segunda-feira, 2 de junho de 2014

Instalação simplificada de drivers no Ubuntu e derivados.

A instalação de drivers no Ubuntu é algo simples e é uma das primeiras tarefas que deve ser feita logo apos a instalação do Ubuntu.










Nas distribuições linux, os drivers (firmware) já vem em sua maioria livre, já instalados no seu kernel, muitos componentes do seu computador funcionam muito bem com os firmware-free, mas tem alguns que não tem um desempenho satisfatório com esses firmware-free, ai que entram os nonfree, que por motivos de politicas GNU eles não são incluídos no seu sistema operacional pra distribuição, e fica a seu cargo caso necessário a instalação de firmware-nonfree.

Para garantirmos um maior reconhecimento e melhor funcionamento de alguns componentes do seu computador, vamos instalar os firmware-nonfre, mas ants vamos atualizar o sistema, abra o terminal e de o comando abaixo.
sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade
Agora podemos instalar os firmware-nonfree,de o comando abaixo no terminal.
sudo apt-get install linux-firmware-nonfree
Reinicie o seu computador, para que os novos módulos sejam carregados.

No Ubuntu temos o software-properties-gtk (Drivers adicionais), que verifica a existência de hardware que precisem de firmware proprietário para o seu melhor funcionamento, então agora abra o Drivers Adicionais, navegando.
Configurações do sistema
Programas e atualizações
Click na guia Drivers adicionais.



Ele ira listar os dispositivos e seus respectivos drivers nonfree (Proprietário)  e free (open sourse), sempre de preferenci aos que foram testados, esses costumam dar menos problemas.
Basta marcar a escolha e clicar em "Aplicar Alterações"



Um comentário:

  1. adorei mais nao tenho coragem nao porque minha ATi 4500 no ubuntu sempre da problemas tenho medo de nao iniciar mais o ubuntu mais show de bola otima dica

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.