O meu pós instalação do Ubuntu

Sempre vejo por ai afirmações do que fazer após instalar o Ubuntu, alguns chegam ao cúmulo de dizer ser algo definitivo kkkkkkk. Confira nessa matéria o que o LOBO faz após instalar o Ubuntu e aproveite o que achar bom para você, nada de faça isso, só irei mostrar o que eu faço.










Nessa matéria irei mostrar como é fácil usar o Ubuntu sem o destruir com receitas bisonhas de vários blogueiros.

Dessa forma eu uso o Ubuntu até o lançamento da próxima LTS sem nunca ter um misero problema, sabe o porque ?

A Canonical gasta uma grana preta pros caras fazerem um sistema operacional, com tudo o que você precisa já instalado ou disponivel em seu repositório ou por pacotes Snap.

Mas ai vai o espertão o foda de foder tudo seguir modinhas e ferrar o sistema, ai vai nas redes sociais e jura de pé junto que não fez nada e o Ubuntu que não presta kkkkkkkkkkkk

Faz assim desliga o periférico com defeito conectado entre a cadeira e o teclado, mande pra reciclagem, depois de uns meses pode ligar novamente que agora ele vai funcionar adequadamente ao sistema operacional Ubuntu.

Atualização do sistema


Mas antes deles atualizo o sistema, para o caso de algo ter passado pelo instalador do sistema.

Para isso de o comando abaixo no terminal.

sudo apt update ; sudo apt full-upgrade

Uns safados escaparam da atualização do instalador do Ubuntu.




Sistema devidamente atualizado.





Muito importante isso, depois das PPA habilitar o repositório "Proposed" é o que mais gera problemas e já vi casos de quebrar o sitema.

Os pacotes fornecidos pelo proposed são altamente instáveis e até mesmo usuários avançados pode enfrentar problemas com seus pacotes, deixe desativado.




Programas básicos



Agora instalar os programas que preciso para o blog e não vem por padrão no Ubuntu.

Navegador Chromium

Editor de imagens Gimp

Informações do sistema Neofetch e Htop

Plugins e codecs Ubuntu-restricted-extras

Interface gráfica para o firewall Gufw


sudo apt install chromium-browser-l10n gimp neofetch htop ubuntu-restricted-extras gufw


Programas de terceiros



Aqui é uma parte delicada, a grande maioria indica sem critério algum o uso de PPA, no meu caso não é assim não.

Sem tirar o mérito do openjdk, o java da oracle para as minhas necessidades é superior e pra não ficar sofrendo uso ele por PPA.

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java 
sudo apt-get update
Aproveitar e remover o open para não dar problema com o da oracle.

sudo apt-get remove --purge openjdk* && sudo apt-get autoremove

Verificando os pacotes fornecidos da oracle.

apt search oracle-




Irei instalar o meta pacote oracle-java8-set-default que instala todos os pacotes necessarios.

sudo apt install oracle-java8-set-default

Tudo de boa.





Aqui morre o uso de PPA, Ubuntu me disponibiliza mais de 50000 pacotes, não preciso arriscar a segurança e estabilidade do meu sistema com pacotes de terceiros.


Firmware


Agora é a hora de instalar as firmware ( drivers ) proprietárias, elas não vem no kernel (Linux) justamente por serem proprietárias de código fechado, onde a sua liberdade não existe, mas é um mal necessário pois sem elas seu hardware funciona com limitações.

Para verificar se o seu hardware tem firmware proprietária disponível nos repositórios do Ubuntu, abra o "Programas e atualizações".

Mas antes da firmware, vamos ver se temos alguma atualização de kernel disponível, para isso vá na guia "Atualizações" e em "para utilizar o livepatch você precisa de iniciar sessão" click em "Entrar", log com sua conta do ubuntuone.


Veja mais sobre o livepatch aqui.


Agora sim, vamos a firmware, click na aba "Drivers adicionais" e aguarde a verificação.




No meu caso dois do meu hardware foram encontradas firmware para eles, o vídeo e a placa de rede que com o aberto é uma calamidade, portanto irei instalar os dois para ter um desempenho melhor da maquina.





Ao final é só reiniciar a maquina.




Firmware proprietária instalada e ativa.




Visual



Na boa, eu acho o visual do Ubuntu um c... kkkkkkkkkkkkkkk



Primeira providencia para evitar de ele comer parte da lateral da minha tela é mandar o painel pra parte inferior da tela.


Configurações do sistema > Doca


Tamanho dos ícones > 22

Posição do ecrã > Fundo





Mas ainda tem algo que me deixa meio irritado, essa barra superior dando um ar de mac OS estragado, isso é de doer.


Abra a central de programas e busque por dash to panel e instale.




Apos instalar click em "Configurações de extensão".




Em "posição e estilo" eu deixo assim para o painel ficar oculto ao maximizar uma janela.




Olha que maravilha a tela inteirinha para os aplicativos ;)


Firefox





Gimp



LibreOffice





O tema padrão mesmo sendo esquisito da pra aturar kkkkkkkkkkkkkk





Prontinho, algumas alterações bobas e meu ubuntu pronto para o uso e sem a minima chance de dar problemas.

De boa na lagoa Ubuntu hehehehe




Meu hardware é modesto e roda de boa o Ubuntu.





Sistema de boa e consumindo praticamente o mesmo que o KDE Plasma e XFCE4 no uso que faço do sistema.





Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais