da nova versão foi feita por Italo Vignoli em 8 de agosto de 2019


"Berlim, 8 de agosto de 2019 - A Document Foundation anuncia o LibreOffice 6.3, um importante lançamento da família LibreOffice 6 com melhor desempenho, um grande número de recursos novos e aprimorados e interoperabilidade aprimorada com formatos de documentos proprietários"








Essa versão vem com muitas melhorias no desempenho.


O desempenho do Writer e do Calc foi aprimorado em uma ordem de magnitude com base em documentos fornecidos pelos usuários finais: arquivos de texto com marcadores, tabelas e fontes incorporadas, planilhas grandes ODS / XLSX e arquivos Calc com VLOOKUP carregam e renderizam mais rapidamente. Salvar planilhas do Calc como arquivos XLS também é mais rápido.

A versão compacta com guias da interface do usuário do NotebookBar, introduzida no LibreOffice 6.2, agora está disponível para o Writer, Calc, Impress e Draw. Ele deixa mais espaço para documentos de usuários, planilhas e apresentações em laptops com telas largas. Além disso, a nova UI Única Contextual está pronta para o Writer e o Draw.

No Calc, um novo widget suspenso na barra de fórmulas substitui a antiga ferramenta Sum, dando ao usuário acesso rápido às funções usadas com mais frequência. Além disso, uma nova função FOURIER foi adicionada, para calcular a transformada de Fourier discreta de uma matriz de entrada.

Exportar como PDF foi aprimorado com o suporte para o formato de documento padrão PDF / A-2, que é exigido por várias organizações para armazenamento de arquivos de longo prazo. Além disso, o design de formulários PDF editáveis foi simplificado com a adição do menu Formulário ao Writer, para melhorar ainda mais um dos recursos mais fortes do LibreOffice.

Agora, os documentos podem ser editados para remover ou ocultar informações confidenciais, como dados pessoais, antes de exportar ou compartilhar o arquivo, para ajudar as empresas ou organizações a cumprir as regulamentações.

No Windows, um modo de console apropriado foi adicionado, com melhores resultados e códigos de erro. Isso facilita o uso do LibreOffice para executar operações em lote, como impressão ou conversão de vários documentos.

A interoperabilidade com formatos de arquivos proprietários do Microsoft Office foi aprimorada em diversas áreas com suporte a exportação para modelos de documentos DOTX e modelos de planilha XLTX, importação de gráficos de formas de grupo DOCX drawingML, importação / exportação de arquivos PPTX para preservar recursos de edição no PowerPoint e melhor interoperabilidade de tabela dinâmica XLSX.


Fonte


Confira no vídeo as novidades do LibreOffice 6.3





Instalação


Para experimentar essa nova versão sem fazer alterações na versão instalada em seu sistema, instale pelo empacotamento Snap.

Antes torne o seu sistema operacional compatível ao empacotamento Snap.

Suporte Snap e Flatpak para as distribuições GNU/Linux



Com o seu sistema pronto instale o Libreoffice 6.3 com o comando abaixo no terminal.

sudo snap install libreoffice

Ou instale por sua central de programas buscando por Libreoffice.






Ai está




Eu estou te ajudando? Faça uma doação!!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário