Criar pendrive bootavel no Ubuntu

O Ubuntu usa a interface Gnome com Unity, e a nova versão do Gnome vem com um recurso muito bacana para gerar pendrive de boot com o Disk manager.













Em primeiro lugar conecte o seu pendrive em uma porta USB e abra o Disk Manager para podermos formatar o seu pendrive.





No disk manager exclua todas as partições do seu pendrive, clicando na partição e depois no sinal de menos ( - ) como mostra o ponteiro do mouse na imagem abaixo.






Partições excluídas.

com as partições excluídas, click no sinal de mais ( + ) para criar a nova partição e em seguida click em 'Criar'





Com a partição criada, feche o disk manager.





Navegue no nautilus até onde se encontra a .iso que deseja usar para o boot no pendrive, de click direito na .iso  >> Abrir com >> Gravador de imagem de disco.




Selecione o pendrive e click em Iniciar restauração.






É só aguardar a gravação e no final reiniciar o computador e usar seu pendrive bootavel.





Donation

Comentários

  1. Ótima matéria me ajudou na criação do pendriver bootavel com Ubuntu 14.10. Fui tentar fazer para o Debian não funcional. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heitor se tentou fala se deu certo ai vou tentar aqui também e um feedback seria ótimo

      Excluir
  2. Olá tenho o Ubuntu 12.10 instalado quero tranferir a iso de instalação do 14.10 para um Pen Driver mas ele não possui a opção "Gravador de Imagens em Disco" =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ubuntu tem também seu Criador de disco próprio, da uma procurada no menu.
      Um tutorial dele
      http://wiki.ubuntu-br.org/USBCreator

      Excluir
    2. UsbCreator está dando erro para criar usb bootavel

      Excluir
    3. Aguqnta ai que vou ligar a bola de cristal pra descobrir qual o erro.
      Fala serio né cara, você tem que ao menos dizer qual erro está dando kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. LOBO, ótima matéria. Pode me tirar uma dúvida ? Eu estou usando Ubuntu 14.10 e quero fazer um pen drive bootável com Mint 17.1 XFCE, como eu posso proceder? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode fazer pelo terminal
      http://linuxdicasesuporte.blogspot.com.br/2014/06/gerar-pendrive-bootavel-pelo-terminal.html

      Ou com o nosso programa
      http://linuxdicasesuporte.blogspot.com.br/2014/09/penboot-gerador-de-pendrive-de-boot.html

      Excluir
  4. Parabéns pelo artigo, ficou bem mais fácil fazer um pendrive bootável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que tenha sido útil para vc amigo :)

      Excluir
  5. Cara, muito obrigado mesmo! Salvou minha vida! :D

    ResponderExcluir
  6. Parabens pelo tutorial e obrigado por disponibilizar seu tempo pra ensinar nós leigos !!! :D

    ResponderExcluir
  7. Parabens ótimo tutorial, realmente são poucos que tem o dom de ensinar de maneira simples e rapida

    ResponderExcluir
  8. Funcionou perfeitamente aqui com o Xubuntu Vivid Vert. Obrigado, amigo.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado lobo, tive algumas dificuldades na tentativa peloterminal, porém nesse funcionou perfeitamente.

    ResponderExcluir
  10. Parabens e obrigado pela sua valiosa ajuda!!

    ResponderExcluir
  11. Excelente post! Ajudou-me muito. Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Excelente post! Ajudou-me muito. Obrigado! :D

    ResponderExcluir
  13. Lobo muuitissimo obrigado pela ajuda valeu mesmo continue com seu trabalho ajudando as pessoas a se libertarem do Ruindows

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo tutorial! muito simples e prático!

    ResponderExcluir
  15. Ótima matéria, mais dos muitos caminhos do Linux...

    "Todos os caminhos levam ao LINUX" :)

    ResponderExcluir
  16. Pra mim não deu certo, e o pendrive não monta sozinho e também não consigo formatar, o que tenho que fazer agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o manual da sua placa mãe, nele tem o que precisa para bootar.

      Excluir
  17. Parabéns ao "LINUX DICAS e SUPORTE!Uso O Ubuntu desde a versão 7.04 (Feisty), e nunca encontrei uma maneira maravilhosa, como essa, para criar um Pendrive bootável! Usei por algumas vezes o Unetbootin, mas não gostei muito! Esse tutorial, salvou o meu dia, e nunca mais sairei daqui, pois já está nos "Favoritos" dos meus três computadores(Um Note e dois Desk)Um fraternal abraço e Vivas ao Linux, Vivas ao Ubuntu, maravilha!Essa nova versão 16.04 LTS -e "Xenial" de +, como já mostra o nome, criado! Vivas á Canonical!

    ResponderExcluir
  18. Bela dica , me ajudou muito, virei a madrugada tentando instalar o winusb mas não deu em nada. Obrigado.

    ResponderExcluir
  19. Funcionou perfeitamente ! A partir da ISO do Linux Tails (tails i386 2.3) criei um "pendrive bootável", que na verdade foi um cartão de memória de 8,0 GB conectado a um leitor para cartões USB. Antes, pelo Windows, tentei usar o programa Universal USB Installer, sem êxito. Estou engatinhando ainda no "Universo Linux", mas muito satisfeito com os progressos. Obrigado, caro "Lobo" pelas valiosas explicações !

    ResponderExcluir
  20. Foi o ÚNICO método que funcionou para mim! Valeu cara!!!

    ResponderExcluir
  21. Estou com Ubuntu 14.02 instalado. Pretendo instalar o 16.04 pelo pendrive, no modo "avançado". Nas partições, devo só ir "apagando" e deixando as mesmas configurações (ext4, "/home", etc.), como estava na instalação do 14.02?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim para a raiz /, mas caso queira não precisa formatar a /home

      Excluir
  22. Obrigado! Foi de grande ajuda. Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Respostas
    1. Tá mals cara, se nem assim vc consegui, desista do GNU/Linux ;)

      Excluir
  24. Obrigado por compartilhar! Iniciando agora no mundo Linux, e após instalar alguns apps paar esta finalidade e apresentarem diversos bugs, encontrei este suporte nativo extremamente útil!

    ResponderExcluir
  25. Com esse tutorial posso usar a iso do Windows?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Use isso https://linuxdicasesuporte.blogspot.com/2017/11/gravar-pendrive-de-boot-do-windows-no.html

      Excluir
  26. Esse foi o melhor tutorial que encontrei para me auxiliar nessa tarefa. Valeu!

    ResponderExcluir
  27. Ótima ferramenta! Já usei o gnome-disk-utility para criar pendrive bootável de várias distribuições Linux e sempre deu certo; antigamente eu usava muito o terminal. Recomendo a todos! Obrigado pela postagem, Ricardo :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais