Menu

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Deixe seu Debian e derivados compatível a quase todas as impressoras

Confira nessa matéria como aumentar os drivers free de impressoras no seu Debian e derivados.









Drivers free


O uso de drivers free podem facilitar e muito a instalação de uma impressora.

A coleção de drivers free proposta nessa matéria inclui drivers para varias marcas e modelos de impressoras, confira os detalhes de cada pacote.


driver-escpr


ESC/P-R é uma linguagem comum para impressoras Epson selecionadas que suporta todo tipo de mídia, tamanho de papel e modos de impressão associados disponíveis nestas impressoras. Ela é projetada especialmente para dispositivos eletrônicos e equipamentos embarcados. ESC/P-R permite que todos os tipos de dispositivos se conectem e comuniquem com impressoras Epson inkjet, expandindo possibilidades para o uso com equipamento médico, equipamento de medição, quadros-brancos eletrônicos e no uso doméstico com eletrônicos e máquinas de jogos.

Este pacote contém o driver de filtro CUPS e os PPDs compactados para impressoras suportadas.


openprinting-ppds 


Este pacote inclui uma coleção de arquivos PostScript Printer Description livres para impressoras PostScript (e clones) de diversos fabricantes, como distribuído pela OpenPrinting.

Se você tem impressoras não-PostScript, o foomatic-db-compressed-ppds (ou foomatic-db e foomatic-db-engine), hplip e os pacotes printer-driver-* são os que você precisa, este pacote não será de muita ajuda para você.

Alguns fabricantes distribuem arquivos PPD para suas impressoras em licenças não-livres; estes arquivos não estão incluídos neste pacote, mas podem estar disponíveis no site do fabricante, incluídos em um CD ou outra mídia junto com a impressora, ou podem ser baixados a partir do site web OpenPrinting (até mesmo automaticamente se a ferramenta de configuração da impressora suportar).


printer-driver-gutenprint


Este pacote inclui um driver CUPS baseado no Gutenprint.

Os drivers CUPS contém todos os arquivos necessários para suportar impressão com qualidade de foto em qualquer impressora suportada pelo Gutenprint. Você pode encontrar mais sobre o "Common UNIX Printing System" ("CUPS" -- Sistema Comum de Impressão UNIX), um sistema de impressão baseado em IPP para UNIX/Linux, em:

http://www.cups.org


Gutenprint é o facilitador de impressão para o GIMP, além de uma suite de drivers que podem ser usados com sistemas de impressão UNIX comuns usando GhostScript ou CUPS. Estes drivers fornecem qualidade de impressão para UNIX/Linux em pé de igualdade, em muitos casos, com drivers proprietários fornecidos por vendedores, e pode ser usado para a maioria das tarefas de impressão mais exigentes. Gutenprint era conhecido como Gimp-Print.






Instalação


Para instalar basta dar o comando abaixo no seu terminal.

sudo apt install printer-driver-escpr openprinting-ppds hp-ppd printer-driver-gutenprint


Confira na gif abaixo a quantidade de impressoras que o seu sistema ira ter driver free compatíveis a ela.



Eu estou te ajudando? Faça uma doação!!















Nenhum comentário:

Postar um comentário