domingo, 12 de fevereiro de 2017

Sugar Desktop, para Debian e Ubuntu

Sugar é um desktop destinado  para crianças.
Originando-se como parte integrante do OLPC "XO" aka o laptop de US $ 100, o Sugar desde então tem crescido em um ambiente de desktop de baixo custo mais utilizável para crianças











Sugar é um ambiente de desktop livre e de código aberto projetado com o objetivo de ser utilizado por crianças para aprendizagem interativa.

Desenvolvido como parte do projeto One Laptop per Child (OLPC), é a interface padrão na família de laptops XO-1, mas também funciona no hardware da maioria dos demais computadores. Está disponível como um live cd, como um live usb, como um pacote instalável através de várias distribuições de Linux ou no Windows e no Mac OS através de virtualização.

O sugar é atualmente desenvolvido sob os auspícios da Sugar Labs, uma organização sem fins lucrativos que começou a operar em Maio de 2008, separada do projeto OLPC. No entanto, devido ao Sugar ser um software de código aberto sob a licença GNU GPL, muitos dos contribuidores da Sugar Labs não são seus empregados ou empregados do projeto OLPC.

Ao contrário da maioria dos outros ambientes de desktop, o Sugar não utiliza as metáforas do desktop, da pasta e da janela. Ao invés disso, as atividades em tela cheia do Sugar exigem que os usuários se concentrem em um único programa de cada vez. O sugar implementa uma nova metáfora de manipulação de arquivos (o Jornal), que salva automaticamente a sessão do programa em execução e permite, posteriormente, recuperar os trabalhos por data, por atividade ou por tipo de arquivo.

fonte




O Sugar só está disponível para Debian Stretch, Ubuntu Xenial e posteriores, além das demais distribuição.


Para instalar no Debian e Ubuntu, abra o terminal e de o comando abaixo,

sudo apt install sucrose

Feita a instalação reinicie o computador e log no "Sugar"

Você também pode executar ele no seu ambiente gráfico usual pelo terninal com o comando abaixo

sugar

Alguns prints.

Tela inicial


Configurações


Terminal




Selecionar perfil da criança




Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário