terça-feira, 17 de junho de 2014

Reconstituição facial de Santo Antônio utilizando o Blender e Ubuntu.

santo_1_1_2Devido ao belo trabalho do Cícero Moraes e a utilização de software livre estou deixando registrado aqui essa matéria retirada do site do próprio Cícero










 Caros amigos que acompanham esse site,
Depois de dias me dedicando a apresentação da face de Santo Antônio decidi criar um post um pouco diferente dos anteriores.


10418360_10204108345215479_6855178201248002802_n
Matéria apresentada pela rede Telenuova de Pádua, Itália: https://www.youtube.com/watch?v=irF-zCt0Oy8
Inicialmente transcreverei a apresentação que fiz na Itália sobre o processo de reconstrução e impressão do busto “del Santo”, em seguida compartilharei alguns links e vídeos de reportagens apresentadas em sites e TVs do Brasil, Itália e outros países (acima uma palinha com as dois exemplos).
Apresentação da face de Santo Antônio no Centro Culturale Altinate | San Gaetano, Pádua, Itália.
Atividades no Centro Culturale Altinate | San Gaetano, Pádua, Itália.
A apresentação foi feita em Italiano, na cidade de Pádua, em 10 de junho as 20:45h (15:45 em Brasília) no Centro Culturale Altinate | San Gaetano. As imagens representam os slides e o texto, obviamente as minhas palavras.

A Apresentação

0 


Senhoras e senhores,
Agradeço antes de tudo a presença de todos nesse evento. Estou bastante nervoso, pois é a primeira vez que participo de uma apresentação fora do meu país. Peço desculpas pelo meu italiano, que não é muito bom, não tão bom como o dos meus bisavós que saíram daqui, mais precisamente em Cremona e foram até o sul do Brasil no final do século XIX. Espero honrá-los hoje.
Explanarei por alto o processo de reconstrução facial de Santo Antônio de Pádua, essa figura tão notória, não apenas para a igreja católica, mas para a história em geral.
10.png 


Meu trabalho nesse projeto consistiu em reconstruir digitalmente a face do santo. Sem saber da identidade do indivíduo que seria reconstruído recebi o crânio escaneado em 3D, com as informações de que se tratava de um homem caucasiano na faixa dos 30-40 anos. Munidos desses dados iniciei os trabalhos inicialmente limpando e alinhando as nuvens de pontos do crânio no programa italiano Meshlab.
20.png 

Depois, converti essa nuvem de pontos em uma malha tridimensional colocando-a em uma escala compatível com impressão 3D.
30.png 

Em seguida importei o crânio no software Blender, onde posicionei-o conforme o Plano de Frankfürt, que simula a posição de uma pessoa viva quando está em pé.
40.png 

Em seguida, usando os dados de levantamentos estatísticos de profundidade de tecido mole feitos em homens europeus vivos de 30 a 39 anos com IMC médio, posicionei os marcadores pela superfície do crânio segundo a tabela de De Greef et al. (2006).
50.png 

Usando a referência dos marcadores de profundidade e projeções a partir do crânio tracei um esboço da face do indivíduo no perfil.
100.png 


Para termos uma base anatômica mais coerente, os músculos principais foram adequados de um template criado em parceria com o OFLab da USP, o Laboratório de Antropologia e Odontologia Forense da Universidade de São Paulo.
60.png90.png 

Esse template nada mais é do que um arquivo de uma reconstrução modelada do zero, que posteriormente começamos a usá-la como base e através da sua deformação poderíamos adequá-la a qualquer tipo de indivíduo, não importando o sexo ou a idade deste.
110.png 

Usando como base o mesmo template, deformamos a pele até que ela se adequasse as referências dos marcadores de profundidade e as projeções extraídas diretamente do crânio.
70.png 

Durante esse processo contei com o acompanhamento do Dr. Paulo Eduardo Miamoto Dias, doutor em Odontologia Legal pela USP.
120.png130.png

Assim que a pele foi adaptada, utilizei o modo de escultura do Blender para sulcar a superfície dela e criar as linhas de expressão. Alterei as configurações do template para os cabelos e barba adequando-os ao estilo facial do indivíduo reconstruído e enviei ao pessoal do Arc-Team e do Museu de Antropologia da Universidade de Pádua as imagens da reconstrução em duas versões: com e sem cabelos e barba.
Depois do material ser recebido e analisado, me enviaram da Itália as informações acerca da identidade do indivíduo. Tratava-se de Santo Antônio de Pádua. Confesso que demorou um tempo para que eu me desse conta de quem estavam falando. Evidentemente fiquei bastante perplexo e grandemente honrado por saber estar trabalhando em uma face tão notória e importante. Basta dizer que o padroeiro da cidade que eu vivo no Brasil é o santo, o nome do hospital que nasci em outra cidade no sul do Brasil é Santo Antônio. O nome do meu avô é Antônio Pagliari por conta do santo e até o nome do criador do programa usado para recontruí-lo, o Blender 3D, é Antonius Roosendaal, em homenagem ao santo. Isso só para citar alguns exemplos.
Juntamente com a identidade do célebre reconstruído também me enviaram dados pertinentes a sua indumentária e estado de saúde, segundo informações levantadas pelo Centro de Estudos Antonianos.
150.png

Foi-me dito que o santo teria a aparência corpulenta em razão de um quadro de hidropisia perto de sua morte. Como eu não dispunha de um levantamento de profundidade de tecido feita em indivíduos com igual patologia, usei os dados da tabela do De Greef com IMC alto, buscando simular essa corpulência.
Após essas adequações da estrutura da face, foi modelada a indumentária, alterada a textura da face usando como referência fotografias tiradas de um indivíduo caucasiano de 28 anos de idade e por fim configurados os cabelos, sobrancelhas e barba.
160.png

Aqui podemos ver a imagem final devidamente aprovada pelo Centro de Estudos Antonianos (Baixe a imagem final na Wikimedia Commons com licença flexível: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:St._Anthony_-_facial_reconstruction.jpg).
170.png

O modelo 3D aprovado foi encaminhado para o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI de Campinas), uma entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.
180.png

Foram necessárias algumas adequações para que a malha pudesse ser impressa em 3D. Essas adequações consistiram em dar uma espessura ao busto e projetar os cabelos na textura e em seguida aplicar um leve relevo para que simulasse o volume dos pelos.
210.png

O modelo 3D consistiu na impressão de mais de 1500 camadas uma sobre a outra, até que o busto fosse completado. Cada camada tem a espessura de uma folha de sulfite.
200.png

Em seguida ele foi retirado do repositório de pó com o auxílio de um aspirador. A peça seguiu para um forno, onde foi aquecida a 65º por alguns minutos. Em seguida ela foi retirada para a aplicação de resina em outro recipiente. Após algumas horas secando a peça estava finalizada e pronta para ser transportada.
190.png

Aproveito aqui para agradecer ao Dr. Jorge Vicente Lopes da Silva e o desenvolvedor Paulo Henrique Junqueira Amorim e Thiago Franco de Moraes, todos da Divisão de Tecnologias Tridimensionais do CTI, esta que nos viabilizou a impressão 3D através da parceria de pesquisas que temos há mais de um ano.
240.png

Os primeiros testes de impressão coloridas que foram feitos apresentaram alguns problemas de cores, ficando uma parte mais escura ao lado esquerdo da face.
230.png


Para resolver esse problema de cores, pensamos em entrar em contato com uma artista da minha cidade, a pintora Mari Bueno.
250.png

Mari aceitou o desafio de retocar a peça, com total liberdade de estilo. O resultado foi uma superfície com cores mais homogêneas e um agradável brilho nos olhos do Santo. Com essa etapa, finalizamos os trabalhos de apresentação da face.
260.png 

Agradeço a todos pela presença e também ao museu pelo convite para aqui vir explanar acerca dos processos que envolveram a reconstrução facial deste homem tão importante para a igreja e para as milhões das pessoas que o cultuam. Essa reconstrução feita com todo o rigor científico colocou lado a lado a própria ciência e a religião sem que as duas entrassem em rota de colisão. Tudo o que fizemos foi fundamentado no respeito a história, aos protocolos técnicos e a igreja. Felizmente fomos bem sucedidos e aqui temos o resultado de meses de trabalho materializados em um busto, carregando uma bagagem não apenas de tecnologia, mas também de fé que passou de geração em geração, nesses quase oitocentos anos, desde que a vida de Santo Antônio deixou o seu corpo e entrou para a história.
Muito obrigado!

Na Mídia

Segue abaixo alguns links com vídeos e textos sobre a reconstrução facial de Santo Antônio, publicadas em sites dos mais variados idiomas.
10371963_10204097552625671_3676692590957521896_n

[Vídeo - em português] Boletim | Aparecida é Notícia – O rosto de Santo Antônio é recriado com alta tecnologia: 



[Vídeo - em português] Século News 13/06/2014 – Aparência Santo Antonio:



[Vídeo - em potuguês] Rede Globo | Fantástico – Designer brasileiro reconstrói face de Santo Antônio : 


 http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/06/designer-brasileiro-reconstroi-face-sem-saber-que-era-de-santo-antonio.html

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (em português): “Novo” rosto de Santo Antônio é visto por brasileiros e italianos: 

 http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/355066/Novo_rosto_de_Santo_Antonio_e_visto_por_brasileiros_e_italianos.html

O Mensageiro de Santo Antônio – “Novo rosto” de Santo Antônio é apresentado em Pádua (em português): 

 http://omensageiro.org.br/novo-rosto-de-santo-antonio-e-apresentado-em-padua/

Rede Século 21 – Reconstrução da face de Santo Antônio será entregue na Itália (em português): 

https://www.rs21.com.br/?p=104435

Estadão – Especialistas italianos e brasileiros reconstruem rosto de Santo Antônio (em português) 

 :http://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,especialistas-italianos-e-brasileiros-reconstroem-rosto-de-santo-antonio,1510193

Correio Popular – Centro cria imagem de Santo Antônio com base na ossada (em português): 

 http://correio.rac.com.br/_conteudo/2014/06/capa/campinas_e_rmc/183009-centro-cria-imagem-de-santo-antonio-com-base-na-ossada.html

Msn Notícias – Designer brasileiro reconstrói verdadeiro rosto de Santo Antônio (em português): 

http://noticias.br.msn.com/brasil/story.aspx?cp-documentid=263925590

Só Notícia Boa – Igreja divulga rosto verdadeiro de Santo Antonio: 3D (em português e LIBRAS): 

http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=4971

A12 Notícias – Rosto de Santo Antônio é reconstituído na Itália (em português): 

http://www.a12.com/noticias/detalhes/rosto-de-santo-antonio-e-reconstruido-na-italia

Terra Notícias – Designer brasileiro reconstrói verdadeiro rosto de Santo Antônio (em português): 

http://noticias.terra.com.br/ciencia/designer-brasileiro-reconstroi-verdadeiro-rosto-de-santo-antonio,b740d3b707e86410VgnCLD200000b2bf46d0RCRD.html

[Vídeo - em inglês] Rome Reports – What did St. Anthony of Padua look like? 3D Technology gives us a glimpse: 
 
 https://www.youtube.com/watch?v=SaR88gApdVI

CNA Catholic News Agency (em inglês)- Forensic experts attempt to reconstruct face of St. Anthony: 

http://www.catholicnewsagency.com/news/forensic-experts-attempt-to-reconstruct-face-of-st-anthony-35312/

[Vídeo - em italiano] NewsTV200 –  Svelato il volto di Sant’Antonio di Padova grazie allo studio di alcuni ricercatori: 

https://www.youtube.com/watch?v=GqCZJMfMwIE

[Vídeo - em italiano] Antenatre – Dopo Otto Secoli il Volto di S. Antonio: https://www.youtube.com/watch?v=ecEKlEoyb1I

[Vídeo - em italiano] Tg3 RAI – Qual era il volto di Sant’Antonio?: http://www.youtube.com/watch?v=uT-aLfCQVlY
[Vídeo - em italiano] TgPadova Telenuovo – Ecco il volto del Santo: https://www.youtube.com/watch?v=irF-zCt0Oy8

[Vídeo - em italiano] Tg1 RAI - Sant’Antonio in 3D : https://www.youtube.com/watch?v=D4ohn8Mb19M

[Vídeo - em italiano] Reteveneta – Giugno: Il Volto del Santo Emoziona i Fedeli: https://www.youtube.com/watch?v=vgMw3WDIGEk

 [Vídeo - em italiano] Antenatre – In preghiera davanti al volto di Antonio: http://www.youtube.com/watch?v=Wvz5f_HXkZ4

Il Mattino de Pádua (em italiano) – Svelato il volto del Santo: ecco Antonio in 3D: http://mattinopadova.gelocal.it/cronaca/2014/06/10/news/svelato-il-volto-del-santo-ecco-antonio-in-3d-1.9399136

Corriere del Veneto Il volto di Sant’Antonio (em italiano): http://corrieredelveneto.corriere.it/veneto/notizie/cultura_e_tempolibero/2014/11-giugno-2014/volto-sant-antonio-223374344573.shtml

Il Mattino (fotos da apresentação da face):
http://mattinopadova.gelocal.it/foto-e-video/2014/06/11/fotogalleria/svelato-il-volto-del-santo-ecco-antonio-in-3d-1.9402960

Santantonnio.org (Mesaggero di Santo Antonio – Basilica del Santo) Il Volto di Antonio (em italiano com press kit):
http://www.santantonio.org/portale/pagina.asp?id=137

Trentino Corriere Alpi – Il volto di S.Antonio ricostruito a Cles (em italiano): http://trentinocorrierealpi.gelocal.it/cronaca/2014/06/12/news/il-volto-di-s-antonio-ricostruito-a-cles-1.9404829

PadovaOggi – Sant’Antonio da Padova, svelato il volto del frate ricostruito in 3D (em italiano):
 http://www.padovaoggi.it/cronaca/sant-antonio-padova-volto-ricostruito-3d.html

La Difesa del Popolo – Ecco il vero volto di sant’Antonio (em italiano): http://www.difesapopolo.it/Rubriche/Gli-speciali/I-giorni-del-Santo/Ecco-il-vero-volto-di-sant-Antonio

Padovando Magazine – Il volto del Santo (em italiano): http://www.padovando.com/mostre/il-volto-del-santo/

Ricostruito dalla scienza il volto di sant’Antonio (em italiano) – http://www.lavitadelpopolo.it/Chiesa/Ricostruito-dalla-scienza-il-volto-di-sant-Antonio

Provincia Italiana di S. Antonio di Padova – il volto di sant’Antonio di Padova – nuova ricostruzione scientifica : http://www.francescaninorditalia.net/eventi/233-il-volto-di-sant-antonio-di-padova-nuova-ricostruzione-scientifica

il BO, il giornale dell’Università degli studi di Padova – Sant’Antonio senza trucco (em italiano):
http://www.unipd.it/ilbo/content/santantonio-senza-trucco-svelato-il-suo-vero-volto

lffl linux freedom – Linux viene utilizzato per ricostruire il volto in 3D di Sant’Antonio (em italiano):
 http://www.lffl.org/2014/06/sant-antonio-volto-3d-software-open-linux.html

[Vídeo - em espanhol] GloriaTV – Reconstruido el rostro de Santo Antonio:
http://gloria.tv/?media=623640

Televisa – Reconstruyen el verdadero rostro de San Antonio (em espanhol):
http://noticieros.televisa.com/mundo/1406/reconstruyen-verdadero-rostro-san-antonio/

Telesur – Revelan verdadero rostro de San Antonio  (em espanhol): http://www.telesurtv.net/articulos/2014/06/11/revelan-verdadero-rostro-de-san-antonio-8301.html

Aleteia – Science : le vrai visage de saint Antoine de Padoue reconstitué en 3D (em francẽs):
http://www.aleteia.org/fr/science/article/science-le-vrai-visage-de-saint-antoine-de-padoue-reconstitue-en-3d-5315691322277888

Gesicht des Heiligen Antonius von Padua rekonstruiert (em alemão): http://www.katholisches.info/2014/06/04/gesicht-des-heiligen-antonius-von-padua-rekonstruiert/


Nenhum comentário:

Postar um comentário