Muitos usuários tem duvidas em porque o aplicativo que ele instalou manualmente, não aparece no menu.
Veja nessa matéria o porque e como adicionar o seu aplicativo ao menu do sistema.
Os lançadores, atalhos ou ícones, como você preferir chamar, eles são adicionados ao empacotamento padrão das distribuições no diretório /usr/share/applications, em outros casos ele pode ser adicionado em /usr/local/share/applications isso vai depender do seu desenvolvedor.
Mas tem muitos programas de terceiros que são mal feitos ou feitos nas coxas, da no mesmo, esses não tem lançador .desktop, apenas o executável do programa em questão, isso te obriga a o usar via linha de comando ou ir até o diretório que o mesmo se encontra e executar.
Nessa matéria irei mostrar algumas alternativas para que você tenha um lançador do seu aplicativo em um local de fácil acesso.
Todos os ambientes gráficos mais usados tem um painel a barra com os lançadores, quando você abre um programa tanto Snappy quanto Flatpak o seu ícone é exibido no painel como na imagem abaixo o Skype no KDE Plasma.
Para criar o lançador no painel, basta você dar click direito no ícone do programa e em seguida clicar em "Fixar".
Note que o programa foi fechado e o ícone ficou salvo no painel.
Para criar o atalho no menu, alguns ambientes gráficos tem ferramentas e outros não tem, optei por mostrar uma forma padrão e que ira funcionar para qualquer ambiente gráfico, também irei dar os exemplos para cada categoria de aplicativos.
Para que o lançador apareça na sua devida categoria, além dos itens que você deve alterar, para cada tipo de programa vc deve alterar a categoria, abaixo a lista de categorias para o menu as quais você deve substituir na ultima linha do exemplo aciam.
Configurações
Categories=Settings;
Desenvolvimento
Educação
Ciências
Categories=Science;
Escritório
Gráficos
Internet
Veja nessa matéria o porque e como adicionar o seu aplicativo ao menu do sistema.
Lançadores
Os lançadores, atalhos ou ícones, como você preferir chamar, eles são adicionados ao empacotamento padrão das distribuições no diretório /usr/share/applications, em outros casos ele pode ser adicionado em /usr/local/share/applications isso vai depender do seu desenvolvedor.
Mas tem muitos programas de terceiros que são mal feitos ou feitos nas coxas, da no mesmo, esses não tem lançador .desktop, apenas o executável do programa em questão, isso te obriga a o usar via linha de comando ou ir até o diretório que o mesmo se encontra e executar.
Nessa matéria irei mostrar algumas alternativas para que você tenha um lançador do seu aplicativo em um local de fácil acesso.
Painel
Todos os ambientes gráficos mais usados tem um painel a barra com os lançadores, quando você abre um programa tanto Snappy quanto Flatpak o seu ícone é exibido no painel como na imagem abaixo o Skype no KDE Plasma.
Para criar o lançador no painel, basta você dar click direito no ícone do programa e em seguida clicar em "Fixar".
Note que o programa foi fechado e o ícone ficou salvo no painel.
Menu
Para criar o atalho no menu, alguns ambientes gráficos tem ferramentas e outros não tem, optei por mostrar uma forma padrão e que ira funcionar para qualquer ambiente gráfico, também irei dar os exemplos para cada categoria de aplicativos.
Exemplo de lançador
Abaixo o conteúdo detalhado para o lançador, você só deve alterar o que está em vermelho.
[Desktop Entry]
Type=Application
Version=1.0
Name=Nome do aplicativo
Comment=Uma breve descrição do aplicativo
Icon=/endereço/do/ícone/icon.png do aplicativo
Exec=/endereço/do/aplicativo/executável do aplicativoTerminal=false
StartupNotify=false
Categories=Network; A categoria que o aplicativo deve aparecer no menu
Configurações
Categories=Settings;
Desenvolvimento
Categories=Development;Documentation;
Educação
Categories=Education;
Ciências
Categories=Science;
Escritório
Categories=Office;
Gráficos
Categories=Graphics;
Internet
Categories=Network;
Jogos
Multimídia
Sistema
Utilitários
Para criar o lançador e por se tratar de um arquivo de texto, iremos utilizar o editor de texto nano, para ser aplicável a qualquer ambiente gráfico.
Crie o diretório dos lançadores.
Para criar o lançador, abra o seu terminal e de o comando abaixo, como usuário comum, não é como root.
Altere nomedoprograma para o mome do seu aplicativo.
No editor aberto cole as linhas abaixo substituindo as linhas em vermelho pelas informações reais do seu aplicativo.
No exemplo fictício usei o "Meu-Conky".
[Desktop Entry]
Type=Application
Version=1.0
Name=Meu-Conky
Comment=Conky para desktop
Icon=/usr/share/weather-audacious/icon/2.png
Exec=/usr/share/weather-audacious/start_conky.sh
Terminal=false
StartupNotify=false
Categories=Utility;
Com o lançador pronto, salve teclando
Ctrl + x tecle s e tecle Enter para fechar.
Pronto vá ao menu e seu aplicativo está la na categoria Utilitários como eu setei na ultima linha.
Essa matéria se aplica a qualquer distribuição e ambiente gráfico GNU/Linux.
Categories=Game;
Categories=AudioVideo;Audio;Video;AudioVideoEditing;
Categories=System;
Categories=Utility;
Criando o lançador
Para criar o lançador e por se tratar de um arquivo de texto, iremos utilizar o editor de texto nano, para ser aplicável a qualquer ambiente gráfico.
Crie o diretório dos lançadores.
mkdir ~/.local/share/applications/
Para criar o lançador, abra o seu terminal e de o comando abaixo, como usuário comum, não é como root.
Altere nomedoprograma para o mome do seu aplicativo.
nano ~/.local/share/applications/nomedoprograma.desktop
No editor aberto cole as linhas abaixo substituindo as linhas em vermelho pelas informações reais do seu aplicativo.
[Desktop Entry]
Type=Application
Version=1.0
Name=Nome do aplicativo
Comment=Uma breve descrição do aplicativo
Icon=/endereço/do/ícone/icon.png do aplicativo
Exec=/endereço/do/aplicativo/executável do aplicativoTerminal=false
StartupNotify=false
Categories=Network; A categoria que o aplicativo deve aparecer no menu
[Desktop Entry]
Type=Application
Version=1.0
Name=Meu-Conky
Comment=Conky para desktop
Icon=/usr/share/weather-audacious/icon/2.png
Exec=/usr/share/weather-audacious/start_conky.sh
Terminal=false
StartupNotify=false
Categories=Utility;
Com o lançador pronto, salve teclando
Ctrl + x tecle s e tecle Enter para fechar.
Pronto vá ao menu e seu aplicativo está la na categoria Utilitários como eu setei na ultima linha.
Essa matéria se aplica a qualquer distribuição e ambiente gráfico GNU/Linux.